InícioTecnologiaSmart TV TCL é boa?

Smart TV TCL é boa?

A ideia de descobrir se a Smart TV TCL é boa veio de uma enquete que fizemos no Instagram, perguntando ao nosso público o que eles pensavam em comprar na Black Friday. Boa parte das respostas foi “televisão”!

Com isso em mente, nossa equipe fez uma pesquisa para saber qual das marcas os consumidores têm mais dúvidas.

E a que mais apareceu foi a TCL! Acreditamos que seja por causa da popularidade que ela conquistou nos últimos anos e pela dúvida que o preço muito baixo causa.

Sendo assim, fomos atrás da história da empresa, a reputação no mercado e as principais vantagens e desvantagens. Esperamos que tudo isso ajude você na escolha certa! 🙂

A marca TCL é confiável? Conheça a história da empresa

A TCL é uma empresa que nasceu na China, em 1985. O nome é a abreviação de Telephone Communication Limited.

Ou seja, a proposta inicial era fabricar telefones fixos. Mas como qualquer negócio escalável que ganha destaque mundial, a empresa se aventurou em outros nichos.

Temos até um post que fala do ar-condicionado da TCL aqui no blog, para você tem uma ideia!

No caso, as TVs TCL começaram a ser fabricadas em 2003. Dois anos depois, já estavam entre as marcas líderes do segmento.

Já no Brasil, a TCL ficou conhecida somente nos últimos anos porque ela chegou bem depois da sua popularidade no mundo crescer.

Ou seja, por aqui, só passamos a conhecer as TVs dessa marca depois de 2016. Na época, foi firmada uma parceria com a fabricante SEMP, e a marca virou SEMP TCL.

Após, a TCL se popularizou mais e mais em nosso país. Principalmente por ter preços muito competitivos e disponibilizar um bom número de modelos de televisores. Sendo que as TVs Smart da TCL são as mais vendidas!

A marca TCL é boa? Reputação no Reclame Aqui

Agora que já fizemos um bom resumo da trajetória e crescimento da marca no mundo, vamos olhar para algo mais importante que isso para descobrir se a TV TCL é boa: a reputação no Brasil.

Para esse tipo de análise, o Reclame Aqui da TCL é o melhor canal sobre avaliações dos consumidores, sem dúvidas. Afinal, é possível ter um “termômetro” do atendimento e da qualidade dos produtos antes da compra.

Considerando os últimos 6 meses, a TCL possui reputação ótima no Reclame Aqui. Sua média geral é 92.5%. Além da conquista do selo RA, concedido pelo próprio site do Reclame Aqui a empresas que apresentam um bom desempenho no atendimento e na resolução de reclamações registradas pelos clientes na plataforma.

Quase todos os indicadores de qualidade do atendimento estão muito bem avaliados. A TCL responde a todas as reclamações, e o índice de solução fica em 92.5%, excelente por sinal.

Entretanto, o padrão cai um pouco no índice de “voltariam a fazer negócio”, que fica em 81.8%. Embora menor, isso pode indicar que as pessoas tiveram seus problemas resolvidos.

Screenshot da reputação da marca TCL no Reclame Aqui
Print de fevereiro de 2023 da reputação da marca TCL no Reclame Aqui.

O atendimento da TCL vem melhorando gradativamente

Olhando para o histórico da marca, também tivemos uma impressão positiva.

Desde que entrou no Reclame Aqui, a TCL vem melhorando seus indicadores e atingindo pontuações cada vez mais altas. Dá uma olhada:

  • Geral: 8.1
  • Últimos 6 meses: 8.9
  • Últimos 12 meses: 8.6
  • Em 2021: 8.2
  • Em 2018: 7.5

TCL em comparação com outras marcas de TV

Para ajudar você a avaliar se a televisão TCL é boa, pegamos as notas recentes das marcas de TV mais populares aqui no Brasil.

Lembrando que a reputação do Reclame Aqui pode ser, sim, um indicativo da qualidade do produto. Entretanto, ele se relaciona mais com a atenção que as empresas dedicam ao pós-compra.

Então, o cenário é esse:

  • TV LG: 9.3 (RA1000)
  • TV Multilaser: 9.0 (RA1000)
  • TV AOC: 8.9 (RA1000)
  • TV Panasonic: 8.6 (RA1000)
  • TV Philco: 7.9 (Bom)
  • TV JVC: 3.2 (Não recomendada)
  • TV Samsung: 0 (Não recomendada pois não responde a nenhuma reclamação no Reclame Aqui).

Lembrando que o Selo RA1000 é concedido a empresas que possuem índices excelentes de atendimento.

As Smart TVs TCL são boas? Comentários de clientes

Ninguém melhor para dizer se a Smart TV TCL é boa do que um consumidor que fez a compra, não é mesmo?

Por isso, trouxemos algumas avaliações que clientes deixaram nos principais marketplaces. Assim, é possível ter um panorama ainda mais amplo da qualidade desse produto!

Vale lembrar que você também deve procurar por resenhas específicas dos modelos que está considerando comprar. Afinal, nem todos possuem as mesmas características!

Reviews positivas

“A imagem é ótima, o som é bom. Como se tem acesso à Google Play, você tem uma infinidade de apps pra instalar. Tudo super rápido e prático. A entrega foi feita EM 3 DIAS. A Amazon se supera cada vez mais! Recomendo fortemente o produto.” Daniel Augusto Lunardelli sobre a Smart TV TCL LED 43″ Android 43S6500 Full HD.

“Pelo preço, se garante uma ótima Smart TV com dois pontos fortes: Android no sistema e design mais moderno com bordas finas. Já é a segunda que eu compro e não me arrependo. Apesar de ser somente HD, a televisão conta com a HDR que deixa as cores mais vivas e com bons contrastes.” Junior Cunha sobre a Smart TV TCL LED 32″ Android 32S651 HD.

“Ótima televisão, fácil de usar, controle simples e prático, ótima qualidade de imagem, saídas atrás todas laterais, assim não esmaga os cabos.” Leandro Lima sobre a Smart TV TCL LED 50″ Android 50P615 4K.

Reviews negativas

“Televisão muito lenta, mais lenta do que uma Philco que eu tenho. Estava toda animada com a minha nova aquisição mas infelizmente fiquei triste pois a tv é muito lenta em determinados momentos, o sistema reinicia sozinho no meio do programa, etc. Se eu pudesse voltar atrás, teria gastado um pouco mais para comprar de outra marca.” Luciana Bugia sobre a Smart TV TCL LED 32″ Android 32S5300 HD.

“A imagem é boa, mas o sistema é extremamente lento. A TV trava de tal maneira que é necessário reiniciar retirando da tomada. Você muda de canal e ela leva alguns segundos para sintonizar. Conectei um fone bluetooth, mas cada vez que quero usá-lo é necessário desparear e parear novamente.” Paulo Nascimento sobre a sobre a Smart TV TCL LED 43″ Android 43S6500 Full HD.

Smart TV TCL vale a pena? Veja as vantagens

Não é à toa que a TV TCL é uma das mais vendidas no mercado brasileiro. Afinal, ela oferece vantagens que atendem a diversos tipos de consumidores.

Custo-benefício

Como mencionamos antes, a televisão TCL ficou bem popular no Brasil por ofertar preços bem competitivos. Além disso, todos os modelos apresentam recursos satisfatórios, ou seja, condizentes ao valor do produto.

É claro que a TCL não possui os modelos de ponta, ou seja, os televisores com as melhores e mais avançadas tecnologias.

Porém, a proposta é realmente fazer um balanço entre o custo e os benefícios. E isso é notável na prática.

Entretanto, mesmo não tendo os modelos mais “top”, a TCL está presente em todos os tipos de televisão e lidera nos preços baixos. Inclusive com a tecnologia QLED, que é relativamente nova no mercado.

Veja alguns exemplos de preços de TV TCL:

Quanto custa uma Smart TV TCL 32″ LED HD 32S5300?

Smart TV TCL 32" LED HD (modelo 32S5300)

Veja essa oferta especial da TV TCL 32″ no link!

Quanto custa uma Smart TV TCL 43″ LED Full HD 43S6500?

Smart TV TCL 43" LED Full HD 43S6500

Veja essa oferta especial da TV TCL 43″ no link!

Sistema operacional

A maioria das TVs TCL possui Android TV, o sistema operacional do Google. Ele é um dos mais elogiados quando se fala em Smart TV.

Afinal, é um dos sistemas mais intuitivos e práticos. A maioria das pessoas têm ou já teve um smartphone Android, e a lógica de navegação é bem parecida.

Porém, o mais interessante é a integração de funcionalidades do celular Android com a TV, como lista de aplicativos favoritos.

  • Importante: em nossa pesquisa, vimos que algumas televisões da TCL podem vir com o sistema Linux, que não é dos melhores. Fique atento a essa configuração antes da compra!

Qualidade de áudio

A grande maioria dos consumidores de TVs TCL destacam a qualidade do som na maior parte dos modelos da marca. Isso chamou bastante a atenção da nossa equipe durante a pesquisa!

A TV TCL é boa quando falamos de áudio porque já vem com sistema de SoundBar integrado. Esse aparelho melhora a capacidade e nitidez do som, tornando a experiência ainda mais imersiva.

Entretanto, não são todos os modelos que possuem essa funcionalidade. Na hora de comprar, priorize os modelos com essa configuração!

Smart TV TCL presta? Conheça as desvantagens

Foi difícil encontrar uma desvantagem que conteste que a TV TCL é boa com unanimidade.

Ao olhar somente para as reclamações dos consumidores, os motivos são diversos e pontuais. Isso também se repetiu com as demais marcas. Então, não foi possível tirar uma conclusão clara.

Produto de entrada

Porém, o que podemos reforçar é que produtos que se propõem a brigar por preço podem apresentar uma durabilidade menor e recursos limitados no sistema.

Ou seja, a desvantagem é que a TV TCL não é top de linha. Ela é uma opção que preza pelo custo-benefício, e não traz funcionalidades avançadas.

Controle remoto

Novamente, queremos reforçar que essa desvantagem não é unânime. Ao mesmo tempo em que encontramos muitas pessoas reclamando do controle remoto da Smart TV TCL, também havia bastante gente que não se incomodou.

Entretanto, alguns consumidores relataram que a TV chegou com o controle sem funcionar.

Nesse caso, quase todas as funcionalidades da TV ficam inacessíveis. Incluindo a própria configuração junto à rede Wi-Fi.

Por isso, veja avaliações específicas do modelo que você está buscando comprar para ver se é um problema recorrente!

Smart TV TCL é boa? Vale a pena o investimento?

Sim, a TV TCL é boa e vale muito a pena! É uma das melhores opções para quem procura um modelo de Smart TV mais em conta, porque vem com um bom sistema operacional e uma experiência audiovisual acima da média.

Como você viu, para darmos uma opinião sobre as TVs da TCL serem boas, não usamos somente os reviews dos produtos, como também a reputação da marca no Reclame Aqui.

Isso porque a qualidade do atendimento influencia muito na sua experiência com uma compra.

Agora, queremos ouvir de você: quais marcas de televisão já teve? Recomenda a compra? Conte suas experiências nos comentários!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.

Posts Similares

Comments

  1. Recentemente compramos uma Smart TV TCL e, realmente, ótimo custo benefício. Equipamento com bom acabamento e sistema fluido. Perde em nada para outras marcas.

    • Olá Bruno, obrigada pelo comentário! Ficamos felizes em saber que realmente é uma marca que podemos indicar aos nossos leitores. 🙂 Abraço!

  2. A minha CCE 32″ pifou de vez após 8 anos de uso, então, bora procurar por uma smart tv que valha o custo x benefício.
    Encontrei a marca TCL dentre as mais populares e retornei aqui para conhecer a avaliação de vocês e fiquei satisfeito.
    Estou de olho em três da marca TCL: 43″ 43s6500 Full HD ; 43″ P615 4K ; e na de 50” 4K 50P615. Tenho preferência pelas de 43″ porque a minha sala é bem pequena para a de 50″. Os preços são realmente atraentes , como vocês afirmara, e a empresa TCL tem muito peso nos continentes asiático e europeu, o que dá uma segurança adicional.

    Quero parabenizar vocês pelo empenho deste blog.

    Alexandre
    Sorocaba-SP

  3. Bom dia!

    O que me preocupa na compra da TV TCL, é que vi no instagram da empresa muitas reclamações no tocante a durabilidade da Tv, muitos insatisfeitos com problemas após 6, 8 um ano de uso da Tv onde nesse periodo a Tv deu problema.

    Estou aqui buscando uma Tv para comprar e estou de olho na TCL Qled 55 série C725, a Tv atende ao que eu preciso o medo é até quanto tempo ela vai durar, enfime isso acontece com todas é comprar e orar, meio louco isso, sem segurança alguma, já que as garantias estendidas são um terço do produto.

  4. Comprei uma TV da Marca TCL modelo 40S6500FS e comecei a utilizar em janeiro de 2020 acreditando na qualidade e tecnologia porém ela já pifou a imagem agora em julho de 2022.
    Um absurdo durar tão pouco eu e minha esposa trabalhamos o dia todo fora e a Tv é usada apenas a noite das 19hs até as 22hs, agora sai apenas o som, as vezes aparece a imagem mais some em pouco tempo.
    Ao acessar o site reclameaqui percebi que é uma FALHA e VÁRIOS CONSUMIDORES também foram prejudicados DEVIDO A BAIXA DURABILIDADE

  5. De coração, não comprem essa televisão, eu comprei tem 3 meses a TV toda hora desliga sozinha, e maior dificuldade pra falar com o pessoal da autorizada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos