InícioEletrodomésticosCooktop Dako é bom?

Cooktop Dako é bom?

A Dako é uma das fabricantes de eletrodomésticos que mais marca presença nos lares brasileiros. Considerando que é uma marca muito conhecida por seus fogões de qualidade, que unem custo-benefício e durabilidade, é lógico supor que o cooktop Dako é bom, né?

Para confirmar (ou não 🤓) essa hipótese, decidimos estudar os modelos de cooktop Dako a fundo para entender se a compra vale a pena e descobrir as principais vantagens desse produto. Além disso, vamos atualizar este conteúdo. Desta forma, você não perde nadinha de informação.

Um pouco sobre a Dako

A Dako foi fundada aqui no Brasil, em 1935, e contou com fabricação própria por quase 70 anos. Depois disso, em 2017, foi vendida para o grupo Mabe, do México, que também tinha marcas como Continental e General Electric dentro do seu guarda-chuva.

Hoje, a Dako opera sob a estrutura da Atlas, outra fabricante que é referência no mercado de eletrodomésticos. Mesmo assim, a força da Dako ainda é enorme: já foram mais de dez anos consecutivos como a marca de fogão mais lembrada pelos brasileiros no Top of Mind!

Inclusive, já até fizemos uma análise contando se o fogão Dako é bom aqui no blog. Spoiler: é, e os cooktops seguem a mesma linha 🤩 Mas continua lendo que eu te mostro!

Ah, outro fator legal para considerar: a Dako conta com um e-commerce próprio, ou seja, você pode comprar direto da fábrica! É uma boa opção para contar com condições de pagamento e descontos exclusivos e não ficar tão dependente dos marketplaces, né?

Conhecendo a linha de cooktops Dako

Diferente dos fogões, a linha de cooktops da Dako é beeeeem enxuta. No momento em que esse post foi escrito (em janeiro de 2024), existiam apenas 3 linhas disponíveis na loja da marca: Diplomata, Diplomata Gourmet e Supreme.

Linha Diplomata

Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt
Cooktop a Gás 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Diplomata Bivolt

O Cooktop a Gás 5 Bocas Preto, com Mesa de Vidro e Tripla Chama, é o único modelo da linha Diplomata da Dako.

Além do design moderno, possui recursos como mesa de vidro temperado, grades de ferro fundido quadradas com 8 pontos de apoio, acendimento superautomático, botões ergonômicos e trava de segurança infantil.

Na versão de 5 bocas, você encontra 3 queimadores semirrápidos de 1,7 kW, 1 queimador rápido de 3,0 kW e 1 queimador extrarrápido tripla chama de 3,3 kW, localizado à direita da mesa.

Linha Diplomata Gourmet

Cooktop a Gás 5 Bocas com Mesa de Aço Inox Escovado Dako Diplomata Gourmet 220V
Cooktop a Gás 5 Bocas com Mesa de Aço Inox Escovado Dako Diplomata Gourmet 220V

Único na linha Diplomata Gourmet, o Cooktop Diplomata Gourmet possui uma mesa de aço inoxidável escovado, um sistema de acendimento superautomático – basta girar o manípulo para acender e grades duplas em ferro fundido.

Além disso, ainda conta com botões ergonômicos e removíveis com duas cores para mais conforto e facilidade de limpeza. Ademais, conta com uma válvula de segurança em todas as bocas, suporte para panelas Wok e um poderoso queimador Dupla Chama de 4,2 kW, que proporciona eficiência e rapidez no preparo dos alimentos.

Disponível na versão de 5 bocas, este modelo inclui 2 queimadores semirrápidos de 2,0 kW, 1 queimador rápido de 2,9 kW, 1 queimador auxiliar de 1,0 kW, 1 queimador Dupla Chama de 4,2 kW e tem dimensões de 86 x 10,6 x 51 cm (largura x altura x profundidade).

Linha Supreme

Esta linha já tem disponível quatro modelos diferentes. Aliás, inclusive tem lançamento!

Cooktop 2 Bocas com Mesa de Vidro Dako Supreme Bivolt (último lançamento)

Cooktop 2 Bocas com Mesa de Vidro Dako Supreme Bivolt
Cooktop 2 Bocas com Mesa de Vidro Dako Supreme Bivolt

O Cooktop Supreme a gás de 2 bocas é perfeito para cozinhas compactas, espaços gourmet e áreas de churrasco. Aliás, seu design é moderno e potente.

já a mesa de vidro é resistente e fácil de limpar. As grades de ferro fundido são robustas, oferecendo estabilidade e segurança para suas panelas, além de serem visualmente atraentes em qualquer ambiente.

Para acender as bocas do cooktop, incluindo a Mega Chama que acelera o preparo dos alimentos, basta girar o botão. Isso economiza tempo para desfrutar com a família e amigos.

Por fim, a limpeza é ainda mais simples com botões removíveis e queimadores selados, que evitam a entrada de resíduos.

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V
Cooktop de Indução 4 Bocas Preto com Trava de Segurança Dako Supreme 220V

O Cooktop de Indução Supreme tem um design minimalista! Com recursos como indicador de calor residual, detector de panela e trava de segurança no painel touch, você tem a garantia de segurança, evitando acionamentos acidentais e protegendo as crianças.

A velocidade é impressionante, especialmente na nona potência turbo, e a limpeza é fácil. A mesa ultra resistente permanecerá brilhante sem a necessidade de esfregar.

Além disso, esta versão possui 4 zonas de cocção com 1,5 kW e até 9 níveis de potência por zona, com destaque para as zonas dianteira esquerda e traseira direita, que atingem até 2 kW de potência.

Cooktop 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

Cooktop 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt
Cooktop 5 Bocas Preto com Mesa de Vidro e Tripla Chama Dako Supreme Bivolt

A Dako afirma que esta mesa de vidro não é apenas linda, mas também altamente resistente e fácil de limpar. As grades de ferro fundido são robustas, oferecendo estabilidade com 4 pontos de apoio para suas panelas, além de serem visualmente impressionantes.

Acender as bocas, especialmente as Mega e Tripla Chamas que aceleram o preparo dos alimentos, é simples: basta girar.

Para manter o cooktop com aparência de novo, os botões são removíveis para facilitar a limpeza e os queimadores são selados, impedindo a entrada de resíduos.

A versão de 5 bocas inclui 3 queimadores de 1,65 kW, 1 queimador Mega Chama de 2,85 kW, 1 queimador Tripla Chama de 3,25 kW e tem dimensões de 73,5 x 12 x 46 cm (largura x altura x profundidade).

Aliás, neste modelo você também encontra o cooktop de 4 bocas. E ela apresenta 3 queimadores de 1,65 kW, juntamente com 1 queimador de Tripla Chama de 3,25 kW, e possui dimensões de 58 x 12 x 46 cm (largura x altura x profundidade).

Características específicas dos cooktops da Dako

Mas vamos dar uma olhada nas características específicas aqui embaixo! 👇

Design

Se você curte um design mais elegante e discreto, a Dako não perde em nada para outras fabricantes um pouco mais caras (como a Brastemp). A trempe mais “grossinha” e diagonal que é característica dos modelos da marca traz um ar industrial e robusto que vai muito bem em cozinhas modernas.

Trempe do cooktop DakoTrempe do cooktop Fischer"</td
1 -Trempe do cooktop Dako2 – Trempe do cooktop Fischer3 – Trempe do cooktop Esmaltec

Mesa

A maioria dos cooktops Dako possuem mesa de vidro temperado com 6 milímetros de espessura, um dos materiais mais comuns para esse produto. Em comparação com o acabamento de aço inox, o vidro é bem mais fácil de limpar.

Você só precisa tomar o cuidado de usar produtos não abrasivos (o mais recomendado é sabão neutro) para não deixar manchas na superfície, viu? E saiba também que o melhor momento para fazer a limpeza é antes que o vidro esfrie completamente, para que a gordura não incruste no material.

Chamas

Entre produtos similares, o cooktop Dako 4 bocas chama atenção por contar com uma tripla chama de 3.300W, potência acima da média do mercado (3.000W). Esse é um super ponto positivo para quem precisa fazer bastante comida ao mesmo tempo, já que acelera o cozimento dos alimentos — especialmente em panelas mais amplas.

As opções de cooktop Dako 5 bocas contam com essa mesma tripla chama e outra, chamada de mega chama (3.000W), além de três queimadores tradicionais (1.700W).

Trempes

As trempes do cooktop Dako são feitas de ferro fundido, outro material comum e resistente para esse tipo de produto. Alguns modelos de outras marcas possuem alternativa em aço esmaltado, que pode ser mais leve e esguia, mas o ferro ainda ganha por aguentar melhor o peso das panelas.

Além disso, as trempes são individuais, o que facilita bastante na hora da limpeza e também ajuda a evitar riscos na superfície da mesa (ponto para os desastrados 🙋).

Outras características

Ainda tem algumas outras funcionalidades que eu acho bem interessantes na hora de decidir comprar um cooktop da Dako. Olha:

  • Acendimento superautomático: praticidade na hora de acender o queimador;
  • Garantia de 12 meses: pode ser acionada contra defeitos de fabricação;
  • Botões removíveis: facilidade para realizar a limpeza da mesa.

Ponto negativo: cadê a variedade?

O único ponto negativo (que não me faz duvidar se o cooktop Dako é bom, mas poderia me levar a comprar de outra marca) é justamente a falta de variedade. 😔

Além de poucas opções de cores e quantidade de bocas, não temos cooktops elétricos ou com timer digital, uma funcionalidade bastante procurada em outras marcas e que dá um ar bem tecnológico para o eletrodoméstico.

A questão é que esses modelos também têm valor bem mais alto, então parece que a Dako tentou manter o custo-benefício dos produtos pelo qual é conhecida nessa situação.

Se você está procurando por mais opções e está disposto a desembolsar um pouquinho mais, dá uma olhada na nossa avaliação sobre cooktop Fischer. A marca conta também com modelos de indução e também trabalha com uma maior variedade de bocas (de 1 a 6).

Dako no Reclame Aqui

Para atestar se o cooktop Dako é bom, não podemos levar apenas o produto em consideração. O atendimento ao consumidor também deve ser um ponto essencial na hora de escolher de quem comprar seu cooktop.

Por isso, quando o assunto é Reclame Aqui, seguimos super felizes em afirmar que a Dako é uma das melhores marcas. Aliás, já há dois anos mantinha a mesma nota de 9.0 e o selo RA1000, concedido somente a empresas que tem excelência em atendimento na plataforma.

Porém nessa nova consulta a nota aumentou! Veja abaixo:

Reputação da Dako Eletrodomésticos atualizada no Reclame Aqui em janeiro de 2024.
Reputação da Dako Eletrodomésticos atualizada no Reclame Aqui em janeiro de 2024.

Eles respondem quase a todas as reclamações com um tempo de resposta médio super curto, de 1 dia e 13 horas. Ou seja, você tem certeza de que vai ser amparado caso aconteça algum problema com a sua compra.

Além disso, 94.8% das reclamações postadas são solucionadas, o que é um ótimo indicador de que a empresa se esforça para resolver os problemas dos clientes.

É por isso que a Dako tem o selo RA1000 — onde o próprio Reclame Aqui atesta que todos os indicadores de atendimento estão excelentes. Para quem está comprando, é uma tranquilidade a mais saber que não precisará se estressar tanto com qualquer contratempo, né? 😉

Comparativo com outras marcas de cooktop

Para que a gente possa ter uma noção de como o atendimento da Dako se destaca quando comparado a outras empresas, eu trouxe uma lista com as notas médias de algumas fabricantes de cooktop. Olha:

  • Dako: 9.1 (Selo RA1000) 🏅
  • Atlas: 9.1 (Selo RA1000) 🏅
  • Electrolux: 8.9 (Selo RA1000) 🏅 – caiu desde a última consulta.
  • Chamalux: 7.6 (Bom) – caiu bastante o índice desde a nossa última curadoria.
  • Mueller: 8.1 (Ótimo) – neste caso subiu muito a nota.
  • Brastemp: 8.1 (Selo RA1000)🏅 – e conquistou recentemente o selo RA1000.
  • Fischer: 8.3 (Regular) – saiu de uma média de 6 para 8, ou seja deu um salto na nota.
  • Consul: 8.2 (Ótimo)
  • Tramontina: 8.4 e perdeu o selo RA1000;
  • Fogatti Eletrodomésticos: 7.6 (Regular) – Caiu um pouco a nota e deixou de ser considerado um índice bom.
  • Philco: 7.5 (Regular)

Vale lembrar que a Dako opera sob a mesma estrutura da Atlas, então, o bom atendimento é da casa!

Média de preço de cooktop Dako

Os cooktops da Dako possuem média de preço alinhada com o mercado, mas se destacam pelo custo-benefício porque oferecem funcionalidades exclusivas (como a potência da tripla chama), design elegante e materiais duráveis.

No preço cheio (em janeiro de 2023), os modelos de 4 bocas flutuam entre R$ 650 e R$ 850. Para as opções com 5 bocas, a variação é de R$ 850 a R$ 1.100. Mas vale ficar de olho na loja da Dako para garantir um precinho melhor, porque eles estão sempre cheios de ofertas por lá!

E aí? O cooktop Dako é bom?

Selo é bomÉ sim! 💕

Além de ser um produto robusto, durável e de qualidade, o cooktop Dako é bom porque ainda vem com a certeza de um atendimento satisfatório por parte da marca.

Apesar de perder para outras marcas no quesito variedade de modelos, a Dako é uma ótima opção se você quer um produto mais clássico, sem grandes inovações de coloração ou design, mas que ainda sai com um bom custo-benefício quando se considera a durabilidade dos seus materiais.

Por fim, se você tem um cooktop Dako em casa, me conta aqui nos comentários se você concorda com essa avaliação e quais você acha que são os pontos positivos e negativos dele? Assim você ajuda quem ainda está decidindo se compra ou não.

Ah, e também não deixa de dar uma olhada nas nossas outras análises de eletrodomésticos. Isso porque tem avaliação de micro-ondas, purificador de água, geladeira, máquina de lavar, coifa e basicamente tudo que você precisa para renovar a casa inteirinha 😉 Até a próxima!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos