Entre as marcas de eletrodomésticos, é interessante ver como o mercado está dando mais espaço para empresas familiares. No caso de hoje, a dúvida a ser respondida é se o fogão Clarice é bom, justamente um produto fabricado por este tipo de negócio.
Por isso, dei um pouco mais de atenção para a reputação da marca — já que não se trata de uma grande fabricante popular — e também trouxe opiniões de clientes e testes de qualidade.
A marca Clarice é boa?
Bom, para responder essa dúvida, decidi trazer o que temos de dados no Reclame Aqui, que serve como um termômetro para saber como estão os ânimos dos clientes em relação a uma marca ou empresa.
No caso da Clarice, a empresa está cadastrada no Reclame Aqui há 14 anos e sua nota geral de avaliação (que considera esse período total) é de 5.8. Ou seja, não é dos melhores cenários, já que a reputação “Ruim” ocorre quando a média de avaliação da empresa fica entre 5 e 5.9.
O que está baixando a nota da Clarice é o índice de pessoas que voltariam a fazer negócio, o índice de solução e a nota do consumidor (que está em 4.5 preocupante por ser abaixo da média).
E isso não é regra para todas as marcas de fogão, viu? Existem algumas fabricantes que são super bem avaliadas no Reclame Aqui. Veja nossa relação abaixo:
- Avaliação do fogão Consul
- Avaliação do fogão Atlas
- Avaliação do fogão Continental
- Avaliação do fogão Fischer
- Avaliação do fogão Electrolux
- Avaliação do fogão Dako
- Avaliação do fogão Mueller
Um resumo da história da Clarice
A Clarice é uma empresa familiar que existe desde 1960 e foi criada em São Carlos, SC. Na época, ainda não fabricavam eletrodomésticos, apenas acessórios para casa, como baldes, chuveiros de campana, chaminés, entre outros.
Foi apenas em 1970 que a Clarice começou a fabricar fogões a lenha e, a partir de então, se aventurou pelo mercado de fogões em geral. Sendo assim, são mais de 50 anos de atuação nesse segmento.
E os fogões Clarice são bons?
Para poder responder a essa pergunta, fui atrás de opiniões dos consumidores e até testes práticos de qualidade realizados por terceiros. Olha só o que encontrei:
Fogões Clarice da linha Delicato
Para que fosse possível trazer mais detalhes sobre qualidade e até a opinião de quem já comprou, decidi detalhar mais as informações que encontrei sobre os fogões Delicato.
Isso porque, aparentemente, esses são os modelos mais populares da Clarice. Tanto que vi esses fogões em diversos sites de testes e feedback de clientes, inclusive trouxe uma seleção das infos mais relevantes para esse tópico.
Enfim, a linha Delicato é a que oferece mais opções de design, com tamanhos que variam de quatro a seis bocas, além de várias opções de cores — das mais neutras até coloridas, como rosa. Ademais, os modelos também oferecem a possibilidade de tampo de inox ou de vidro temperado.
Outras linhas de fogões da Clarice
Abaixo, um pouquinho sobre os diferenciais das demais linhas de fogões da Clarice. Entretanto, esses outros modelos não são fáceis de encontrar nos marketplaces como os Delicato. Sendo assim, também não foi possível trazer feedbacks relevantes de clientes ou testes de qualidade realizados por outras empresas.
Fogões Clarice da linha Coraggio: São modelos de 4 ou 5 bocas, com tampo de vidro temperado. Aliás, o que mais achei interessante dessa linha é que uma das opções de acabamento lembra madeira, trazendo um diferencial no design para quem procura por algo mais rústico para combinar com a decoração da cozinha.
Fogões Clarice da linha Fascino: A linha de fogões Facino destaca-se pelo maior forno da categoria e modelos de 4 e 5 bocas. Com tecnologia de tripla chama e acendimento automático, esses fogões garantem um cozimento rápido e seguro. A altura de 90 cm proporciona ergonomia, tornando-os ideais para quem busca praticidade e eficiência na cozinha.
Fogões Clarice da linha Sognare: Modelos muito semelhantes aos da Coraggio, porém o tampo não é de vidro temperado, mas sim de inox.
Fogões Clarice da linha Veritá: São os modelos com mais opções de cores para o tampo, que é de vidro temperado. Nesse caso, você vai encontrar nas opções vermelho, azul, branco, preto e amarelo. Além disso, os tamanhos disponíveis são de 4 ou 5 bocas.
Então, fogão Clarice é bom ou não?
Nesse caso, parece que o fogão Clarice não é bom. ☹️
Pelo que consegui perceber em minha pesquisa, nem os feedbacks da marca em geral, assim como os específicos para fogões, estão bons. É claro que não chega a ser uma marca ruim, com avaliações muito baixas, mas ainda assim a nota está muito colada “na média” para me deixar tranquila a ponto de recomendar a compra.
Por outro lado, não posso negar que os preços do fogão Clarice são extremamente atrativos. Isso porque, até o momento dessa postagem, alguns modelos de quatro bocas estavam custando uma média de R$750,00. Ou seja, é muito barato em comparação com outras opções do mercado.
Ou seja, o que eu quero dizer é que alguns consumidores preferem arriscar a qualidade por causa do preço atrativo, é uma opção.
Nos ajude com sua opinião
Por fim, você já comprou algum fogão da Clarice? É bom? Ruim? Então, deixe sua opinião para nós no espaço de comentários, logo abaixo! Isso vai ajudar muito para que outros leitores possam ter acesso a mais feedbacks de quem já usou, na prática, um dos produtos. 🙂
Continua na busca pelo melhor fogão?
Justamente por não podermos indicar a compra do fogão Clarice, pensamos em trazer outras alternativas de marcas que se destacam pela qualidade e segurança de seus eletrodomésticos. Para descobrir quais são os melhores fogões do mercado, clique no link e veja nosso post especial!