InícioO que éO que é geladeira defrost?

O que é geladeira defrost?

A geladeira defrost requer o processo de descongelamento de tempos em tempos. Esse processo é para eliminar a camada de gelo que se forma nas paredes do refrigerador e do freezer.

Ela também é chamada de Cycle Defrost, ou seja, “descongelamento cíclico”, sinalizando a periodicidade necessária. Em suma, o modelo defrost é o contrário da geladeira frost free, em que o gelo não acumula nas paredes do freezer.

Prós e contras da geladeira defrost

Embora seja um modelo menos tecnológico, a geladeira Cycle Defrost possui vantagens frente à frost free. Veja na sequência:

Pró: frequência de descongelamento

Saiba que a geladeira defrost possui um sistema bem mais avançado do que os modelos de geladeira tradicionais.

Nos eletrodomésticos antigos, era preciso fazer o descongelamento quase todo mês. Com a Cycle Defrost, essa frequência cai para uma ou duas vezes ao ano. Mas varia de modelo para modelo, então fique atento na hora de comprar!

Pró: economia de energia

Além disso, a geladeira defrost gasta menos energia do que a frost free. Isso porque o sistema de ventilação lança ar frio constantemente para a parte interna do aparelho.

Sendo assim, não há a necessidade do sensor eletrônico que controla a temperatura dos modelos mais avançados.

Pró: custo-benefício

Com isso, o preço da geladeira defrost também cai consideravelmente. Quando comparamos modelos equivalentes, há uma economia de 10%, em média. A tecnologia necessária também diminui o custo de manutenção.

E, considerando que a Cycle Defrost também gasta menos energia, a economia se estende à conta de luz. Ou seja, se a sua prioridade absoluta é reduzir os custos, a melhor escolha (a curto e longo prazo) é este modelo.

Contra: necessidade de descongelamento

A geladeira defrost traz como maior desvantagem, justamente, a necessidade de descongelamento. Afinal, é um processo pouco prático, uma vez que é preciso esvaziar o congelador e mantê-lo desligado até que todo o gelo derreta.

Além disso, o gelo derrete e pode pingar para o chão, o que faz com que você tenha que higienizar a cozinha logo após o descongelamento.

Contra: resfriamento mais lento e desuniforme

Na geladeira defrost, a circulação de ar é ininterrupta, sem qualquer controle de temperatura. Isso faz com que o frio se acumule nas extremidades, possibilitando a formação da camada de gelo.

Ademais, essa falta de uniformidade desacelera o processo de resfriamento. Ou seja, seus alimentos precisarão ficar mais tempo na geladeira para atingirem a temperatura desejada.

Contra: odores internos

Por fim, o resfriamento desuniforme da geladeira defrost pode favorecer odores na parte interna do aparelho. Se a manutenção e o degelo não forem feitos de maneira frequente e correta, o cheiro dos alimentos pode ficar impregnado na geladeira.

No modelo frost free, o ar está sendo constantemente renovado, o que impede a formação de aromas desagradáveis.

Como fazer o degelo da geladeira defrost?

O primeiro passo é verificar a frequência de descongelamento da geladeira junto ao fabricante, e seguir essa indicação à risca. Afinal, é um processo que faz parte da manutenção do aparelho, aumentando sua vida útil.

Quando chegar a hora, desligue o aparelho da tomada para fazer o degelo do congelador. Tire os alimentos e mantenha a porta aberta para favorecer o derretimento do gelo.

Depois, é só fazer a higienização e ligar a geladeira novamente, escoando a água da bandeja. Em alguns modelos, é possível coletar a água com um recipiente na primeira prateleira.

Para fazer o degelo do refrigerador, é ainda mais fácil. As geladeiras Cycle Defrost possuem um botão que automatiza esse processo.

Ou seja, é só esvaziar a parte interna do aparelho, apertar o botão e esperar até que a geladeira termine. Nesse caso, não é preciso nem esvaziar a bandeja, porque a água evapora por si só.

Avaliações de geladeira para você

Aqui em nosso portal, estamos avaliando diversas marcas e modelos de geladeira para ajudá-lo na compra. Veja os 4 reviews que trouxemos, até então:

1 – Geladeira Esmaltec é boa?
2 – Geladeira Samsung é boa?
3 – Geladeira Panasonic é boa?
4 – Geladeira Electrolux é boa?

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos