InícioO que éO que é ar-condicionado inverter?

O que é ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter tem um sistema que regula a velocidade de funcionamento do compressor. Ou seja, isso evita picos de energia e gera economia de até 70% comparado aos modelos tradicionais.

Além disso, ele também é mais silencioso, eficiente, ecológico e durável!

Como funciona o ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter trabalha para manter a temperatura do ambiente estável, sem oscilações de calor e frio. Contudo, isso é feito através de um dispositivo que ajusta a velocidade do compressor de forma automática.

Mas, no ar-condicionado tradicional, o compressor trabalha sem parar até que a temperatura desejada seja atingida. Então, ele é desligado até que o termostato aponte que é necessário funcionar de novo.

Por isso, o aparelho lliga e desliga com muita frequência, o que gera picos de energia e acaba pesando na conta de luz.

E quais as vantagens da tecnologia inverter?

Apesar do preço elevado, comprar um ar-condicionado inverter vale a pena! Afinal, as vantagens dessa essa tecnologia são muitas e compensam no longo prazo.

  • Econômico: o ar-condicionado inverter não gera picos de energia, por isso reduz para um valor considerável na conta de luz.
  • Eficiente: o funcionamento constante do compressor garante que o ambiente atinja a temperatura desejada mais rápido, sem picos de frio ou calor.
  • Sustentável: os aparelhos usam o gás refrigerante ecológico R-410A, que não agride a camada de ozônio.
  • Silencioso: o compressor do inverter opera em baixa rotação, o que faz com que o nível de ruído seja bem menor.
  • Durável: sem a necessidade de funcionar com tanta intensidade, o compressor inverter sofre menor desgaste, o que prolonga sua vida útil.

E desvantagens, tem alguma?

Todo produto tem algum ponto onde sai perdendo para os concorrentes.

Ou seja, nesse caso é a média de preço. Isso porque quando compado com outros tipos de ar-condicionado, identificamos um aumento médio de 15% no valor de modelos inverter.

Mas não é só a compra que acaba pesando no bolso, viu?

Isso porque esse sistema é superior e possui maior quantidade de sensores e outros dispositivos eletrônicos. Por isso, é muito provável que você terá que pagar um pouco mais para realizar a instalação e manutenção do seu aparelho.

Entretanto, não deixe de considerar que comprar o inverter é um investimento.

Afinal, se você optar por um modelo normal para economizar na compra, vai acabar gastando mais na conta de luz. Sempre pesa para algum dos lados!

Ou seja, coloque suas opções na ponta do lápis e considere de que maneira você vai  utilizar o aparelho. Por exemplo, quanto tempo por dia, em qual temperatura, em quais períodos do ano, etc para decidir o que é melhor no longo prazo.

Ar-condicionado inverter ou tradicional: o que é melhor?

O inverter é melhor do que os modelos tradicionais porque garante melhor custo-benefício e dura mais ao longo do tempo, entre outras vantagens.

Ou seja, é ideal para quem mora em regiões mais quentes, como o norte ou nordeste do Brasil, e fica na dependência de aparelhos para resfriar o ambiente e não passar calor.

Mas melhor do que a gente contar, é você ver por si próprio! Por isso, trouxemos uma tabela que compara o ar-condicionado inverter ao tradicional, com os principais aspectos de cada modelo.

Ar-condicionado inverterAr-condicionado tradicional
Consumo de energiaEvita picos de energia. Sendo assim, gera economia de até 70%.Liga e desliga com frequência, consumindo mais energia.
Conforto térmicoAtinge a temperatura desejada mais rápido e mantém estável.Demora para atingir a temperatura e causa oscilações entre frio e calor.
Nível de ruídoMantém o compressor em baixa rotação, sendo mais silencioso.Usa o compressor em velocidade máxima, gerando mais ruído.
SustentabilidadeUtiliza gás refrigerante R-410A, que não deteriora a camada de ozônio.Utiliza o gás refrigerante R22, que é prejudicial à atmosfera e à saúde.
Instalação e manutençãoPossui sistemas mais atual e requer maior investimento.Funciona de forma bem simples, o que torna instalar e manter mais barato.
PreçoCusta em torno de 15% a mais do que modelos tradicionais.Tem os menores preços quando comparado ao inverter.

Melhores marcas: fabricantes avaliadas pelo SQÉB

Enfim, ar-condicionado inverter não é assunto novo aqui no SQÉB! Isso porque já trouxemos uma série de posts para ajudar você a escolher o melhor modelo. Sendo assim, listamos abaixo as principais marcas avaliadas:

Midea

Ar-condicionado inverter Midea: uma das líderes em ar-condicionado no mundo. Além disso, tem uma linha extensa de opções inverter para modelos de split hi wall.

TCL

Ar-condicionado inverter TCL: possui poucas opções de modelos inverter e só trabalha com ar-condicionado split hi wall. Mas, compensa pelo preço baixo.

Daikin

Ar-condicionado inverter Daikin: empresa japonesa presente em 150 países. Ademais, tem bons anos de tradição e excelente atendimento ao consumidor.

Agratto

Ar-condicionado inverter Agratto: marca jovem e com fabricação nacional. Por isso, oferece bom custo-benefício, além do seu design minimalista.

Elgin

Ar-condicionado inverter Elgin: possui 66 anos de experiência na fabricação de eletrodomésticos. Mas, apresenta maior nível de ruído do que outras marcas.

Gree

Ar-condicionado inverter Gree: representa um terço de todas as vendas de ar-condicionado do mundo. Ainda, conta com certificações que atestam sua qualidade.

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Isadora Padoa
Isadora Padoa
Achou que ia ser jornalista, mas o coração puxou para o SEO. Vive para ler, passar tempo com seus doguinhos e se enfiar no meio do mato de vez em quando.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos