TV TCL é boa?

- ANÚNCIO -

A ideia de pesquisar se a TV TCL é boa veio de uma enquete que fizemos no Instagram, perguntando ao nosso público o que eles pensam em comprar na Black Friday. Boa parte das respostas foi “televisão”.

Com isso em mente, nossa equipe fez uma pesquisa para saber qual das marcas os consumidores têm mais dúvidas. E a que mais apareceu foi a TCL, acreditamos que seja por causa da popularidade que ela conquistou nos últimos anos e pela dúvida que o preço muito baixo causa.

Sendo assim, fomos atrás da história da empresa, a reputação no mercado e as principais vantagens e desvantagens. Esperamos que tudo isso ajude você na escolha certa! 🙂

A TCL é confiável? Conheça mais sobre a empresa

A TCL é uma empresa que nasceu na China, em 1985, e o nome é a abreviação de Telephone Communication Limited. Ou seja, a proposta inicial era fabricar telefones fixos, mas como qualquer negócio escalável que ganha destaque mundial, a empresa se aventurou em outros nichos.

No caso, os televisores da TCL começaram em 2003, performando entre as marcas líderes nesse segmento a partir de 2005.

Já no Brasil, a TCL ficou conhecida somente nos últimos anos porque ela chegou bem depois da sua popularidade no mundo crescer. Ou seja, por aqui, só passamos a conhecer as TVs dessa marca depois de 2016, quando foi firmada uma parceria com a fabricante SEMP.

Após, a TCL se popularizou mais e mais em nosso país, principalmente por ter preços muito competitivos de mercado e disponibilizar um bom número de modelos de televisores. Sendo que as TVs Smart da TCL são as mais vendidas.

TCL no Reclame Aqui

Agora que já fizemos um bom resumo da trajetória e crescimento da marca no mundo, vamos olhar para algo mais importante que isso: a reputação da TCL no Brasil. Para esse tipo de análise, sem dúvidas o Reclame Aqui é o melhor canal sobre avaliações dos consumidores. É possível ter um “termômetro” antes da compra.

A TCL faz parte das marcas com reputação boa no Reclame Aqui, que performam com nota 7 na média geral.

Além disso, até o momento desse post, ela está com quase todos os indicadores de qualidade bem avaliados, caindo um pouco apenas no “voltariam a fazer negócio”, o que pode indicar que as pessoas tiveram seus problemas respondidos (já que o índice de solução e reclamações respondidas está bom), mas não voltariam a comprar.

Notas da TCL no Reclame Aqui
Avaliação referente a Outubro de 2020.

Olhando para o histórico da marca, também tivemos uma impressão positiva, já que desde 2018 ela vem conseguindo boas pontuações na plataforma. Dá uma olhada:

  • Geral: 7.9
  • Últimos 6 meses: 7.8
  • Últimos 12 meses: 7.6
  • Em 2019: 8.0
  • Em 2018: 8.2

Enfim, para fins comparativos antes de realizar sua compra, pegamos as notas mais recentes das marcas mais populares de televisores aqui no Brasil.

Lembrando que a reputação no Reclame Aqui se dá pela qualidade do produto, mas principalmente pela atenção que as empresas dedicam ao pós-compra.

O cenário, então, é esse:

  • Panasonic: 8.2 na média geral, o que é ótimo;
  • Philco: 6.1 na média geral, o que é regular;
  • LG: 9.0 e selo RA1000 (as empresas e marcas com melhor reputação ganham esse selo), o que é excelente;
  • Samsung: Não recomendada (porque eles não respondem a nenhuma reclamação realizada no Reclame Aqui, por isso o índice tão ruim).

Como saber se a TV TCL vale a pena? Veja os prós e contras

Principais vantagens

Custo-benefício

Como mencionamos antes, a TCL ficou bem popular no Brasil por ofertar preços bem competitivos. Além disso, todos os modelos apresentam recursos satisfatórios, ou seja, condizentes ao valor do produto.

É claro que a TCL não possui os modelos de ponta, ou seja, os televisores com as melhores tecnologias, seja qual for o segmento (Smart, 4k etc.). Porém, a proposta é realmente fazer um balanço entre o custo e os benefícios, o que é notável na prática.

Entretanto, mesmo não tendo os modelos mais “top”, a TCL está presente em todos os tipos de televisão, inclusive com a tecnologia QLED, que é relativamente nova no mercado. Sempre liderando com preços baixos.

Exemplo de preço da TV TCL:

Sistema operacional

A maioria das TVs da TCL possuem o sistema operacional da Google, ou seja, o Android TV, que é um dos mais elogiados quando se fala em Smart TV. Isso porque é um dos mais intuitivos e práticos, já que a maioria das pessoas têm ou já teve um smarphone Android, logo, a lógica de navegação é bem parecida.

Porém, o mais interessante é a integração de funcionalidades do celular Android com a TV, como lista de aplicativos favoritos.

Importante: em nossa pesquisa, vimos que algumas televisões da TCL podem vir com o sistema Linux, que não é dos melhores. Fique atento a essa configuração antes da compra.

Som

Um ponto que chamou muito a atenção da nossa equipe durante a pesquisa sobre as TVs da TCL é que a grande maioria dos blogs de reviews destacavam a qualidade do som da maioria dos modelos dessa marca.

Inclusive, as televisões da TCL que já vem com o sistema de soundbar (aparelho que melhora a capacidade do áudio) integrado foram as mais elogiadas, porque torna a experiência do áudio ainda melhor. Por isso, a nossa dica é que se você puder, priorize os modelos com essa configuração. 🙂

Desvantagens

Foi difícil encontrar uma desvantagem “unânime”, porque ao olhar somente para as reclamações dos consumidores, os motivos são diversos e pontuais, o que se repetiu com as demais marcas. Então, não foi possível tirar uma conclusão disso.

Porém, o que podemos reforçar é que produtos que se propõe a brigar por preço podem apresentar, obviamente, uma durabilidade menor e recursos limitados no sistema.

Conclusão: TV TCL é boa? Vale a pena o investimento?

Selo é bom

Sim, a TV TCL é boa!

E pode ser a melhor opção para aqueles que buscam por um modelo mais em conta. 🙂

Como você viu, para darmos uma opinião sobre as TVs da TCL serem boas, não usamos somente os reviews dos produtos, como também a reputação da marca no Reclame Aqui. Isso porque a qualidade do atendimento influencia muito na sua experiência com uma compra.

Agora, queremos ouvir de você: quais marcas de TV já teve? Recomenda a compra? Conte suas experiências nos comentários!

- ANÚNCIO-
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.

Posts Similares

Comments

  1. Recentemente compramos uma Smart TV TCL e, realmente, ótimo custo benefício. Equipamento com bom acabamento e sistema fluido. Perde em nada para outras marcas.

    • Olá Bruno, obrigada pelo comentário! Ficamos felizes em saber que realmente é uma marca que podemos indicar aos nossos leitores. 🙂 Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos

Lavadora Mueller é boa?

Se a Mueller é boa ou não você vai ver junto comigo ao longo desse post, mas uma coisa eu já posso afirmar: é...

As 5 melhores coifas para comprar agora!

Já faz um bom tempo que avaliamos diversas marcas de coifas aqui no SQÉB. E como não são todas que consideramos como uma boa...

Coifa Gallant é boa?

Eu quis escrever essa avaliação para saber se a coifa Gallant é boa porque, para mim, essa é uma marca totalmente nova. Além disso,...