InícioO que éO que é depurador?

O que é depurador?

O depurador é um eletrodoméstico que faz a filtragem do ar da cozinha para retirar odores.

Sua principal vantagem é evitar que o cheiro de gordura se espalhe pelos outros cômodos da casa. Além disso, ele também ajuda na durabilidade e limpeza dos móveis e outros aparelhos na cozinha.

Como funciona o depurador

Instalado acima do fogão, o depurador suga o vapor gerado pelo cozimento, passa o ar por duas filtragens diferentes e devolve para o ambiente.

O primeiro filtro é feito de alumínio ou inox, e seu papel é esfriar o vapor para solidificar a gordura e retê-la. Você precisará fazer a higienização desta peça seguido se usar bastante o depurador.

Por sua vez, a segunda camada serve para remover os odores e a fumaça do ambiente. Para isso, utiliza um filtro de carvão ativado, que também precisa ser trocado com certa frequência.

Diferença entre coifa, exaustor e depurador

A coifa é um equipamento que possui duas funções em uma: exaustor e depurador. Enquanto o depurador filtra o ar e devolve para o ambiente, o exaustor joga para o exterior e traz para dentro o ar fresco da rua.

Sendo assim, o depurador é o eletrodoméstico que tem apenas a função de seu nome, enquanto a coifa conta com dois modos de funcionamento.

Se você preferir um equipamento mais completo, conheça as marcas de coifa e descubra quem são as melhores!

Como escolher um depurador

Veja nosso passo a passo para escolher o melhor depurador:

1. Calcule a vazão do ambiente

Para escolher um depurador, calcule o poder de sucção necessário para o equipamento, de acordo com as características do seu ambiente.

É só multiplicar as medidas do seu cômodo (largura, comprimento e altura) por 12, que é a quantidade de vezes que o aparelho deve renovar o ar do espaço em uma hora.

Se for arredondar, que seja para cima para não sobrecarregar o aparelho.

Por exemplo: se meu ambiente tem 3 metros de largura, 2 metros de comprimento e 3 metros de altura, o cálculo fica 3 x 2 x 3 x 12. O resultado dá 216 m³/h, que precisa ser a vazão mínima do meu depurador.

2. Confirme as medidas

O depurador deve ser sempre do mesmo tamanho ou mais largo do que a mesa do fogão, para evitar que o vapor escape pelos lados do equipamento.

Geralmente, fogões de 4 bocas precisam de depuradores de 60cm. Os modelos de 80cm são reservados para 5 ou 6 bocas. Mesmo assim, confirme as medidas antes de comprar!

Por último, certifique-se de que ele cabe no nicho reservado para ele, caso sua cozinha seja planejada. Considere também a altura, que fica entre 8cm e 20cm. Se preferir um aparelho mais fino, opte por modelos slim.

3. Escolha as funcionalidades

A faixa de preço do depurador varia entre R$ 200 e R$ 700, apesar de existirem alguns modelos mais caros do que isso.

Além do design, outro fator determinante de preço são as funcionalidades.

Sendo assim, você pode escolher um depurador com mais velocidades, painel touch, baixo ruído, iluminação, entre outros. Fique atento às características técnicas do produto e coloque na balança para ver o que vale a pena para o seu caso!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos