As 5 melhores coifas para comprar agora!

- ANÚNCIO -

Já faz um bom tempo que avaliamos diversas marcas de coifas aqui no SQÉB. E como não são todas que consideramos como uma boa opção de compra, resolvemos selecionar somente aquelas que foram consideradas boas por nossa equipe. Sendo assim, listamos elas aqui, que ao todo são cinco!

Em suma, os critérios que usamos para considerar se as coifas são boas, são:

  • Avaliação da marca no Reclame Aqui
  • Diversidade de modelos
  • Preços condizentes com os recursos
  • Funcionalidades básicas
  • Diferenciais (design, painel, ruído, entre outros)

Não vamos entrar em detalhes desses critérios neste texto, afinal, cada uma das marcas apontadas como boas foram avaliadas separadamente aqui no portal. Mas, em cada uma delas está o link indicando a nossa análise completa, basta você clicar para ver na íntegra!

No mais, o que você vai encontrar neste artigo:

Melhores coifas do momento

Abaixo, as cinco melhores coifas para comprar no momento, selecionadas por nossa equipe através de avaliações feitas ao longo do ano aqui no Portal Será Que É Bom:

1 – Coifa Fischer

Coifas Fischer

A Fischer é uma das marcas com melhores preços de coifas no mercado. Seus modelos estão entre os que fazem menos barulho (porém, não chegam a ser silenciosos, ok?) e tem um consumo de energia aceitável (nem muito, nem pouco). Além disso, a marca tem uma boa nota no Reclame Aqui (7.8 no momento).

👉 Mais detalhes, em: Coifa Fischer é boa? Sim, veja o porquê 👈

Sobre as coifas, a Fischer possui tanto modelos de parede quanto de ilha. Ao todo, são quatro linhas de coifas, sendo modelos de vidro curvo e retangulares de inox. Os painéis, na maioria, são mecânicos, sendo que apenas uma coifa é com painel digital.

Banner de bons preços coifas Fischer na Amazon

2 – Coifas Philco

Coifas Philco

A Philco é uma das marcas com mais opções de design diferentes e modernas. Com coifas de abas curvas, retas, de vidro, em aço inox ou aço inox preto, painel mecânico ou digital, entre outras. Também são coifas com baixo índice de ruído.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Philco é boa? Sim, veja o porquê 👈

No Reclame Aqui, a Philco está com uma boa nota de avaliação dos clientes, com 7.1 no momento. E sobre preços, tem para todos os bolsos, afinal, você vai encontrar desde coifas mais simples até as mais robustas.

Banner de bons preços coifas Philco na Amazon

3 – Coifas Suggar

Coifas Suggar

A Suggar pode não ser uma das marcas mais conhecidas dessa lista, mas é a que mais surpreendeu positivamente na avaliação. Além de ter uma das melhores notas no Reclame Aqui, 8.5, a Suggar também é classificada com baixo ruído.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Suggar é boa? Sim, veja o porquê 👈

Sobre os modelos, a Suggar faz coifas em vidro curvo, retangular em inox ,vidro inclinado e quartzo ilha (design que poucas marcas produzem). Por fim, a média de preço das coifas Suggar é bem competitiva e está de acordo com os benefícios oferecidos.

Banner de bons preços coifas Suggar na Amazon

4 – Coifas Cadence

Coifas Cadence

A Cadence é uma marca bem versátil, com modelos de coifa que vão desde as tradicionais (aquelas bem simples, os primeiros designs que eram vendidos) até as mais modernas (como as coifas inclinadas). Além disso, a Cadence também fica entre os preços mais baixos com as suas coifas mais simples.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Cadence é boa? Sim, veja o porquê 👈

No Reclame Aqui, a marca está bem avaliada pelos consumidores, com 8.4 de média até o momento em que fizemos esse post. É uma das notas mais altas da nossa lista de melhores coifas. 😁

Banner de bons preços coifas Cadence na Amazon

5 – Coifas Fogatti

Coifas Fogatti

A Fogatti faz coifas de todos os tamanhos, de 60cm até 120cm. Além disso, as coifas Fogatti também estão entre as menos barulhentas, ficando abaixo dos níveis de ruído da Cadence e da Fischer. Outro diferencial da Fogatti são as coifas amarelas, para quem está criando uma cozinha mais alegre e apostando em cores vivas.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Fogatti é boa? Sim, veja o porquê 👈

No Reclame Aqui, a Fogatti está com 7.1 na média dos últimos seis meses, o que é bom. Por fim, em questão de preço, também compete acirradamente com as marcas de valores mais baixos (claro que com os seus modelos mais simples).

Banner de bons preços coifas Fogatti na Amazon

Coifas que não indicamos

Assim como tivemos as coifas acima, que foram muito bem avaliadas por nossa equipe, também tropeçamos em algumas em que ficamos com receio de indicar a compra. Como o nosso principal pilar de avaliação são as opiniões de quem já comprou, consideramos muito a opinião do Reclame Aqui.

Ou seja, as marcas que não tiveram notas muito satisfatórias por lá, acabamos não indicando. Nesse caso, as seguintes coifas não nos passaram credibilidade:

Coifa Nardelli

Não podemos negar que as coifas da Nardelli são lindas! Com certeza, a marca que dá mais opções coloridas para apostar em diversas decorações na cozinha, tem até coifa com estampa de madeira (muito chique!).

O único ponto que nos deixou “meio assim” de classificá-las como boas foi o retorno dos consumidores no Reclame Aqui, já que a Nardelli está com 6.9 na média geral.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Nardelli é boa? Veja nossas considerações 👈

Coifa Terim

A Terim também é outra marca que aposta nas cores, com seus modelos de coifas rosa (rosa!), amarelo, verde claro e vermelho, além dos tradicionais inox e preto.

O que nos fez não indicar a compra foi a falta de feedback dos clientes no Reclame Aqui, já que em dois anos de cadastro na plataforma, apenas 14 avaliações foram deixadas por lá. Nesse caso, fica meio difícil saber se é um produto bom ou não, quais problemas costumam ser recorrentes, entre outras informações sobre a experiência de compra.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Terim é boa? Veja nossas considerações 👈

Coifa Gallant

A Gallant tem um catálogo bem diversificado de coifas, todas com um design bem moderno e elegante. Os preços da marca também são ótimos, bem em conta e competitivos no mercado.

Porém, o que nos fez não indicá-la ainda foi o mesmo motivo da anterior: não há informações suficientes no Reclame Aqui para sabermos o que os clientes acharam sobre esse produto. Também não encontramos avaliações dos consumidores no próprio site da Gallant.

👉 Mais detalhes, em: Coifa Gallant é boa? Veja nossas considerações 👈

Dicas de como escolher uma coifa

Para escolher a melhor coifa para a sua cozinha, é necessário se atentar aos seguintes pontos: tipos de coifas, tamanhos, vazão e velocidades. O design também é importante, mas nesse caso, não há mistério, se você bater o olho e amar, é essa! Por isso, vamos explicar mais sobre os itens que listamos primeiramente:

Tipos de coifas

Você vai encontrar dois tipos de coifas no mercado, as de parede e as de ilha. Conheça cada uma:

  • Coifas de parede: são indicadas para cozinhas em que o fogão ou cooktop fica encostado na parede, ou seja, os modelos mais tradicionais aqui no Brasil. Logo, a instalação da coifa é feita na parede, fixada nela.
  • Coifas de ilha: são para cozinhas ao estilo americana, onde o fogão ou cooktop fica em um balcão central na cozinha, chamado de ilha. Logo, a instalação da coifa é feita no teto, fixada nele.

Tamanho da coifa

As coifas mais comuns no mercado brasileiro são as de 60cm (para fogões ou cooktops de até 4 bocas) e coifas de 90cm (para fogões ou cooktops de 5 ou 6 bocas).

O ideal é que a coifa tenha exatamente a mesma medida do seu fogão ou cooktop, ou que ela seja um pouquinho maior. O problema da coifa ser menor do que deveria é que os vapores vão “escapar” pelos lados e não serão sugados pelo eletrodoméstico.

E se for muuuuito maior do que seu fogão, você vai ter uma coifa mais eficiente do que seria necessário, é só questão de dinheiro mesmo. Afinal, dá para economizar na compra, se achar o tamanho certinho da sua coifa. 😀

Vazão da coifa

A vazão da coifa é a capacidade que ela tem de renovar o ar da cozinha, por hora. Isso quer dizer que não existe uma “coifa com melhor vazão” ou uma “coifa com vazão ruim”, porque o que determina o certo e errado nessa história é o tamanho da sua cozinha. 😀

Em suma: a vazão de uma coifa precisa dar conta de renovar o ar de um ambiente com tamanho específico. Para isso, existe um cálculo bem tranquilo de fazer para você não errar na hora de dimensionar o tamanho certo da sua coifa:

Cálculo da Vazão e velocidade
A x B x C x 12 = m³/hora

Vamos fazer uma simulação: 

👉 Na prática, uma cozinha de 5m x 3m x 3m, o cálculo ficaria assim: 5 x 3 x 3 x 12 = 540 m³/h. Ou seja, esse resultado é o mínimo que a coifa precisa ter para ter um bom desempenho nessa cozinha.

Velocidade da coifa

A velocidade já é relacionada com a sucção necessária para cada tipo de preparo no seu fogão. Velocidades baixas, como a 1, costumam ser ideais para fervuras e cozimentos. Por outro lado, frituras ou preparos com cheiros muito fortes precisam de velocidades entre 2 e 3.

Logo, uma boa coifa precisa ter, no mínimo, 3 velocidades de sucção!

Perguntas frequentes

Para finalizar esse texto sobre as melhores coifas, trouxemos algumas perguntas frequentes para quem ainda está começando sua pesquisa e não sabe bem sobre elas. Olha só:

O que é coifa de cozinha?

A coifa de cozinha é um eletrodoméstico que serve para eliminar odores e renovar o ar do ambiente.

Como funciona a coifa?

Uma coifa funciona através de duas funções:

  • Exaustão: elimina odores e resíduos presentes no ar, ou seja, apenas suga todas as impurezas e as despeja no lado externo da casa/apartamento;
  • Depuração: renova o ar da cozinha, pois filtra todos os odores e resíduos e devolve um ar mais limpo para o ambiente.

Coifa é necessário?

A coifa é necessária quando o cheiro de gorduras, ou outros odores de preparos na cozinha, incomodam quem está no ambiente e deixam os móveis e eletrodomésticos “pegajosos” com o tempo. Ela também ajuda na conservação de fogões e cooktops.

Qual coifa comprar?

As melhores coifas para comprar dependem do tamanho e estilo da sua cozinha, tamanho do seu fogão/cooktop e o seu próprio gosto pessoal quanto ao design. Siga as dicas que demos nesse texto para não errar!

Qual o preço da coifa?

O preço de uma coifa muda muito conforme seu tamanho, tipo e marca. Mas é possível encontrar modelos por menos de R$600,00. Assim como as coifas mais potentes e modernas podem ficar acima de R$2.000,00.

Conclusão

Nesse artigo, trouxemos as melhores coifas para comprar no momento, também comentamos sobre algumas que não indicamos (e explicamos o porquê). Além disso, você viu dicas para escolher a sua coifa e algumas dúvidas frequentes dos consumidores.

Esperamos ter ajudado você a realizar essa compra!

- ANÚNCIO-
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.
Artigo anteriorCoifa Gallant é boa?
Próximo artigoLavadora Mueller é boa?

Posts Similares

Comments

    • Olá Fernando, tudo bem? Porque o conteúdo é baseado nas coifas que já foram avaliamos aqui no SQÉB. Ainda não houve avaliação da Brastemp e Electrolux. Mas vou falar com a equipe de redatores sobre as duas marcas. Obrigada pelo comentário e a observação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos

Micro-ondas Britânia é bom?

Dessa vez, foi mais difícil concluir se o micro-ondas Britânia é bom. Isso porque não encontramos muitos feedbacks de clientes. Por exemplo, o primeiro lugar...

Colchão Emma é bom?

O colchão Emma é bom porque além da tecnologia alemã, feita para não agredir a nossa estrutura corporal durante o sono, a marca tem...

Fogão Electrolux é bom?

Que o fogão Electrolux é bom você já deve achar que sim, certo? Afinal, estamos falando de uma das maiores marcas de eletrodomésticos. Mas,...