InícioO que éO que é ar-condicionado split?

O que é ar-condicionado split?

O que é ar-condicionado split? É um modelo de ar-condicionado onde condensadora e evaporadora são equipamentos independentes.

Na prática, é um tubo de cobre conecta as duas unidades e permite a passagem do fluido refrigerante e do dreno. Nesse caso, o dreno serve para escoar a água gerada a partir do funcionamento do sistema.

Tipos de ar-condicionado split

Existem diferentes tipos de ar-condicionado split, que variam de acordo com a quantidade e o formato das evaporadoras. Abaixo, listamos os principais deles para não restarem dúvidas!

Split Hi-Wall

Split Hi-Wall

O Hi-wall é o que conhecemos como split tradicional.

Além do design moderno, ele tem a vantagem de ser discreto, pois fica posicionado no alto da parede. Por não ocupar espaço no ambiente, se adapta a qualquer tipo de cômodo, seja residencial ou comercial.

Geralmente, você encontra o split Hi-Wall de 7.000 a 30.000 BTUs. Por isso, ele é indicado para ambientes de pequeno e médio porte.

Split Cassete

split cassete

O split cassete é instalado no forro, passando despercebido para quem está no ambiente.

Ele possui até quatro saídas de ar. Logo, isso contribui para distribuir o ar climatizado e garantir o conforto térmico com mais facilidade.

O split cassete geralmente possui capacidade de 18.000 a 60.000 BTUs. Por isso, é indicado para ambientes de médio e grande porte.

É muito comum encontrar esse modelo em escolas, universidades, escritórios, etc.

Split Piso Teto

Split Piso Teto

O split piso teto permite uma liberdade de escolha maior para o você. Isso porque a instalação pode ser feita junto ao piso ou ao teto do ambiente.

Ele funciona muito bem para cômodos amplos ou que possuem pé-direito alto, onde um split Hi-Wall pode não dar conta.

Por isso, também está disponível em capacidades maiores, de 18.000 a 80.000 BTUs. O split piso teto é uma boa opção para ambientes muito grandes.  Por exemplo, escritórios, restaurantes, academias, salões de beleza, entre outros.

Multi Split

Multi Split

O multi split é a melhor solução para quem precisa climatizar vários ambientes ao mesmo tempo.

Ele possui de duas a 6 unidades evaporadoras, cada uma em um cômodo. Além disso, a alimentação é feita por apenas uma condensadora externa.

O resultado é mais eficiência e economia de energia!

Geralmente, o multi split possui capacidade de, no mínimo, 14.000 BTUs. A potência total se dividide igualmente entre as evaporadoras, a não ser quando especificado pela fabricante.

Diferença entre split e inverter

Além de saber o que é ar-condicionado split, a diferença dele para o invernter também uma dúvida bem comum. Mas, a verdade é que não existe diferença entre split e inverter porque são coisas diferentes!

Então, por um lado, o split é um modo de organização do equipamento, onde a condensadora e a evaporadora ficam separadas. Por outro, o inverter possui uma tecnologia que regula o funcionamento do compressor do aparelho.

Ou seja, um ar-condicionado pode ser split sem ser inverter e vice-versa. E ainda existe a opção do ar-condicionado split inverter, pois ele garante mais economia na conta de energia.

Melhores marcas de ar-condicionado split

Já fizemos posts sobre diversas fabricantes de ar-condicionado split aqui no SQÉB. Por isso, resolvemos trazer as marcas melhor avaliadas para ajudar na sua decisão de compra!

  • Elgin: possui baixa incidência de reclamações e é indicado pelos clientes, mas pode apresentar alto nível de ruído em alguns aparelhos;
  • Midea: tem uma grande variedade de modelos por um preço acessível, além da marca ter o selo RA1000 pelo ótimo atendimento em 2020;
  • Agratto: marca nacional com ótimo custo-benefício, design elegante e bom atendimento pós-venda confirmado pelo perfil no Reclame Aqui;
  • Daikin: além de possuir boa reputação entre os clientes, os modelos trazem bastante durabilidade, resistência à corrosão e baixo nível de ruído;
  • TCL: empresa com mais de 30 anos de mercado, traz uma linha enxuta de produtos, mas que atende muito bem a diversos consumidores;
  • Gree: é uma das marcas que mais vende ar-condicionado no mundo e oferece uma boa variedade de produtos com bom custo-benefício.

Enfim, também tivemos alguns modelos com avaliações inconclusivas, como o ar-condicionado split Trane. Nesse caso, convidamos você a ler o post para tirar suas próprias conclusões!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos