InícioO que éO que é coifa?

O que é coifa?

A coifa é um eletrodoméstico que filtra o ar e retira todos os odores que ficam impregnados na cozinha quando preparamos alguma refeição.

Sabe aquele cheiro de gordura e fumaça que se espalha pelos outros cômodos da casa e dá a sensação de que a comida ainda está no fogo? Então, é isso aí mesmo que esse eletrodoméstico se propõe a eliminar!

Através da filtragem do ar, esse eletrodoméstico ainda deixa o ambiente mais confortável para o cozinheiro. Isso porque ela ilumina o interior das panelas e evita a concentração do vapor que gera aquele calorão que sentimos à beira do fogão.

Além disso, outro grande benefício da coifa é contribuir para a limpeza da cozinha e para a conservação de outros equipamentos. Afinal, muita da sujeira que fica impregnada nas superfícies e acelera a deterioração é justamente a gordura que se espalha pelo ar!

Como funciona uma coifa?

Geralmente, as coifas possuem dois modos de funcionamento: depurador e exaustor. Ou seja, é como dois equipamentos em um só!

Modo exaustor

O modo exaustor é o mais eficiente, sendo capaz de retirar até 90% das impurezas trazidas pelo cozimento para o ambiente. Ela aspira o ar e joga para o exterior da cozinha, substituindo pelo ar fresco da rua.

Por isso, para utilizar esse modo, você precisará de uma espera na parede para instalá-la.

Modo depurador

O modo depurador tem funcionamento mais simples, já que a coifa suga o ar, passa por uma série de filtragens e depois devolve para o ambiente. Por isso, é preciso lavar o filtro com certa frequência — em torno de uma vez por mês, se você cozinha todos os dias.

Por outro lado, a vantagem é que não precisa quebrar a parede para fazer a instalação, o que é uma mão na roda para quem mora de aluguel ou não quer encarar a dor de cabeça de uma reforma.

Qual é a diferença entre coifa, depurador e exaustor?

Depurador e exaustor são modos de funcionamento da coifa, mas também podem ser um eletrodoméstico por si só.

A diferença é que a coifa une os dois equipamentos em um, enquanto o depurador e o exaustor fazem a filtragem do ar de apenas uma maneira, como explicamos no tópico acima.

Existem tipos diferentes de coifa?

Existem três tipos diferentes de coifa, que variam de acordo com o modo de instalação.

Coifa de parede

A de parede é fixada na parede logo atrás do fogão. Ela possui um design mais tradicional, com formato retangular, redondo ou piramidal, onde prevalecem materiais como aço inox e vidro.

Coifa de parede piramidal   Coifa de parede retangularCoifa de parede de embutir  
Coifa de parede piramidal
(Brastemp)
Coifa de parede retangular
(Fischer Infinity)
Coifa de parede curva
(Fogatti Slim)
Coifa de parede de embutir 
(Bertazzoni New Calabria)

Coifa de ilha

A de ilha fica presa no teto e, por isso, pode ser usada em cozinhas onde o cooktop fica no centro do ambiente. O design é parecido com os modelos de parede, com a adição de algumas opções mais discretas como a coifa de tubo.

Coifa de ilha de tuboCoifa de ilha retangularCoifa de ilha curva
Coifa de ilha de tubo
(Suggar Quartzo)
Coifa de ilha retangular
(Terim)
Coifa de ilha curva
(Nardelli)

Coifa suspensa

A suspensa também é fixada no teto, mas se assemelha mais a uma luminária pendente do que a um eletrodoméstico. É um pouco mais cara do que os outros modelos, mas vale a pena para quem busca um equipamento que vai contribuir para a decoração da cozinha.

Coifa suspensa redondaCoifa suspensa duplaCoifa suspensa quadrada
Coifa suspensa redonda
(Elica Easy)
Coifa suspensa dupla
(Setga Decor)
Coifa suspensa quadrada
(Elettromec Pandora)

Em algumas lojas, esses modelos também são chamados de coifas de ilha, porque possuem uma maneira similar de instalação. Aqui, trouxemos para você como produtos diferentes por conta do design diferenciado deste produto.

Coifa de embutir

A coifa de embutir pode ser instalada dentro de um armário aéreo, por exemplo, e fica invisível para quem usa a cozinha. É a melhor opção para quem busca discrição e não quer adicionar mais um equipamento ao visual do ambiente.

Coifa de embutir retangular splitCoifa de embutir de bancadaCoifa de embutir retangular
Coifa de embutir retangular split
(Tramontina Incasso)
Coifa de embutir de bancada
(Elettromec Sollevare)
Coifa de embutir retangular
(Franke Ceiling)

Outra vantagem é que alguns modelos retangulares são split, assim como ares-condicionados. Ou seja, o motor fica longe da cozinha, o que diminui consideravelmente o ruído emitido pelo aparelho em uso.

Como escolher?

Sabemos que escolher o ideal para sua cozinha pode ser uma tarefa confusa e desgastante. Afinal, são tantos modelos disponíveis que fica difícil saber qual vai se adaptar melhor ao seu dia a dia, né?

👉 Por isso, pesquisamos bastante para criar um guia completo sobre as melhores coifas.

Lá, você vai encontrar avaliações de clientes reais sobre as principais marcas do mercado, além de dicas essenciais para saber qual é o melhor modelo para a sua cozinha — sem complicações ou dores de cabeça!

Para você ter uma noção, trouxemos aqui um “resumão” sobre as fabricantes que avaliamos. Mas você pode conferir o conteúdo completo clicando no link acima!

  • Fischer: tem ótimo custo-benefício e boa variedade de modelos, com níveis de ruído e consumo de energia aceitáveis.
  • Philco: traz alguns dos modelos mais “diferentões” e estilosos do mercado, que se destacam pelo baixo índice de ruído.
  • Suggar: conta com uma das linhas mais extensas de coifas e ainda possui ótima nota de atendimento no Reclame Aqui.
  • Cadence: possui modelos variados e opções tecnológicas com alguns dos preços mais baixos do mercado.
  • Fogatti: se destaca pelos preços baixos e pelo design diferenciado, já que a linha possui opções coloridas que não são tão comuns entre outras marcas.
  • Nardelli: é uma marca com um bom tempo de mercado, mas a avaliação no Reclame Aqui é baixa demais para recomendarmos a compra com tranquilidade.
  • Terim e Gallant: trazem linhas com uma proposta interessante de design aliado a bom preço, mas não possuem avaliações suficientes no Reclame Aqui e, por isso, não nos sentimos confortáveis em indicar a compra.
- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos