InícioEletrodomésticosFogão Itatiaia é bom?

Fogão Itatiaia é bom?

Se você está procurando um fogão para compor a sua cozinha, provavelmente já deve ter se deparado com os modelos da Itatiaia. Isso porque a marca é nacional e vem crescendo muito nos últimos anos, já marcando uma forte presença no mercado. Mas, será que o fogão Itatiaia é bom mesmo?

Nosso primeiro contato com a marca foi em 2020, quando realizamos a primeira curadoria sobre o fogão Itatiaia. Segue abaixo atualização deste conteúdo.

Já podemos adiantar que foi difícil chegar a uma conclusão, pois mesmo após anos da primeira versão do conteúdo, a maioria dos relatos no Reclame Aqui seguem sobre fogões, mesmo que seja uma marca muito bem avaliada por lá (você vai entender na sequência).

Em suma, os fogões da Itatiaia parecem bons, mas alguns fatos nos deixaram na dúvida e vamos explicar o porquê! Sendo assim, veja as principais informações sobre a empresa, sua reputação entre os consumidores e os modelos mais populares!

A Itatiaia é uma marca de muitos anos de mercado

Conversando com algumas pessoas próximas, nossa equipe já percebeu que alguns consumidores tendem a achar que a Itatiaia é uma marca jovem, mas é o contrário!

Com mais de 50 anos de mercado, a Itatiaia foi fundada em 1964 na cidade de Ubá, Minas Gerais e o seu nome inspirado no Pico das Agulhas Negras, situado no Parque Nacional de Itatiaia.

Aliás, a Itatiaia passou rebranding, também conhecido como redesign de marca. Confira o vídeo oficial:

Atualmente, é considerada a maior fabricante de cozinhas no Brasil, com aproximadamente 1.850 colaboradores diretos (número esse que cresceu). Além disso, uma das informações que passam mais credibilidade é que a Itatiaia exporta seus produtos para América do Sul, América Central e África.

Reputação da Itatiaia

Presente há 15 anos no Reclame Aqui e com mais de 64 mil visualizações de consumidores, a Itatiaia possui uma avaliação geral nos últimos 6 meses de 9.0/10 no site.

Print do Reclame Aqui da marca Itatiaia em março de 2023.
Print do Reclame Aqui da marca Itatiaia em março de 2023.

Além disso, são 99,4% das reclamações respondidas e 96.3% de problemas resolvidos.

Outro ponto importante de destacar é que 83.2% dos clientes que reclamaram no portal, voltariam a fazer negócio.

Reputação dos fogões da Itatiaia

Enfim, nem tudo são flores. Apesar dos bons números que a Itatiaia tem no site do Reclame Aqui, 29,83% das reclamações são sobre os fogões (aumento desde 2021), sendo que 34,82% sobre eletrodomésticos em geral (baixou um pouco desde a primeira avaliação). Ou seja, índices que seguem bem altos.

Então, entre essas reclamações, as mais comuns são:

  • Qualidade do produto (no sentido de que poderiam ter mais cuidado na fabricação);
  • Problemas na entrega ou em serviços pós-compra (como assistência);
  • Políticas de troca (nem sempre é possível trocar, apenas cancelar a compra).

Por isso, por mais que o site demonstre que a empresa se preocupa com o pós-vendas é preciso dar atenção especial ao modelo que você pretende adquirir.

Outra forma de saber se o fogão Itatiaia é bom, é indo além do Reclame Aqui e procurando por depoimentos de clientes que já adquiriram o modelo de fogão. É o que fizemos!

Por exemplo, o Fogão Itatiaia 4 Bocas Itaglass conta com avaliação 5/5 no marketplace do Ponto Frio. Entretanto, essa nota é baseada na opinião de apenas 2 consumidores, que fizeram questão de elogiar o produto adquirido:

Comentários no Fogão Itatiaia
Fonte: Ponto Frio

É claro que todo marketplace possui diferentes avaliações, por isso a nossa dica é: primeiro, escolha um modelo de fogão da Itatiaia que te agrade mais. Depois, entre em lojas como Magazine Luiza, Americanas e outras para ver como estão as estrelas e os comentários de quem já comprou.

Em nossa pesquisa, ficou difícil se posicionar a favor ou contra. Isso porque vimos que alguns modelos estão bem avaliados, outros nem tanto. Ou seja, acreditamos que depende muito do tipo de fogão mesmo.

Melhores fogões da Itatiaia

Bom, para te dar uma ajudinha desde já, separamos os principais modelos de fogões da Itatiaia que estão sendo comercializados no momento. Mas, uma coisa é certa: não falta elegância no design de todos eles.

Entretanto, sabemos que não é só esse o fator mais importante na hora de escolher seu novo fogão. É por isso que vamos apresentar alguns detalhes importantes na hora da escolha:

Fogão Itatiaia 4 Bocas Itaglass

Moderno e prático, esse modelo possui acendimento automático, trempes individuais em ferro fundido, que são firmes, seguros e duráveis. Além disso, a combinação é perfeita com uma bela mesa de vidro temperado.

Ainda, o fogão ainda conta com o forno limpa fácil, com cavidade interna esmaltada e lisa para evitar o acúmulo de gordura e sujeira.

Fogão Itatiaia Itaglass
Fonte: Ponto Frio

As principais características do fogão são: 

  • acendimento automático;
  • bivolt;
  • mesa de vidro temperado;
  • forno limpa fácil;
  • trempes em aço fundido;
  • manípulos removíveis com sinalização de posição;
  • pés altos e resistentes;
  • puxador em aço;
  • design arrojado.

Fogão a Gás de Piso 4 Bocas Itatiaia Vitrum

Elegante e potente, este modelo conta com 4 bocas de tripla chama, acendimento automático e mesa de vidro temperado, que deixa o item mais bonito e fácil de limpar.

Ele ainda possui robustas e resistentes trempes em ferro fundido e um puxador ergonômico em alumínio escovado, projetado para não encostar a mão na porta ao abrir o forno. Por último, conta ainda com luz no forno e botões que saem facilmente para uma limpeza mais profunda e eficaz.

Fogão Itatiaia Vitrum Inox
Fonte: Magazine Luiza

As principais características do fogão são: 

  • acendimento automático;
  • mesa de vidro temperado;
  • trempes de ferro fundido;
  • bivolt;
  • forno autolimpante;
  • 50,75 cm de largura;
  • 93,38 cm de altura;
  • 62,12 cm de profundidade.

Fogão a Gás de Piso 5 Bocas Itatiaia Vitrum

Com 5 bocas de tripla chama, possui acendimento automático e mesa de vidro temperado — que deixa o item mais bonito e fácil de limpar. Além disso, dá mais segurança por conta dos seus resistentes trempes em ferro fundido e um puxador ergonômico em alumínio escovado, projetado para não encostar a mão na porta ao abrir o forno.

Enfim, é muito parecido com o modelo anterior, mas o seu diferencial é especificamente sua 5ª boca, perfeita para famílias maiores ou para quem gosta de inventar novos pratos na cozinha.

Fogão Itatiaia Vitrum
Fonte: Colombo

As principais características do fogão são: 

  • acendimento automático;
  • mesa de vidro temperado;
  • trempes de ferro fundido;
  • bivolt;
  • forno autolimpante;
  • 76,70 cm de altura;
  • 93 cm de altura;
  • 62,62 cm de profundidade.

Enfim… fogão Itatiaia é bom?

Selo é bom

Depende! 

Enfim, podemos afirmar que a Itatiaia é uma marca que se preocupa com o pós vendas e busca sempre a melhor experiência do cliente. Entretanto, com tantos relatos sobre a qualidade dos fogões, optamos em não recomendar a compra do fogão Itatiaia.

Por isso, a nossa dica final é para que você confira a seleção com os melhores fogões que fizemos a partir da avaliação de diversas marcas! Isso porque, se não for da Itatiaia, em alguma das outras você vai encontrar o fogão ideal. 🙂

Mas e aí, você já teve algum eletrodoméstico da Itatiaia para nos ajudar com essa avaliação? Conte como foi a experiência!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

  1. Eu comprei um fogão 4 bocas, Itatiaia Start Clean. A lataria, as bocas, os apoios de panelas, os pés são de péssima qualidade. O forno mal cabe uma forma de bolo média, as chamas são fracas. É o genérico dos genéricos da família de fogões a gás. Eu não recomendo ninguém a comprar esse modelo de fogão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos