InícioCasa e decoraçãoPapel de parede é bom?

Papel de parede é bom?

Bom, para fazer essa análise, precisamos separar os prós e contras dos quatro tipos de papel de parede que existem: vinílico, vinilizado, adesivo e de tecido.

Ué, mas tudo isso é “papel”?

Não, mas todos se popularizam com esse termo por serem camadas estampadas que colocamos na decoração de paredes. 🙂

Curiosidades a parte, bora ver se o papel de parede é bom?

Papel de parede de vinílico ou vinilizado: é bom?

Esses são os primeiros modelos de papel de parede que surgiram e possuem sua base feita de celulose, por isso o nome “papel” de parede. Algumas diferenças entre esses modelos:

Papel de parede vinílico

São mais grossos, possuem aquela textura que lembra muito os papéis tradicionais e são feitos com uma camada protetora de PVC. Ou seja, dá para passar um paninho úmido com sabão neutro para limpar. Não pode esfregar, viu?

Quarto em tons neutros e um papel de parede vinílico de tirar o fôlego de tão lindo
Amazon

Papel de parede vinilizado

Não possuem a camada protetora de PVC e são lisos, sem textura. Ou seja, é um material mais frágil, mesmo quando fabricado com verniz para proteção da cor. Ademais, não é indicado para locais úmidos.

Ambiente monocromático decorado com papel de parede vinilizado
Leroy Merlin

Os dois tipos são aplicados com cola para papel de parede e por isso nem todo mundo tem paciência para colocá-los, além de dar um certo trabalho para ficar bem liso. Tem que ter paciência, hein? Já avisamos.

Algumas pessoas dizem que é fácil de tirar, mas já adiantamos: depende de como foi feita a aplicação. E também depende do estado da parede em que o papel foi colado. Então, não tem uma garantia que ao tirar sua parede vai continuar como estava antes.

Selo é bomEntão, esse tipo de papel de parede é bom ou não? 
A nossa resposta é: tem melhores. 

Não podemos dizer que é um material ruim, mas depende de vários fatores do ambiente e de como foi aplicado para ter um bom resultado. Logo, se você quer aplicar por conta própria e sem precisar de grandes reformas na parede, temos algumas soluções melhores a seguir.

Papel de parede adesivo: é bom?

Esse é tendência e sempre tem um vídeo de aplicação deles no Instagram e no Pinterest. Tem quem diga que não é papel de parede porque não tem a celulose na composição. Porém, o resultado final é igualzinho gente! Por isso que ele se popularizou com o mesmo nome. 🙂

Enfim, você vai encontrar esse produto também com o nome de contact para parede e adesivo de parede. Ele é fabricado em vinil adesivo e já vem pronto para aplicação, basta remover a camada protetora. Não precisa de cola? Não! E isso é um dos fatores que fez ele ficar popular, pela praticidade.

Quarto feminino com um lindo papel de parede adesivo rose gold
Elo7

Vale salientar que mesmo sendo mais fácil de aplicar, os cuidados são os mesmos: tem que ter a paciência de encaixar reto, alisar conforme for colando e não aplicar em paredes de gesso, rebocos e massa corrida. A superfície tem que estar bem lisa, seja com pintura, azulejo, etc.

Além de tudo isso, é muito fácil de limpar, com pano ou esponja e sabão neutro. Sem esfregar texturas que possam arranhar, ok?

Selo é bom
Sim!
É a opção mais prática do momento.

Mais do que prático, o papel de parede adesivo pode ser aplicado também em móveis e objetos. Não se limita apenas a parede, o que dá margem para pirar na sua decoração!

Papel de parede de tecido: é bom?

Essa é uma opção bem bonita por causa do efeito final, principalmente a textura aparente. Porém, é o mais difícil de aplicar e a durabilidade vai depender da exposição ao sol, sendo que o material não pode entrar em contato com a água — que o danifica bem rápido.

Sala decorada com um papel de tecido listrado em tons de rosa
Webcomunica

Por isso, a higienização precisa ser realizada com um aspirador ou pano seco. E ter muito cuidado para não manchar o tecido com tintas ou líquidos colorantes.

Só se você se encantar muito com alguma estampa ou textura de tecido.

Caso contrário, dá muito trabalho, viu? Os modelos anteriores são melhores em praticidade.

Como aplicar papel de parede?

Eu separei um vídeo de um curso que foi ministrado na Leroy Merlin:

Papel de parede para disfarçar imperfeições é uma boa?

Essa é uma dica extra que a gente trouxe para te dar mais uma ajudinha. 

E aí, papel de parede para disfarçar imperfeições é uma boa? Depende da imperfeição. 

Por exemplo, se for para usar o papel de parede em pontos de infiltração e umidade, a resposta é não. Além de não resolver o problema, você terá uma dor de cabeça dupla: a camada que for colocada por cima da umidade vai estragar muito rápido e precisar de reparos.

Por outro lado, se a imperfeição for algum furinho (aqueles que ficam de antigos pregos), riscos ou até algum rachado, então sim, pode ser uma boa. Mas, é bem importante passar uma massa corrida ou um cimentinho quando houver buracos e rachaduras, caso contrário o papel ficará marcado.

Importante: também não vale a pena colocar papel de parede em tintas e rebocos que estão caindo ou descascando. Se a superfície não estiver bem lisa para a aplicação, a colocação de mais uma camada não vai resolver o problema e não vai durar.

Conclusão

Por fim, não é que o papel de parede convencional e o tecido sejam ruins, mas eles são mais trabalhosos de aplicar e cuidar. Como a tendência é o adesivo, a gente vai na onda e indica eles também!

Afinal, todo mundo aqui no SQÉB já usou o adesivo de parede e amou. 🙂

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos