InícioO que éO que é Reclame Aqui?

O que é Reclame Aqui?

O Reclame Aqui é um canal de contato entre empresas e consumidores que têm problemas com uma compra ou prestação de serviços. Ademais, a plataforma é independente e age como um mediador que encaminha as reclamações e monitora a resolução dos conflitos.

O site também contribui para a transparência no varejo brasileiro, já que lista as notas de atendimento de cada marca em formato de ranking e ainda permite a comparação entre empresas.

Como funciona o Reclame Aqui?

Quando um cliente faz uma reclamação, o Reclame Aqui encaminha para a página da empresa na plataforma e para o serviço de atendimento. Então, a empresa responde e a queixa pode se desdobrar em réplicas e tréplicas até que se chegue a um consenso.

Quando a reclamação é fechada, o cliente informa se o problema foi resolvido ou persiste, dá uma nota para o atendimento e avalia se voltaria a fazer negócio com a empresa.

Sendo assim, essas informações ajudam a construir a reputação da empresa no Reclame Aqui. Além disso, elas sinalizam a confiabilidade da companhia para clientes futuros que têm na qualidade do atendimento um dos principais fatores da decisão de compra.

O que é a reputação da empresa?

No Reclame Aqui, a reputação é uma pontuação calculada a partir de índices avaliados por consumidores que utilizaram a plataforma para resolver um conflito com uma empresa:

  • Índice de resposta: porcentagem de reclamações que são respondidas;
  • Média da avaliação: média da nota do consumidor sobre reclamações finalizadas;
  • Índice de solução: porcentagem de reclamações que são consideradas resolvidas pelo cliente
  • Índice de novos negócios: porcentagem de reclamações onde o cliente afirma que voltaria a fazer negócio com a empresa.

Esses índices são aplicados em uma fórmula e a nota final varia entre 0 e 10:

  • 10–8: Ótimo
  • 7,9–7: Bom
  • 6,9–6: Regular
  • 5,9–5: Ruim
  • 5–0: Empresa não recomendada

Vale lembrar que só empresas que possuem um índice de resposta acima de 50% e receberam mais do que 10 reclamações no geral são avaliadas. Com menos informações do que isso, o Reclame Aqui justifica que não existem dados suficientes para avaliar a qualidade do atendimento.

O que é o Selo RA1000?

O Selo RA1000 é um reconhecimento concedido a empresas que possuem um atendimento excelente. Ou seja, empresas que carregam esse selo levam o relacionamento com o cliente ao próximo nível e demonstram preocupação extensiva com o momento do pós-venda.

Além disso, existem uma série de requisitos que as empresas precisam cumprir para ganhar o Selo RA1000:

  • Mais do que 50 avaliações, 90% das reclamações respondidas e 90% das reclamações solucionadas;
  • Média de avaliações dadas pelo consumidor igual ou maior do que 7;
  • Média de clientes que voltariam a fazer negócio maior do que 70%.

Ou seja, optando por uma empresa com o Selo RA1000, você fica tranquilo sabendo que estará em boas mãos se houver algum problema com a sua compra.

Como fazer uma reclamação no Reclame Aqui?

Você pode fazer uma reclamação de duas maneiras: pelo site ou pelo WhatsApp.

Contudo, para o site, faça o cadastro ou entre pela conta do Facebook e clique em “Reclamar” na barra superior.

Pesquisa no Reclame Aqui
Reclame Aqui

Depois, é só explicar a sua situação no formulário. Você pode anexar documentos ou provas importantes e fornecer um meio para que a empresa entre em contato.

Onde anexar documentos no Reclame Aqui
Reclame Aqui

Para fazer uma reclamação pelo WhatsApp, envie uma mensagem para o número (11) 97062-52753. Após, é só responder aos questionamentos do sistema de atendimento, que vai perguntar qual é a empresa e como a situação se desdobrou. Muito simples!

WhatsApp do Reclame Aqui
Reclame Aqui

Como usar o Reclame Aqui para pesquisar antes da compra?

Claro que a maneira mais simples de pesquisar no Reclame Aqui é checar os índices da empresa da qual você está pensando em comprar e confirmar se o atendimento é satisfatório. Mas ele pode entrar muito antes na sua jornada de compra!

Afinal, o Reclame Aqui fornece uma série de ferramentas e comparações para que você possa avaliar qual é a melhor empresa antes mesmo de escolher o produto.

Então, uma opção é navegar pelas categorias, que ficam no menu superior ou na página de categorias. É só achar o tipo de produto ou serviço que você está buscando e pronto! Você verá uma lista das melhores e piores empresas do segmento quando o assunto é pós-venda.

A página também mostra quais são os problemas mais relatados pelos clientes, para que você possa se preparar para quaisquer contratempos.

Além disso, o Reclame Aqui tem um comparador de empresas que permite ver os índices de atendimento e as reputações lado a lado. Assim, fica bem mais fácil saber qual companhia leva a melhor no tempo de resposta, nota do consumidor ou reclamações respondidas, entre outras informações.

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos