Coleira Seresto é boa?

- ANÚNCIO -

Eu (Gabi) fiquei muito feliz em poder ajudar nesta análise, porque aqui em casa temos dois cachorrinhos que usam coleiras antipulgas. Acontece que já tive a dúvida se a coleira Seresto é boa, não só pela efetividade do produto, mas por questões de custo-benefício também.

Por isso, na avaliação de hoje, trouxemos os pontos mais relevantes a serem analisados para ajudá-lo na compra, tanto em qualidade da coleira quanto sobre valer a pena ou não o investimento.

O que é a coleira Seresto?

A coleira Seresto é uma das marcas mais conhecidas de coleiras antipulgas, isso porque ela foi desenvolvida pela Bayer. Lembra? Se é Bayer, é bom. Enfim, em questão de credibilidade de marca, essa fala por si só. Afinal, estamos falando de uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos no segmento químico e farmacêutico.

Mas, vamos olhar para o produto em si. A Seresto é uma coleira que age contra pulgas, carrapatos e até mesmo piolhos (mas não se preocupe, o piolho de cão não afeta os seres humanos). Além disso, ela protege o seu pet de riscos de doenças transmitidas pelo que chamamos de “vetores”, ou seja, problemas que seu bichinho desenvolva por causa da picada de algum inseto.

Por exemplo, um caso muito comum nos últimos tempos foi a leishmaniose, doença que pode ser evitada com vacina e também com os cuidados contra insetos em geral. Nesse caso, essa coleira é um forte aliado ao combate de doenças desse tipo.

A coleira Seresto é boa para cães e gatos

Esse produto é indicado tanto para cães quanto para gatos. Porém, esteja atento ao peso indicativo na embalagem. Os maiores gatos pesam menos que os maiores cães, por isso as coleiras maiores não são feitas para os felinos.

Para ter certeza de que a coleira é indicada para seu gatinho, veja a foto da embalagem. Quando for para ambos os pets, os dois aparecem na ilustração. 🐶🐱

Como funciona a coleira Seresto?

A coleira de Seresto funciona através do contato com a pele e o pelo no animal. Após esse primeiro contato, o produto já começa a ser liberado e o corpo absorve através da penetração do princípio ativo pela gordura da pele do animal.

O mais interessante é que o produto é liberado de pouquinho em pouquinho, pois pequenas doses dele já são suficiente para eliminar insetos existentes e prevenir outros.

Outro ponto muito importante é que a coleira Seresto atua como repelente assim que o inseto sobe no corpo do seu cachorro ou gato. Ou seja, o inseto não precisa picar o animal para ser eliminado.

Isso é ótimo para evitar alergias, principalmente em cães e gatos que já possuem algum tipo de problema de pele (além de evitar diversas doenças).

Outra tecnologia da coleira Seresto que vale muito a pena é o fato do produto não ter cheiro, nem liberar óleo ou pó.

Por que a coleira não funciona em alguns casos

Achamos extremamente importante explicar como funcionam essas coleiras ou qualquer outro tipo de remédio contra insetos. Porque é muito comum que algumas pessoas culpem a ineficiência desses produtos, quando na verdade há diversos equívocos sobre o uso.

Abaixo, os casos em que a sua coleira realmente não vai funcionar:

Infestação ambiental

Quando não houver o controle de infestação ambiental. É claro que a coleira irá evitar que o cão ou o gato sofram com picadas e multiplicação dos insetos em seus corpos. Porém, as coleiras não eliminam os insetos no ambiente. 

Existem produtos indicados para isso (inclusive, cuide para que os animais não cheguem perto desses agentes químicos, pois geralmente não podem ser ingeridos).

Outro ponto que muita gente fala “ah, mas minha casa e meu pátio estão sempre limpos, quer dizer que é o produto que não funciona mesmo”. Errado. Se o seu bichinho só fica em casa e continua tendo muitas pulgas e carrapatos subindo no corpo, é um indicativo que existe algum canto do ambiente, que está seguro para os ninhos e a proliferação dos insetos, sim!

Lembre: nenhum inseto vai criar seu ninho nos locais que você sempre limpa. Aqui mesmo na minha casa (Gabi) já tivemos infestação de pulgas que fizeram ninho em buraquinhos minúsculos do parquet do chão (onde não penetrava nenhum produto de limpeza). Só depois que descobrimos e aplicamos produtos direto na fonte é que a infestação acabou.

Banhos muito frequentes

Outra situação são os banhos. Apesar da coleira Seresto não precisar ser retirada para o banho do bichinho, isso não quer dizer que o seu efeito seja cortado e tenha que reiniciar. O que acontece é que toda vez que você limpa totalmente o produto do corpo do animal, a coleira leva cerca de 24h para espalhar o ativo novamente e manter seu pet seguro outra vez.

Ou seja: banhos muito frequentes, de semana em semana, não ajudam muito no resultado das coleiras.

Insetos vivos

Por fim, a coleira não evita que os insetos subam no corpo do seu animalzinho. Isso quer dizer que é normal encontrar pulgas e carrapatos vivos no pelo do pet, mas é certo que esses parasitas não durarão muitas horas.

Além disso, a coleira é totalmente eficaz contra a proliferação desses insetos enquanto eles estiverem no corpo do cão ou do gato. Ou seja, se o ambiente não estiver com infestação, os parasitas também não conseguem se reproduzir ao estarem no animal.

Opinião dos consumidores no Reclame Aqui

Bom, a nota da Bayer para produtos animais realmente está péssima no Reclame Aqui, o que é preocupante. Até a data desta avaliação, a marca está com 5.2, o que é considerado ruim pela plataforma.

Essa nota é um reflexo de diversos fatores: poucas pessoas que voltariam a fazer negócio, índice de solução baixo e nota do consumidor baixa também. Mesmo que eles respondam a todas as reclamações.

Confesso que toda nossa equipe ficou preocupa com a nota, porque esperávamos uma avaliação bem melhor para uma marca como a Bayer. Então, fomos atrás da nota da principal concorrente: a Ouro Fino. E aí mais uma surpresa: a nota estava mais baixa ainda, 4.8.

Bom, diante desse cenário catastrófico, demos atenção redobrada as reclamações relacionadas as coleiras antipulgas, em ambas as marcas.

Adivinha qual é o problema unânime? Que as coleiras não eliminam totalmente as pulgas.

Ou seja, os cães e gatos usaram e continuam com problemas de infestação. Bom, dessa vez eu tomei a liberdade (com autorização da equipe, claro) de me posicionar aqui: eu (Gabi) acredito que boa parte das reclamações é pelo uso errado do produto. Por causa de todos os motivos que citei no tópico anterior.

Para embasar minha opinião, trouxe até a opinião de uma veterinária sobre o assunto:

Porém, não é por isso que vamos deixar de trazer as notas de avaliação do consumidor no Reclame Aqui. Enfim, é isso: as principais marcas de coleiras antipulgas, aquelas mais elogiadas e compradas, estão com uma nota realmente péssima por lá.

Opinião da equipe SQÉB sobre a coleira Seresto

Bom, como citei antes, eu quis ajudar nessa análise porque já usei nos meus cãezinhos tanto a coleira Seresto quanto sua concorrente (que vou citar logo mais). Pontos positivos e negativos que tenho para ressaltar sobre a coleira:

Vantagens

🐶🐱 Realmente funciona: depois que nossos pets começaram a usar essas coleiras antipulgas, nunca mais nos preocupamos com pulgas e carrapatos. Eles podem passear tranquilos, porque qualquer inseto que pule no corpo deles na rua, acaba morrendo algumas horas depois.

🐶🐱 Não tem cheiro algum: esse ponto é mais relevante para quem dorme com seus bichinhos na mesma cama ou em locais muito perto de você. Como já testamos outras coleiras por aqui, o cheiro forte realmente incomoda (imagina para os próprios bichinhos, então).

🐶🐱 Não solta nenhum pó ou gordura: de todas as coleiras que já testamos, nenhuma de fato soltou algum pó ou gordura a ponto de ser incomodativo ou preocupante. Porém, a Seresto não solta nada (realmente nada). Além disso, a própria aparência dela passa mais confiança de que o ativo está realmente “grudado” ali na coleira. 😊

🐶🐱 É segura: até hoje, foi a única marca que encontramos com sistema de segurança para caso seu animal fique preso ou enforcado pela coleira em alguma situação. A própria trava dela já foi feita para se soltar caso o animal faça força com a pata.

Caso não seja o suficiente, se ele aplicar uma força ainda maior — se estiver preso em algum lugar — ela tem alguns sulcos feitos para arrebentaram e soltarem o pescoço do bichinho.

🐶🐱 Dura muito tempo: todas as coleiras Seresto que compramos sempre duraram os 8 meses prometidos pelo produto. Algumas vezes, até um pouquinho mais.

🐶🐱 Pode fazer diferença para animais com alergias: um dos meus cães tem problema de pele desde que era novinho e ele só adaptou-se com a coleira Seresto. Nossa veterinária acredita que é o fato de evitar que os insetos piquem a pele dele. Apesar de outras coleiras prometerem o mesmo efeito, ele teve alergia ao usá-las.

Porém, cada animal é único. Vale a pena ficar de olho na reação do seu bichinho se ele tiver qualquer alergia. Não é porque o meu se adaptou bem a coleira Seresto que o seu também vai, ok?

Desvantagens

🐶🐱 O preço. Bom, essa foi a única desvantagem que eu reparei em mais de quatro anos de uso. Foi por esse motivo que já usamos coleiras de marcas concorrentes em tempos de crise financeira aqui em casa, mesmo nossa preferência sendo pela Seresto.

Bom, o fato é que no aperto, fica difícil comprar uma dessas. Mas, com um bom planejamento financeiro, essa desvantagem aí acaba nem sendo um problema.

Relação custo-benefício

Se uma coleira antipulga é o mais indicado para o seu amiguinho, depende muito de caso para caso. Geralmente, a indicação vem do próprio veterinário.

Por exemplo, pode ser que aquelas gotinhas de colocar no pescoço possam não funcionar quando o animal está frequentemente em contato com possíveis ninhos de pulgas e carrapatos — em passeios todos os dias, em pátios com muita grama e até problemas que envolvam a falta de higiene dos vizinhos.

Inclusive, o valor investido nas gotinhas ou na coleira quase que se equivalem. Olha só:

Por exemplo, o Frontline está custando R$37,00 em média. Ele dura 1 mês para carrapatos e 3 meses para pulgas. Sendo assim, se comparar aos 8 meses que dura uma coleira Seresto, você terá um investimento mínimo (considerando somente os três meses das pulgas) de R$111,00 para o Frontline durar o mesmo período.

Qual a média de preço da coleira Seresto?

A coleira Seresto está com o preço, em média, de R$168,00 para cães e gatos abaixo de 8k e R$200,00  para cães acima de 8kg.

Onde comprar a coleira Seresto mais barato?

Na internet.

Nós fomos em alguns Pet Shops e todos estavam com o valor mais alto do que a compra online. Porém, existem algumas variantes, como preço de frete (que pode encarecer) e urgência. Afinal, na loja você leva na hora.

Porém, se o tempo e o preço do frete não forem um problema, na internet você acha a coleira Seresto mais barato. Por exemplo, na Amazon as coleiras costumam estar em promoção. Até o momento desse post, a coleira Seresto para cães com mais de 8k estava por R$176,00.

Além disso, também na Amazon, a coleira Seresto para cães e gatos abaixo de 8kg estava por R$156,00 até o momento em que fizemos esta avaliação.

Por outro lado, também existe a possibilidade de comprar os kits com mais de uma coleira. Geralmente, esses conjuntos barateiam o preço, já que é considerada uma compra em quantidade. Nesse caso, o kit da coleira Seresto para animais de até 8kg é a promoção mais comum no mercado.

Coleira Seresto efeitos colaterais

É comum ter a dúvida se a coleira Seresto faz mal ou não. Afinal, é a saúde do nosso amiguinho em jogo, certo?

Porém, assim como qualquer medicamento, seja para humanos, cães, gato ou qualquer outro animal, há possibilidade de efeitos colaterais. Abaixo, resumimos os possíveis efeitos adversos conforme a bula da coleira Seresto:

  • Podem acontecer, ocasionalmente, leve prurido  (vontade de coçar) e eritema (vermelhidão da pele) em animais que não estão acostumados a utilizar coleiras antipulgas  da Seresto.
  • Para os casos acima, uma das causas pode estar relacionada a coleira muito apertada no pescoço. Lembre-se que ela precisa ter dois dedos de folga.
  • Pode ocorrer a perda discreta de pelos e suaves reações cutâneas por causa do uso da coleira. Esses efeitos, geralmente, desaparecem com 1 ou 2 semanas de uso (sem remover a coleira). Casos os sintomas continuem, remova a coleira e consulte um veterinário.
  • Especificamente para gatos, raramente podem ocorrer reações leves e breves inicialmente, como depressão, alteração na ingestão de alimentos, salivação, vômito e diarreia.
  • Em casos muito raros, cães e gatos podem apresentar no local de aplicação alguma dermatites, inflamação, eczema ou lesões. Caso ocorram estes sintomas, remover a coleira e banhar o animal demoradamente pelo menos três vezes seguidas com água e sabão neutro em abundância, para a remoção total do produto. Caso os sintomas persistam, procure o médico veterinário.

Informações retiradas da bula do Seresto. Se você precisar acessar mais informações depois de comprar a coleira (quem nunca perdeu o papel, né?), deixamos aqui um link de acesso para ela.

Concluindo: coleira antipulgas Seresto é boa?

Selo é bom

É sim. 😊

Mesmo com a avaliação negativa do Reclame Aqui, dessa vez nós consideramos mais importante a opinião de veterinários (como trouxemos no texto) e de quem já usou aqui no SQÉB.

Porém, nossa avaliação se a coleira Bayer Seresto é boa pode ter a sua contribuição, também. Sua opinião é tão importante para nós como para os nossos leitores, isso ajuda a todos terem uma compra mais satisfatória.

Por isso, nos conte: qual sua experiência com a coleira Seresto? Gostou, não gostou? Concorda com o Reclame Aqui ou também discorda? Comente abaixo!

- ANÚNCIO-
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.
Artigo anteriorHome Chefs é bom?
Próximo artigoTinta Eucatex é boa?

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 + 12 =

Mais vistos

Cervejeira Imbera é boa?

Não tem coisa mais meh do que pegar o latão do freezer, sedento por aquela cervejinha beeeeeem gelada, e ela estar “mais ou menos...

Panela Brinox é boa?

Já podemos afirmar que a panela Brinox é boa, sim. Mas, o que difere ela das outras marcas? Quais as vantagens de contar com...

Cooktop Dako é bom?

A Dako é uma das fabricantes de eletrodomésticos que mais marca presença nos lares brasileiros. Considerando que é uma marca muito conhecida por seus...