InícioEletrodomésticosFogão Atlas é bom?

Fogão Atlas é bom?

Estar indeciso sobre a qualidade do fogão Atlas é uma situação comum, já que esta marca ainda não possui a mesma tradição de outras marcas como Brastemp, Electrolux e Consul.

No entanto, a competitividade de preços e o atraente design dos fogões Atlas tornam a compra deste modelo uma tentação para muitos.

E agora? Pagar mais caro em uma marca com mais renome ou apostar na Atlas e passar por essa experiência? Para ajudar você a tomar essa decisão, hoje vamos atualizar já a segunda versão deste post e mostrar algumas informações que ajudam na compra:

A história da Atlas: para que você veja que se trata de uma marca que já está há bons anos no mercado e fabrica fogões desde sempre!

Feedback de consumidores: o que as pessoas estão falando em plataformas como PROTESTE e ainda a nota do site Reclame Aqui. Afinal, quem já testou pode te dar os melhores conselhos. E para facilitar esse caminho, o nosso papel é juntar todas as opiniões em uma única avaliação e trazer por aqui!

Análise dos consumidores dos fogões Atlas

Uma das principais maneiras de descobrir se um produto é bom ou não é vendo a opinião de outras pessoas que já tiveram experiências com modelos iguais ou similares ao que você procura.

Por isso, além dessas impressões, trouxemos também um pouco da reputação da marca e quais os fogões Atlas estão melhor avaliados em sites de comparação de produtos.

Fogões Atlas na PROTESTE

Em uma análise feita pela PROTESTE em que foram avaliados e comparados 15 modelos de fogões, a Atlas ocupou o 2° e 3° lugar do ranking, além de ser a marca com mais produtos na lista. Entretanto, há modelos que também não se saíram tão bem no teste e não são recomendados para compra. Vamos te mostrar ambos os lados!

  • O teste de combustão verificou se havia vazamento de monóxido de carbono acima dos limites permitidos em condições críticas de pressão e vazão de gás.
  • A segurança mecânica avaliou a integridade do circuito de gás, risco de tombamento do produto, conexões, registros, manípulos, injetores de gás, dispositivos de supervisão de chama, sistema de ignição, estabilidade dos queimadores, propagação e estabilidade da chama.
  • A facilidade de uso examinou aspectos que tornam o uso do forno mais simples, como manuseio, visibilidade, limpeza interna, remoção de alimentos, grades removíveis e operação dos botões.
  • A segurança térmica consistiu em aquecer todos os queimadores e o forno a 200ºC e medir a temperatura da tampa de vidro e superfícies metálicas após uma hora.
  • O manual de instruções foi avaliado quanto à quantidade de informações sobre segurança, limpeza, uso, solução de problemas e figuras.
  • O teste prático verificou a distribuição de calor no forno em situações cotidianas, como o preparo de um bolo.
  • O desempenho energético avaliou o rendimento dos queimadores e consumo de gás para verificar se atendem à classificação A na etiqueta.
  • Por fim, a estabilidade e precisão de temperatura foram testadas verificando a variação da temperatura indicada pelo manípulo do forno e o tempo necessário para estabilizar a temperatura.

A partir dos quesitos da pesquisa, apontamos os principais modelos da Atlas que você deve dar uma atenção especial:

Fogão Atlas Agile 4Q

Com uma nota 80 de 100, o Fogão Atlas Agile 4Q foi considerado o melhor da Atlas no teste. Com 4 bocas, mesa de vidro e forno de 50 L ele possui acendimento automático dos queimadores, além de duas grades deslizantes no forno. Tem classificação A em eficiência energética.

Fogão Atlas Agile 4Q
Fonte: PROTESTE

Fogão Atlas Agile Glass 4Q

Empatado com os mesmos 80 pontos do Atlas Agile, o fogão Atlas Agile Glass possui praticamente as mesmas características do modelo anterior. Seu diferencial está no seu design que combina com o tampo de vidro temperado.

Fogão Atlas Agile Glass 4Q
Fonte: PROTESTE

Tanto esse como o modelo anterior trazem um design bom para quem gosta da proposta do cooktop mas acaba necessitando de um fogão tanto pelas questões do forno como pela instalação. Isso porque esses modelos “imitam” o tampo de vidro dos cooktops, com os botões na superfície.

Ademais, ambos são modelos que facilitam a limpeza, sejam gorduras no vidro ou até passar uma vassourinha no chão (por isso os pés são mais altos, inclusive).

Disponível no acabamento preto e inox.

Fogão Atlas Mônaco Plus

Com uma nota 71, o Fogão Atlas Mônaco Glass também recebeu o selo do Proteste de “A ESCOLHA CERTA“.

Fogão Atlas Mônaco Plus
Fonte: PROTESTE

Com uma mesa em aço inoxidável e tampa de vidro, o fogão de piso Atlas Mônaco Plus possui 4 bocas, incluindo 2 queimadores tradicionais com 1,7 kW de potência e 2 queimadores familiares com 2,0 kW. Além disso, o modelo vem com duas grades duplas de aço esmaltado e botões removíveis que tornam a limpeza mais fácil.

 

Com dimensões típicas de uma categoria de 4 bocas (48×88,6×58,5) – o fogão Atlas Mônaco Plus possui revestimento antiaderente e acabamento fácil de limpar. O forno deste modelo acompanha uma grade deslizante que facilita a retirada de formas e travessas, além de proporcionar maior segurança. Outra característica é o selo Procel A, que garante mais economia e eficiência energética.

Empresa destaque no Reclame Aqui

Entender a relação entre cliente e empresa no pós-vendas também é um outro fator que pode ser decisivo na hora da compra, e nisso, a Atlas se destaca.

Com o selo RA1000 em todo seu histórico no Reclame Aqui, a Atlas permanece com a sua avaliação geral nota 9. O que se justifica por seus mais de 17 anos no portal em que já contou com mais de 4 mil reclamações e respondeu 99,7% delas.

Print tirado em novembro de 2023 da Reputação Geral da Atlas no Reclame Aqui.

Sua nota elevada, como podemos ver, é decorrente dos 94.1% das reclamações resolvidas, com 83% dos consumidores que voltariam a fazer negócio.

Atlas Eletrodomésticos é bem mais antiga do que você imagina

A Atlas é uma empresa brasileira fundada em 1940 em Pato Branco, começou fabricando fogões a lenha.

Conforme a necessidade de expansão de mercados, a empresa viu a  necessidade entrar no mercado de fogões à gás.

A Atlas começou fabricando cerca de 4 fogões por dia, mas já no fim da década de 80, cresceu a ponto de se tornar uma das maiores produtoras de fogões do Brasil. Em 2010, a empresa fabricava cerca de 6.800 fogões por dia.

Além dos seu mais de 80 anos de mercado, a Altas se firmou como referência no ramo de eletrodomésticos e fogões por diversos outros motivos, como por exemplo:

  • ótimo custo benefício;
  • grande variedade de modelos;
  • design variado e moderno;
  • tecnologias que melhoram a experiência do consumidor;
  • potência e segurança.

 

Dica… 4, 5 ou 6 bocas no fogão, como escolher?

A escolha quantidade certas de bocas no fogão depende do tamanho da sua família e da frequência com que você costuma cozinhar. Aqui estão algumas sugestões:

  • Para uma família pequena (2 a 4 pessoas), um fogão de 2 a 4 bocas é adequado.
  • Para uma família média (5 a 7 pessoas), um fogão de 4 a 5 bocas é recomendado.
  • Para uma família grande (mais de 8 pessoas) ou para quem costuma cozinhar em grandes quantidades, um fogão de 5 ou mais bocas é a escolha ideal.

Lembre-se de escolher um fogão com bocas de tamanhos diferentes para que você possa ajustar a potência para diferentes tipos e tamanhos de panelas. Considere também a potência total e o consumo de energia do aparelho.

Posso confiar que o fogão Atlas é bom mesmo?

Selo é bom

Sim, ainda acreditamos que é uma das melhores marcas de fogões! 

Como toda grande empresa, claro que a Atlas tem suas exceções, como mostramos aqui, porém em sua maioria, a marca é com certeza uma das melhores no ramo. Além disso, super bem avaliada no pós-vendas e na comparação de produtos, optar por um fogão Atlas pode ser uma boa compra para sua cozinha.

Não podemos ignorar o comentário negativo da Jéssica no nosso portal ai embaixo nos comentários. Porém, com mais avaliações nos sentiríamos mais seguros em mudar de opinião. Então, se você já teve uma experiência com algum fogão desta marca, nos deixe uma mensagem.

Agora que você já sabe que o fogão Atlas é bom, aproveite para comparar com outras fabricantes na nossa avaliação das melhores marcas de fogão! Assim é muito mais fácil tomar sua decisão final de compra.

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
3.35 (23 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

  1. Fogão atlas não gostei nem recomendo péssima escolha que eu fiz, não troquei ainda por não estou em condições no momento,o fogão com menos de 1 ano queimou todos acendedor automático e do forno também,veio com um pé solto sem parafuso as bocas enferrujam rápido que vira um pó , não recomendo nunca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos