A geladeira inverter possui uma tecnologia que diminui o consumo de energia do compressor do eletrodoméstico. Sendo assim, é uma opção que requer maior investimento no momento da compra, mas pesa menos na conta de luz ao longo do tempo.
Como funciona a tecnologia inverter?
Em geladeiras, a tecnologia inverter conta com um sensor que considera as temperaturas do interior do equipamento e do ambiente para otimizar a energia usada para refrigerar os alimentos.
Para entender melhor, saiba que as geladeiras tradicionais trabalham em alta rotação até atingir a temperatura desejada. Aí, elas entram em modo de “descanso” até que o termostato indique a necessidade de funcionar novamente.
Quando se trata da geladeira inverter, o compressor trabalha sem parar para diminuir a variação de temperatura. Com isso, a quantidade de rotações oscila menos, o que evita os picos de energia que geram os maiores gastos na conta de luz.
Geladeira inverse ou inverter: qual é a diferença?
Outra confusão bastante comum é entre os conceitos de inverter e inverse. Afinal, as palavras se assemelham bastante, não é mesmo?
Portanto, saiba que são duas coisas bem diferentes. Enquanto a geladeira inverter leva o nome por conta do seu compressor, a geladeira inverse possui um formato diferenciado para dispor os alimentos.
Em suma, é uma geladeira “invertida” quando comparada aos modelos tradicionais. Ou seja, o refrigerador fica em cima, e o freezer, embaixo.
É um sistema prático porque os alimentos mais usados ficam de fácil acesso. Por sua vez, o congelador ganha o formato de gaveta, que também acaba por otimizar o espaço interno.
Quais são os tipos de geladeira inverter?
Apesar da tecnologia não ser 100% adotada para as geladeiras no Brasil, é possível encontrar diversos modelos com sistema inverter. Qualquer formato pode ter um compressor como este, sendo que os mais comuns são esses quatro:
1 – Geladeira duplex: o tipo mais tradicional, com o refrigerador em baixo e o freezer em cima.
2 – Geladeira inverse: formato invertido, com o refrigerador em cima e o freezer em baixo.
3 – Geladeira side by side: tem as portas do refrigerador e freezer uma ao lado da outra.
4 – Geladeira french door: possui tem duas portas e fica em cima, enquanto o freezer é uma gaveta e fica em baixo.
Onde posso encontrar a tecnologia inverter?
Então, o ar-condicionado inverter foi o que veio à cabeça quando você encontrou uma geladeira com a mesma tecnologia. Além disso, também é possível encontrar máquinas de lavar com motor inverter.
Vale lembrar que a tecnologia funciona de maneira diferente em cada um dos aparelhos. Afinal, eles são distintos quanto aos seus componentes e sistemas. De qualquer maneira, o objetivo sempre é a economia de energia.
Avaliações de geladeira no SQÉB
Se você está buscando informações para comprar uma geladeira, nós entendemos! É um processo complexo, já que existem muitos modelos, e o objetivo é adquirir o que melhor atende às suas necessidades.
Por isso, preparamos uma série de avaliações de geladeira para você tomar uma decisão informada:
1 – Geladeira Esmaltec: oferece um ótimo custo-benefício para modelos básicos, mas não conta com modelos inverter.
2 – Geladeira Samsung: possui diversos modelos avançados e de ótima qualidade, sendo que muitos contam com compressor inverter.
3 – Geladeira Panasonic: traz modelos com design elegante e recursos diferenciados, entre eles, a tecnologia inverter.