InícioEletrodomésticosFogão Clarice é bom?

Fogão Clarice é bom?

Entre as marcas de eletrodomésticos, é interessante ver como o mercado está dando mais espaço para empresas familiares. No caso de hoje, a dúvida a ser respondida é se o fogão Clarice é bom, justamente um produto fabricado por este tipo de negócio.

Por isso, dei um pouco mais de atenção para a reputação da marca — já que não se trata de uma grande fabricante popular — e também trouxe opiniões de clientes e testes de qualidade.

A marca Clarice é boa?

Bom, para responder essa dúvida, decidi trazer o que temos de dados no Reclame Aqui, que serve como um termômetro para saber como estão os ânimos dos clientes em relação a uma marca ou empresa.

No caso da Clarice, a empresa está cadastrada no Reclame Aqui há 11 anos e sua nota geral de avaliação (que considera esse período total) é de 6.5. Ou seja, não é dos melhores cenários, já que notas abaixo de sete e acima de seis são consideradas como regulares, que ainda têm vários pontos a melhorar.

O que está baixando a nota da Clarice é o índice de pessoas que voltariam a fazer negócio, o índice de solução e a nota do consumidor (que está em 4.89, preocupante por ser abaixo da média).

O lado bom é que a empresa responde a 100% das reclamações deixadas na plataforma do Reclame Aqui. Mas, ainda assim, nos últimos 12 meses a nota baixou mais um pouco se comparada ao cenário geral, com 5.5.

Reclame Aqui da marca Clarice
Print feito no Reclame Aqui da Clarice em Junho de 2021.

E isso não é regra para todas as marcas de fogão, viu? Existem algumas fabricantes que são super bem avaliadas no Reclame Aqui. Veja nossa relação abaixo:

Um resumo da história da Clarice

A Clarice é uma empresa familiar que existe desde 1960 e foi criada em São Carlos, SC. Na época, ainda não fabricavam eletrodomésticos, apenas acessórios para casa, como baldes, chuveiros de campana, chaminés, entre outros.

Foi apenas em 1970 que a Clarice começou a fabricar fogões a lenha e, a partir de então, se aventurou pelo mercado de fogões em geral. Sendo assim, são mais de 50 anos de atuação nesse segmento.

E os fogões Clarice são bons?

Para poder responder a essa pergunta, fui atrás de opiniões dos consumidores e até testes práticos de qualidade realizados por terceiros. Olha só o que encontrei:

Fogões Clarice da linha Delicato

Para que fosse possível trazer mais detalhes sobre qualidade e até a opinião de quem já comprou, decidi detalhar mais as informações que encontrei sobre os fogões Delicato.

Isso porque, aparentemente, esses são os modelos mais populares da Clarice. Tanto que vi esses fogões em diversos sites de testes e feedback de clientes, inclusive trouxe uma seleção das infos mais relevantes para esse tópico.

Enfim, a linha Delicato é a que oferece mais opções de design, com tamanhos que variam de quatro a seis bocas, além de várias opções de cores — das mais neutras até coloridas, como rosa. Ademais, os modelos também oferecem a possibilidade de tampo de inox ou de vidro temperado.

Fogão Clarice Delicato
Fonte: Clarice

Fogão Clarice Delicato na PROTESTE

O fogão Clarice Delicato Plus foi um dos modelos que não passou nos testes de segurança realizados pela PROTESTE em 2012. Neste teste, a equipe apurou o risco de um fogão tombar nos casos em que a porta do forno fica aberta e algum peso é colocado sobre ela.

Como exemplo, eles trouxeram situações onde uma criança poderia colocar seu peso em cima da porta de vidro aberta, ou até um adulto realizar a mesma ação para tentar pegar algum objeto. Nesse caso, os fogões que não passaram no teste foram aqueles que tombaram em situações relacionadas.

Fogão Clarice Delicato no Qual Escolher

Assim como a PROTESTE, o site Qual Escolher também é voltado para testar e analisar diversos fatores de qualidade, segurança e consumo de um eletrodoméstico. Por lá, o modelo avaliado foi o Clarice Delicato 6 bocas, que ficou com uma nota de 7.1 pela redação, uma média que não é considerada boa por eles.

Veja alguns prós e contras que o Qual Escolher levantou para esse fogão:

Prós

  • Prateleira do forno com regulação de altura;
  • Forno com paredes lisas esmaltadas.
Contras

  • Sem acendimento automático ;
  • Vidro interno do forno é parafusado;
  • Queimadores de baixa potência;
  • Grafismo pintado;
  • Prateleira fixa ;
  • Somente uma prateleira no forno;
  • Alto consumo de gás no forno;
  • Tempo de garantia curto.

Fogão Clarice Delicato na opinião de quem já comprou

No site É Bom Vale a Pena, onde os consumidores podem avaliar os produtos que já compraram, um dos modelos Delicato está sendo comentado: o Fogão a Gás Clarice Delicato Plus Glass 4 Bocas Preto Bivolt. Nesse caso, foram cinco feedbacks deixados, onde duas pessoas avaliaram com nota 10, uma com 6, outra com 4 e a nota mais baixa foi 2.

Depoimentos fogão Clarice

Outras linhas de fogões da Clarice

Abaixo, um pouquinho sobre os diferenciais das demais linhas de fogões da Clarice. Entretanto, esses outros modelos não são fáceis de encontrar nos marketplaces como os Delicato. Sendo assim, também não foi possível trazer feedbacks relevantes de clientes ou testes de qualidade realizados por outras empresas.

Fogões Clarice da linha Coraggio: São modelos de 4 ou 5 bocas, com tampo de vidro temperado. Aliás, o que mais achei interessante dessa linha é que uma das opções de acabamento lembra madeira, trazendo um diferencial no design para quem procura por algo mais rústico para combinar com a decoração da cozinha.

Fogões Clarice da linha Sognare: Modelos muito semelhantes aos da Coraggio, porém o tampo não é de vidro temperado, mas sim de inox.

Fogões Clarice da linha Veritá: São os modelos com mais opções de cores para o tampo, que é de vidro temperado. Nesse caso, você vai encontrar nas opções vermelho, azul, branco, preto e amarelo. Além disso, os tamanhos disponíveis são de 4 ou 5 bocas.

Então, fogão Clarice é bom ou não?

Selo é bom

Nesse caso, parece que o fogão Clarice não é bom. ☹️

Pelo que consegui perceber em minha pesquisa, nem os feedbacks da marca em geral, assim como os específicos para fogões, estão bons. É claro que não chega a ser uma marca ruim, com avaliações muito baixas, mas ainda assim a nota está muito colada “na média” para me deixar tranquila a ponto de recomendar a compra.

Por outro lado, não posso negar que os preços do fogão Clarice são extremamente atrativos. Isso porque, até o momento dessa postagem, alguns modelos de quatro bocas estavam custando uma média de R$425,00. Ou seja, é muito barato em comparação com outras opções do mercado.

Ou seja, o que eu quero dizer é que alguns consumidores preferem arriscar a qualidade por causa do preço atrativo, é uma opção. O único cuidado é tomar essa decisão apenas se não tiver crianças em casa, principalmente, por conta do resultado do teste da PROTESTE.

Nos ajude com sua opinião

Por fim, você já comprou algum fogão da Clarice? É bom? Ruim? Então, deixe sua opinião para nós no espaço de comentários, logo abaixo! Isso vai ajudar muito para que outros leitores possam ter acesso a mais feedbacks de quem já usou, na prática, um dos produtos. 🙂

Continua na busca pelo melhor fogão?

Justamente por não podermos indicar a compra do fogão Clarice, pensamos em trazer outras alternativas de marcas que se destacam pela qualidade e segurança de seus eletrodomésticos. Para descobrir quais são os melhores fogões do mercado, clique no link e veja nosso post especial!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Gabi Schilling
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos