InícioEletroportáteisCafeteira Italiana é boa?

Cafeteira Italiana é boa?


Também conhecida como moka, a cafeteira italiana é boa sim! Quer dizer, na opinião unânime da nossa equipe, ela é. Afinal, todo apaixonado por café adora um jeitinho diferente de fazer o seu, não é mesmo?

Mas, como aqui no portal não é a nossa opinião que conta, mas os fatos, vamos a eles! Separamos as características, prós e contras, peculiaridades e outras informações para você conhecer a cafeteira italiana antes de decidir se compra uma.

Vamos lá!

O que é a cafeteira italiana?

Nós estamos acostumados a colocar o pó de café em coadores, depois jogar a água quente por cima e ver a bebida pronta descendo para uma jarra ou na própria caneca. Mas, e se o café “subisse” em vez de “descer”?

Pois é, a cafeteira italiana passa o café de uma forma bem inusitada para nós. Isso porque o processo é feito através da passagem de água fervente e pressurizada. E acredite, é um dos modelos mais populares no mundo! Sendo que está ficando mais popular aqui no Brasil, também.

Ademais, as cafeteiras italianas são feitas em alumínio ou aço inox para aguentar o calor extremo da água.

Como funciona a cafeteira italiana?

Até parece um processo de outro mundo, mas na verdade não tem mistério algum  —  e o engenheiro italiano Alfonso Bialetti, o criador, foi muito inteligente quando pensou nisso, em 1933.

Em suma, o sistema funciona através da pressão que o vapor da água fervente forma no recipiente da base da cafeteira — que é bem fechado, já para causar esse efeito. Por causa dessa pressão, a água sobre, passa pelo recipiente onde está o café em pó, se mistura a ele (mesmo caso do filtro, ela “passa” o café) e então sobe pela canaleta central, até o topo da cafeteira.

Como no vídeo, logo abaixo:

Por isso, você vai ver que a cafeteira italiana sempre é composta por três partes principais:

  • O recipiente inferior, também chamado de base, onde a água é armazenada;
  • O funil, ou recipiente do café em pó, que é alocado em cima da água;
  • E o recipiente superior, ou jarra, onde o café pronto é armazenado.
Partes da cafeteira italiana
Mercado Livre

E a cafeteira italiana é boa?

Para responder essa pergunta, vamos mostrar os prós e contras desse tipo de preparo de café. Afinal, como a cafeteira italiana é boa, podemos garantir que sim, já que é um sucesso no mundo inteiro. Entretanto, pode ser que as peculiaridades não lhe agradem — ou caiam no seu favoritismo.

Veja mais:

Tipo de pó de café: o ideal é usar uma moagem mais grossa. Cafés muito finos podem ficar com a sensação de “pó” na água.

Tempo para ficar pronto: 5 minutos, em média.

Prós: é bem prática de usar e fácil de limpar, não precisa gastar com filtros de café, o cheirinho é maravilhoso e pode até ser considerado como um item decorativo em sua bancada.

Contras: ao usar fogo alto, você corre o risco de queimar o café e deixar um gosto muito amargo no resultado final, gosto de queimado mesmo. Caso queira acelerar o processo, comece com o fogo alto, mas assim que a água pegar fervura, baixe a potência.

Além disso, o fogo só deve ficar ligado até a cafeteira “assoviar”, nunca deixe as chamas acesas até acabar a água.

Por fim, outro “contra” pode ser o preço, já que uma boa cafeteira italiana custa em torno de 300 reais. Porém, você encontra modelos mais baratos, com a durabilidade menor e tamanhos reduzidos — além, é claro, da qualidade do material em si.

Onde comprar?

As cafeteiras italianas podem ser encontradas em supermercados, bazares, lojas de utensílios para casa e e-commerces (lojas online). Inclusive, temos links especiais de nossos parceiros que vendem esses modelos de cafeteiras, confira:

Então, a cafeteira italiana é boa?

Em nossa opinião, a cafeteira italiana é boa sim!

Além de ser um charme, é bem prática de usar, passa o café bem rapidinho, dispensa o uso de filtros, é fácil de limpar e não depende de energia elétrica para funcionar. Basta uma boca em seu fogão e pronto!

Agora, se você quer mesmo é uma cafeteira elétrica, então temos outras avaliações para você ver aqui no portal:

1 – Cafeteira Lenoxx é boa?
2 – Cafeteira Expresso Mondial é boa?
3 – Cafeteira Cadence Single é boa?
4 – Cafeteira Oster Prima Latte é boa?
5 – Cafeteira 3 Corações Lov é boa?

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos