InícioO que éO que é BTU?

O que é BTU?

O que é BTU? Bem, BTU é uma unidade internacional que mede a quantidade de energia necessária para alterar a temperatura de um ambiente.

Ademais, a sigla vem da nomenclatura British Thermal Unit, traduzida como Unidade Térmica Britânica. Sendo assim, ela sinaliza o potencial de refrigeração ou aquecimento do ar-condicionado.

Como calcular os BTUs para o ar-condicionado?

Para calcular a quantidade de BTUs ideal para o ar-condicionado, você deve fazer uma soma de acordo com as características de uso do equipamento.

⛅ Em caso de baixa incidência de luz solar no ambiente, use 600 BTUs para cada:

  • metro quadrado do ambiente que será climatizado;
  • aparelho eletrodoméstico ou eletrônico;
  • pessoa que irá conviver no ambiente.

☀️ Se o ambiente pegar sol na maior parte do dia, os valores mudam um pouco. Use 800 BTUs para cada:

  • metro quadrado do ambiente que será climatizado;
  • aparelho eletrodoméstico ou eletrônico;
  • pessoa que irá conviver no ambiente.

Lembrando que a fórmula traz a quantidade mínima de BTUs para climatizar o ambiente com eficiência. Ou seja, se o seu resultado foi um número “quebrado”, vale a pena arredondar para cima na hora de escolher o seu ar-condicionado!

🤔 Na dúvida sobre qual modelo é melhor para você? Criamos conteúdos exclusivos sobre o que é ar-condicionado split e o que é ar-condicionado inverter para ajudar na sua escolha!

Exemplos práticos

1 – Para climatizar um ambiente de 15 m² que possui alta incidência de luz solar, onde funcionam 3 eletrodomésticos e convivem 2 pessoas, o cálculo é:

(15 x 800) + (3 x 800) + (2 x 800) = 16.000 BTUs

2 – Para climatizar um ambiente de 40 m² que possui baixa incidência de luz solar, onde funcionam 7 eletrodomésticos e convivem 8 pessoas, o cálculo é:

(40 x 600) + (3 x 600) + (8 x 600) = 31.000 BTUs

Quanto mais BTUs no ar-condicionado, melhor?

Não necessariamente! A potência do ar-condicionado precisa estar adequada às características do ambiente que ele deve climatizar, como vimos no tópico acima.

Ademais, se o ar-condicionado possuir mais BTUs do que o necessário, provavelmente vai comprometer o conforto térmico do ambiente. Então, ele vai resfriar ou aquecer mais do que o necessário, causando incômodo para os usuários.

Ademais, o aparelho também vai gastar mais energia do que um modelo de capacidade correta, porque opera em uma potência maior do que o necessário.

Contudo, se o equipamento contar com menos BTUs do que o ideal, você também verá um aumento na conta de luz. Isso porque ele não vai conseguir atingir a temperatura desejada, fazendo com que ele funcione constantemente.

Além disso, o ar-condicionado tende a desgastar bem mais rápido. E isso é o que aumenta as despesas com higienização e manutenção e, também, diminui a vida útil do aparelho.

Os BTUs importam para aparelhos que esquentam o ambiente?

Sim, o cálculo também se aplica para aparelhos quente/frio! Isso porque os BTUs não são relacionados apenas com a potência de refrigeração, mas de climatização.

Ou seja, não tem escapatória. Você também precisa de um equipamento com a quantidade de BTUs adequada se quiser aquecer seu ambiente com eficiência.

Além disso, agora que você já sabe o que é BTU, faça o cálculo com calma para entender suas necessidades antes de comprar!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos