Aqui no SQÉB, todo mundo é leitor de carteirinha, desde romances até os livros educativos e inspiracionais. Então, a gente não podia deixar de fazer uma avaliação do Kindle, considerando que todos nós temos um. 🙂 O que já é um bom sinal para você que está querendo comprar um, certo?
Sendo assim, consideramos aqueles fatores que realmente fazem a diferença durante o uso do Kindle ou qualquer outro dispositivo para leitura, quando comparados ao livro físico: conforto para a leitura, duração da bateria, memória, usabilidade, downloads e compras de livros.
Vamos item por item!
Conforto para leitura
Sem dúvida, uma das coisas que mais incomoda quem está acostumado a ler livros impressos é mudar a leitura para um dispositivo mobile ou desktop.
Isso porque acaba sendo difícil se acostumar com a iluminação da tela. Por outro lado, mesmo depois que acostumamos, a visão ainda acaba cansando com mais rapidez por causa da luz constante.
Por isso que um dos melhores benefícios do Kindle é a sua tela, que apesar de digital, lembra muito a folha de um livro gente. E isso é uma opinião minha (Gabi), pois foi a primeira impressão que tive quando usei o Kindle a primeira vez.
Como eu ganhei um de presente, não sabia muito o que esperar. E já estava acostumada a ler no meu tablet, apesar de cansar a visão. Então, gosto de dar esse meu ponto de vista sobre o Kindle, é realmente impressionante como a tela pode ser, assim, sem brilho. Parece um papel mesmo.
Ou seja: não cansa a visão de jeito nenhum, você pode ficar horas e horas lendo sem preocupação.
A única desvantagem é que, assim como livros impressos, é preciso estar em um ambiente bem iluminado — sendo que isso pode ser uma vantagem, porque é mais saudável para os olhos ler em ambientes claros.
Duração da bateria
Esse também é um ponto que me surpreendeu bastante, porque eu tenho o hábito de ler horas e horas seguidas, sem parar. E a bateria, simplesmente, parece não acabar!
Quando eu uso o Kindle todos os dias, por muitas horas seguidas, a bateria costuma durar uma semana (se eu considerar usar ela até o final antes de carregar). Mas, se você deixar ele parado sem uso, a bateria dura mais de semanas.
Memória
Todos os modelos de Kindle são com 8GB. Então, como os arquivos de livros costumam não pesar nada, essa memória dura muito. Eu, por exemplo, nunca cheguei a encher totalmente a memória do meu e olha que eu compro muito livro na Amazon (muitos mesmo).
Por isso, caso sua preocupação seja lotar o Kindle com muitos livros e ficar naquele dilema de ter que apagar algum, não se preocupe tanto. Garanto: vai demorar um bom tempo para você encher sua memória.
Usabilidade
Em questão de usabilidade, o Kindle tem muitos recursos e configurações diferentes para você adaptar o dispositivo da maneira como achar mais confortável. Nós separamos os dois que mais gostamos para você ter uma noção:
1 – Tamanho das fontes
Apesar do último modelo do Kindle ter a tela maior, o que nós usamos é o pequeno. Então, cabe na mão mesmo gente, é bem compacto. Mas, um dos pontos legais disso tudo é que você pode ajustar o tamanho da letra das páginas.
Sendo assim, não tem problema o tamanho da tela. Você ajusta o tamanho das letras como achar melhor! Eu que uso óculos, por exemplo, gosto de deixar as palavras bem grandes. Porém, isso é gosto de cada um.
2 – Destaques e citações
Também dá para fazer destaques nas frases e citações que você curtiu e gostaria de deixar registrado no livro. Inclusive, essas anotações ficam salvas em uma pasta do seu Kindle, chamada de “Meus Recortes”. <3
Dá para deixar os seus destaques públicos também, ligando a opção “notas públicas” nas configurações. Na prática, todo mundo que adquiri o mesmo livro pela Amazon, pode ver os destaques feitos por outros leitores.
Como usar o Kindle
Para a aquisição de livros, você pode fazer isso de duas formas: comprando na Amazon ou fazendo o download do arquivo e transferindo para o Kindle.
Comprando na Amazon
Não tem mistério, o seu Kindle já vai vir com o sistema da Amazon todo bonitinho, incluindo a loja virtual. Então, você cadastra seu meio de pagamento e pronto, é só comprar quantos livros quiser.
Para quem tem o costume de ler muuuuito, sugiro a assinatura do Kindle Unlimited, que é basicamente um clube para leitores. Você paga a mensalidade e pode baixar de graça diversos títulos publicados na Amazon (e tem uma variedade imensa de livros para quem é assinante).
Transferindo arquivos
Outra opção é comprar os livros em outras lojas online ou até mesmo baixar livros de graça (não recomendamos, mas sabemos que acontece, né? Quem nunca…). Nesses casos, basta ter o arquivo em um formato que o Kindle consiga ler, então passá-los para o dispositivo com o próprio cabo USB.
Formatos de leitura para o Kindle:
- Kindle (.mobi, .azw)
- Word (.doc ou .docx)
- HTML (.html, .htm)
- RTF (.rtf)
- Texto (.txt)
- JPEG (.jpeg, .jpg)
- GIF (.gif)
- PNG (.png)
- BMP (.bmp)
- PDF (.pdf)
Também tem vários conversores online para Kindle se algum arquivo seu não rodar. Então, é bem tranquilo!
Quadrinhos
Além de livros, também dá para ler quadrinhos no Kindle. Alguns estão disponíveis para compra na Amazon, mas outra opção é você conseguir um arquivo legível e transferi-lo para seu dispositivo.
Qual Kindle comprar e onde comprar

É legal que você saiba que existem três modelos desse dispositivo: o Kindle Oasis, o Kindle Paperwhite e o Kindle 11ª Geração . Todos disponíveis na Amazon.
Cada um deles oferece diferentes recursos e experiências de leitura, adequados a diversas preferências e orçamentos.
- Kindle Oasis: É o modelo premium, com design ergonômico, tela de maior qualidade, e recursos como ajuste de temperatura da cor.
- Kindle Paperwhite: Oferece um equilíbrio entre preço e funcionalidades, com uma tela de alta resolução e resistência à água.
- Kindle 11ª Geração: Também conhecido como Kindle básico, é a opção mais acessível, ideal para quem busca uma experiência de leitura digital simples e eficaz.
Então o Kindle é bom mesmo? Vale a pena?
Sim, sim, sim! <3
Não podemos negar que somos absolutamente apaixonados pelo Kindle. Para nós, que gostamos de ler durante uma viagem, no ônibus, na cama ou em qualquer canto, essa tecnologia veio para facilitar nossas vidas.
Eu, Vanessa, estudei muito com o Kindle enquanto ia para a faculdade. Então, deixo essa dica para os universitários e professores de plantão! Ele também pode ser usado para fazer revisão de textos, para quem trabalha com redação, como nós! 🙂
Ademais, queremos saber o que você achou desse review. Ficou com vontade de comprar? Já comprou? Conta para gente!