InícioCasa e decoraçãoTinta Eucatex é boa?

Tinta Eucatex é boa?

Pesquisamos bastante para entender se a tinta Eucatex é boa ou não, considerando informações institucionais, regulamentação de qualidade e avaliações dos consumidores.

Além disso, também trouxemos um miniguia para compra de tintas de parede, para você considerar os fatores que mais influenciam na qualidade do produto. Fique com a gente até o final para ver essas dicas!

Sobre a Eucatex

A Eucatex existe a mais de seis décadas e se trata de um grupo que fabrica produtos para diversos âmbitos da reforma e decoração de casas, como pisos, painéis de MDP e MDF, portas, divisórias, chapas de fibras de maneiras e, claro, as conhecidas tintas e vernizes.

Apesar de estar presente na produção de diversos produtos, como mostramos acima, a Eucatex é mais conhecida pelos consumidores por sua atuação na venda de tintas. Até porque sua linha é extensa e a marca está entre as mais vendidas.

Linhas de tinta da marca

As tintas Eucatex fazem parte da linha com mais produtos e variedade de cores da empresa. Aqui, as opções são as tintas acrílicas, spray, esmaltes, impermeabilizantes, vernizes e seladoras, complementos, solventes, corantes e especiais.

Além disso, as tintas Eucatex são Premium e Standard (que vamos explicar do que se trata cada uma mais adiante). As tintas econômicas já ficam a cargo de outra linha pertencente a Eucatex, que se chama Peg & Pinte. Além disso, as tintas Eucalar também pertencem ao grupo, com catálogo bem menor e aplicação em diversas superfícies.

Cores da Tinta Eucatex

A Eucatex tem um catálogo bem grande de tons de tinta e você pode consultar toda a diversidade no próprio site da marca. Além disso, dá para localizar os pontos que fazem as misturas de cores para conseguir uma tonalidade específica.

Média de preço das Tintas Eucatex

O preço da Tinta Eucatex varia muito de produto para produto, por isso não trouxemos um valor exato em números. Porém, toda a linha principal está com a mesma média de valores de outras marcas concorrentes reconhecidas no mercado, como a Coral.

Alguns consumidores relatam que, normalmente, a Eucatex costuma ter preços mais competitivos. Mas, em uma breve pesquisa em lojas online vimos que isso varia muito, pois depende das promoções que estão acontecendo.

Tinta Eucatex no teste do Inmetro

Em nossa pesquisa para realizar essa análise, encontramos uma avaliação que o Inmetro realizou em 2008 para atestar a qualidade das tintas. Apesar de ser um estudo antigo, acreditamos que essa informação pode ser relevante para ajudar na sua decisão de compra.

Em resumo, a pesquisa testou 15 marcas de tintas, entre elas todas as líderes de mercado, incluindo a Eucatex. Felizmente, a marca está entre as sete aprovadas pelo instituição. Sendo que os fatores que o Inmetro avaliou são os itens de qualidade mínima exigidos pela própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Avaliação do consumidor no Reclame Aqui

O cenário que encontramos no Reclame Aqui melhorou bastante nos últimos dois anos. 

O perfil da linha de Tintas Eucatex passou de 4.6 em 2020 para 8.2 de nota geral, o que é considerado ótimo. E a marca segue respondendo a 100% das reclamações — o que demonstra o comprometimento em dar um retorno para as reclamações.

Os índices de voltariam a fazer negócio estão em 73.9%, os índice de solução em 83% e nota do consumidor em 7.58. Na primeira avaliação em 2010, esses três indicadores nem computavam informações no site do Reclame Aqui.

Segundo dados da plataforma, os tipos de problemas mais comuns seguem em produto errado, que está relacionado a equívocos de compra, como: esperar por uma cor e na prática não ficar igual ao que está na lata, durar menos do que o esperado, entre outros.

Além desse problema, você encontra reclamações sobre:

  • Má qualidade;
  • Cheiro;
  • Quantidade;
  • Má fixação.

Então, Tinta Eucatex não é boa? 🙁

Selo é bom

Sinceramente, preferimos ainda não recomendar a tinta Eucatex. Mas deixamos o espaço aberto para a marca se manifestar.
A marca tem vários pontos a favor dela, como estar dentro das normas exigidas para qualidades de tinta e ter um site institucional bem construído para atender ao cliente. Porém, a nota no Reclame Aqui, embora melhorado, ainda não nos dá certeza absoluta para a indicação, o que nos deixou nesse grande impasse.

Além disso, outro ponto é que não podemos deixar de considerar os comentários que foram deixados ai embaixo no post: na sua grande maioria negativos. Alias, obrigada a todo mundo que já contribuiu neste ou em outros posts do Portal SQÉB.

Continue nos ajudando sobre a tinta Eucatex. Compartilhe sua experiência!

Você, leitor, que já usou ou conhece alguém que já teve alguma experiência com a marca Eucatex, nos conte nos comentários, por favor. A opinião dos próprios clientes é fundamental para ajudar outras pessoas na decisão de compra de um produto.

Também reforçamos que abrimos espaço para a própria marca deixar sua defesa sobre a nota do Reclame Aqui. Iremos colocar o parecer no texto, se for o caso. 🙂

Não pense que acabou!

Bom, é verdade que você ainda ficou na dúvida sobre comprar a tinta Eucatex ou não. Por isso, a gente quis trazer um pouquinho das dicas que encontramos para ajudar na compra certa de tintas. Esperamos que com elas, você consiga obter um bom produto para o que precisa!

Tipos de tinta de parede

Basicamente, existem três tipos de tintas e vamos explicar mais sobre cada uma delas, abaixo. Mas, é legal saber que são esses rótulos que determinam a qualidade da tinta e o que você pode esperar de resultado dela.

É para estar na embalagem da tinta, em algum cantinho, a indicação sobre qual desses tipos ela é:

Tinta Econômica

São as tintas mais baratas do mercado, por isso precisam de mais demãos para chegarem a um resultado bom (homogêneo). Também, esses produtos costumam ser diluídos em maiores quantidades de água.

Claro que as tintas econômicas também possuem uma durabilidade baixa, ou seja, não são resistentes por muito tempo. Por isso, são mais indicadas para ambientes internos. Além disso, o que você ganha de economia na compra da lata de tinta, vai perder em retoques ao longo do tempo.

Tinta Standard

É a linha de tinta padrão, ou seja, intermediária. Sendo assim, você vai investir um valor que não é nem barato nem caro e vai obter uma qualidade que não é baixa e nem alta. O legítimo “caminho do meio”!

Essas tintas são mais indicadas para pinturas de ambientes internos e duram, em média, três anos. Claro que podem ser usadas em ambientes externos, mas duram um pouco menos (entre 1 e 2 anos). A cobertura é boa, já que precisa de poucas demãos. As tintas Standard são, quase sempre, foscas.

Tinta Premium

São as tintas selecionadas, com maior durabilidade e qualidade de acabamento. Para você ter uma ideia, as tintas Premium podem ter durabilidade de até cinco anos ou mais e por isso são muito usadas em áreas externas.

Proporcional a qualidade, está o preço, que é mais alto do que as opções anteriores. Mas, pode ser uma excelente escolha quando olhamos o custo-benefício a longo prazo. Ou seja: não quer se preocupar em retocar a pintura por um loooongo tempo? Então, é bom pensar nessa classe aqui!

Outros benefícios das linhas Premium são os recursos, pois geralmente elas acompanham antimofo, anti umidade e outros. A variedade de acabamentos também é maior, com fosco, semibrilho e acetinados.

Outras avaliações no Reclame Aqui

Assim como usamos o Reclame Aqui para ter uma ideia se a Tinta Eucatex é boa, nossa dica final é que você utilize as avaliações dos consumidores para entender a qualidade de outras marcas também.

Pelo que vimos, tintas como Coral, Lukscolor, Suvinil e Sherwin-Williams estão com notas excelentes por lá. Pode ser uma opção mais assertiva para a sua compra. 🙂

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
2.79 (19 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

    • Que bom que ajudamos você, Bruna! Obrigada pelo comentário. <3 Conta para nós, qual tinta você acabou comprando? De repente, é uma dica para o pessoal que ler esse post. 🙂 Abraço!

  1. Comprei uma tinta da marca Coral sintético a base de água considerado Standart. Rendeu bastante, pouca diluição de água (100 ml por litro de tinta), seca muito rápido (ótimo para dias frios, como foi no meu caso) e o ambiente não fica com cheiro 🙂. Abraço!

  2. Tinta eucalar prêmio muito ruim !
    Pintei sobrado respeitei todas as técnicas de Preparo de Superfície e diluição do produtor, ñ tem 6 meses a pintura esta Toda desbotada.
    Ñ indicou á ninguém.

  3. Olá, utilizei a tinta Eucatex 2X, a primeira ficou ruim, mas achei que o problema era eu, pedi orientação para um pintor profissional, segui a diluição por orientação da empresa e ela não fez a cobertura completa de uma parede branca, tinta horrivel, comparei com tintas da suvinil e coral que são marcas bem melhores e fazem a cobertura completa da parede, Eucatex é mais barato mas o barato nesse caso saiu muito caro, meia lata de tinta pintou uma parede. Enfim, estresse total.

  4. Comprei um galão da Eucatex Premium, julgando que seria suficiente para pintar um cômodo de 16m². O rendimento e cobertura foi péssimo. Comprei um segundo galão, e mesmo assim, após 3 demais de tinta não tivemos uma boa cobertura. Tinta péssima, nunca mais comprarei.

  5. Escolhemos uma cor de tinta com base em bege,mas recebemos a tinta totalmente rosa,fomos lá reclamar, recebemos outra,com base alaranjado, resultado: Nunca compre uma tinta para mandar fazer, pois nunca saí a cor esperada, todos ficam,rosados, laranjado,e nunca a cor esperada.

  6. Fiqueo desconfiado com o preço da tinta Eucalar mas resolvi arriscar. Foi dinheiro jogado fora. Não cobre nada. Precisa de 4 a 5 demãos pra cobrir manchas mais escuras. Nunca mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos