InícioO que éO que é Reclame Aqui?

O que é Reclame Aqui?

- ANÚNCIO -

O Reclame Aqui é um canal de contato entre empresas e consumidores que têm problemas com uma compra ou prestação de serviços. Ademais, a plataforma é independente e age como um mediador que encaminha as reclamações e monitora a resolução dos conflitos.

O site também contribui para a transparência no varejo brasileiro, já que lista as notas de atendimento de cada marca em formato de ranking e ainda permite a comparação entre empresas.

Como funciona o Reclame Aqui?

Quando um cliente faz uma reclamação, o Reclame Aqui encaminha para a página da empresa na plataforma e para o serviço de atendimento. Então, a empresa responde e a queixa pode se desdobrar em réplicas e tréplicas até que se chegue a um consenso.

Quando a reclamação é fechada, o cliente informa se o problema foi resolvido ou persiste, dá uma nota para o atendimento e avalia se voltaria a fazer negócio com a empresa.

Sendo assim, essas informações ajudam a construir a reputação da empresa no Reclame Aqui. Além disso, elas sinalizam a confiabilidade da companhia para clientes futuros que têm na qualidade do atendimento um dos principais fatores da decisão de compra.

O que é a reputação da empresa?

No Reclame Aqui, a reputação é uma pontuação calculada a partir de índices avaliados por consumidores que utilizaram a plataforma para resolver um conflito com uma empresa:

  • Índice de resposta: porcentagem de reclamações que são respondidas;
  • Média da avaliação: média da nota do consumidor sobre reclamações finalizadas;
  • Índice de solução: porcentagem de reclamações que são consideradas resolvidas pelo cliente
  • Índice de novos negócios: porcentagem de reclamações onde o cliente afirma que voltaria a fazer negócio com a empresa.

Esses índices são aplicados em uma fórmula e a nota final varia entre 0 e 10:

  • 10–8: Ótimo
  • 7,9–7: Bom
  • 6,9–6: Regular
  • 5,9–5: Ruim
  • 5–0: Empresa não recomendada

Vale lembrar que só empresas que possuem um índice de resposta acima de 50% e receberam mais do que 10 reclamações no geral são avaliadas. Com menos informações do que isso, o Reclame Aqui justifica que não existem dados suficientes para avaliar a qualidade do atendimento.

O que é o Selo RA1000?

O Selo RA1000 é um reconhecimento concedido a empresas que possuem um atendimento excelente. Ou seja, empresas que carregam esse selo levam o relacionamento com o cliente ao próximo nível e demonstram preocupação extensiva com o momento do pós-venda.

Além disso, existem uma série de requisitos que as empresas precisam cumprir para ganhar o Selo RA1000:

  • Mais do que 50 avaliações, 90% das reclamações respondidas e 90% das reclamações solucionadas;
  • Média de avaliações dadas pelo consumidor igual ou maior do que 7;
  • Média de clientes que voltariam a fazer negócio maior do que 70%.

Ou seja, optando por uma empresa com o Selo RA1000, você fica tranquilo sabendo que estará em boas mãos se houver algum problema com a sua compra.

Como fazer uma reclamação no Reclame Aqui?

Você pode fazer uma reclamação de duas maneiras: pelo site ou pelo WhatsApp.

Contudo, para o site, faça o cadastro ou entre pela conta do Facebook e clique em “Reclamar” na barra superior.

Pesquisa no Reclame Aqui
Reclame Aqui

Depois, é só explicar a sua situação no formulário. Você pode anexar documentos ou provas importantes e fornecer um meio para que a empresa entre em contato.

Onde anexar documentos no Reclame Aqui
Reclame Aqui

Para fazer uma reclamação pelo WhatsApp, envie uma mensagem para o número (11) 97062-52753. Após, é só responder aos questionamentos do sistema de atendimento, que vai perguntar qual é a empresa e como a situação se desdobrou. Muito simples!

WhatsApp do Reclame Aqui
Reclame Aqui

Como usar o Reclame Aqui para pesquisar antes da compra?

Claro que a maneira mais simples de pesquisar no Reclame Aqui é checar os índices da empresa da qual você está pensando em comprar e confirmar se o atendimento é satisfatório. Mas ele pode entrar muito antes na sua jornada de compra!

Afinal, o Reclame Aqui fornece uma série de ferramentas e comparações para que você possa avaliar qual é a melhor empresa antes mesmo de escolher o produto.

Então, uma opção é navegar pelas categorias, que ficam no menu superior ou na página de categorias. É só achar o tipo de produto ou serviço que você está buscando e pronto! Você verá uma lista das melhores e piores empresas do segmento quando o assunto é pós-venda.

A página também mostra quais são os problemas mais relatados pelos clientes, para que você possa se preparar para quaisquer contratempos.

Além disso, o Reclame Aqui tem um comparador de empresas que permite ver os índices de atendimento e as reputações lado a lado. Assim, fica bem mais fácil saber qual companhia leva a melhor no tempo de resposta, nota do consumidor ou reclamações respondidas, entre outras informações.

- ANÚNCIO-
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.
Artigo anteriorO que é Selo Procel?
Próximo artigoA marca Midea é boa?

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos