InícioPetsColeira Seresto é boa?

Coleira Seresto é boa?

Nosso primeira avaliação foi em 2020. na época a Gabi Schilling ficou muito feliz em poder ajudar nesta análise.

Anos depois ela ainda usa o produto. Lá na casa dos pais dela são três cachorrinhos que usam coleiras antipulgas. Acontece que ela já teve a dúvida se a coleira Seresto é boa, não só pela efetividade do produto, mas por questões de custo-benefício também.

Por isso, temos atualização da avaliação, com os pontos mais relevantes a serem analisados para ajudá-lo na compra, tanto em qualidade da coleira quanto sobre valer a pena ou não o investimento. E ainda, como está o uso do produto pela Gabi, depois de anos da primeira avaliação.

O que é a coleira Seresto?

A coleira Seresto é uma das marcas mais conhecidas de coleiras antipulgas, isso porque ela foi desenvolvida pela Bayer. Lembra? Se é Bayer, é bom. Enfim, em questão de credibilidade de marca, essa fala por si só. Afinal, estamos falando de uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos no segmento químico e farmacêutico.

Mas, vamos olhar para o produto em si. A Seresto é uma coleira que age contra pulgas, carrapatos e até mesmo piolhos (mas não se preocupe, o piolho de cão não afeta os seres humanos). Além disso, ela protege o seu pet de riscos de doenças transmitidas pelo que chamamos de “vetores”, ou seja, problemas que seu bichinho desenvolva por causa da picada de algum inseto.

Por exemplo, um caso muito comum nos últimos tempos foi a leishmaniose, doença que pode ser evitada com vacina e também com os cuidados contra insetos em geral. Nesse caso, essa coleira é um forte aliado ao combate de doenças desse tipo.

A coleira Seresto é boa para cães e gatos

Esse produto é indicado tanto para cães quanto para gatos. Porém, esteja atento ao peso indicativo na embalagem. Os maiores gatos pesam menos que os maiores cães, por isso as coleiras maiores não são feitas para os felinos.

Para ter certeza de que a coleira é indicada para seu gatinho, veja a foto da embalagem. Quando for para ambos os pets, os dois aparecem na ilustração. 🐶🐱

Como funciona a coleira Seresto?

A coleira de Seresto funciona através do contato com a pele e o pelo no animal. Após esse primeiro contato, o produto já começa a ser liberado e o corpo absorve através da penetração do princípio ativo pela gordura da pele do animal.

O mais interessante é que o produto é liberado de pouquinho em pouquinho, pois pequenas doses dele já são suficiente para eliminar insetos existentes e prevenir outros.

Outro ponto muito importante é que a coleira Seresto atua como repelente assim que o inseto sobe no corpo do seu cachorro ou gato. Ou seja, o inseto não precisa picar o animal para ser eliminado.

Isso é ótimo para evitar alergias, principalmente em cães e gatos que já possuem algum tipo de problema de pele (além de evitar diversas doenças).

Outra tecnologia da coleira Seresto que vale muito a pena é o fato do produto não ter cheiro, nem liberar óleo ou pó.

Por que a coleira não funciona em alguns casos

Achamos extremamente importante explicar como funcionam essas coleiras ou qualquer outro tipo de remédio contra insetos. Porque é muito comum que algumas pessoas culpem a ineficiência desses produtos, quando na verdade há diversos equívocos sobre o uso.

Abaixo, os casos em que a sua coleira realmente não vai funcionar:

Infestação ambiental

Quando não houver o controle de infestação ambiental. É claro que a coleira irá evitar que o cão ou o gato sofram com picadas e multiplicação dos insetos em seus corpos. Porém, as coleiras não eliminam os insetos no ambiente. 

Existem produtos indicados para isso (inclusive, cuide para que os animais não cheguem perto desses agentes químicos, pois geralmente não podem ser ingeridos).

Outro ponto que muita gente fala “ah, mas minha casa e meu pátio estão sempre limpos, quer dizer que é o produto que não funciona mesmo”. Errado. Se o seu bichinho só fica em casa e continua tendo muitas pulgas e carrapatos subindo no corpo, é um indicativo que existe algum canto do ambiente, que está seguro para os ninhos e a proliferação dos insetos, sim!

Lembre: nenhum inseto vai criar seu ninho nos locais que você sempre limpa. Aqui mesmo na minha casa (Gabi) já tivemos infestação de pulgas que fizeram ninho em buraquinhos minúsculos do parquet do chão (onde não penetrava nenhum produto de limpeza). Só depois que descobrimos e aplicamos produtos direto na fonte é que a infestação acabou.

Banhos muito frequentes

Outra situação são os banhos. Apesar da coleira Seresto não precisar ser retirada para o banho do bichinho, isso não quer dizer que o seu efeito seja cortado e tenha que reiniciar. O que acontece é que toda vez que você limpa totalmente o produto do corpo do animal, a coleira leva cerca de 24h para espalhar o ativo novamente e manter seu pet seguro outra vez.

Ou seja: banhos muito frequentes, de semana em semana, não ajudam muito no resultado das coleiras.

Peso do seu cão ou gato

Imagine que seu cão tem um peso de 10kg. Na hora de comprar a coleira Seresto, é necessário escolher aquela que indica esse peso específico na embalagem. Por exempli, se alguém escolher pela opção para cães com peso máximo de 5kg, a coleira pode não apresentar o desempenho adequado.

Insetos vivos

Por fim, a coleira não evita que os insetos subam no corpo do seu animalzinho. Isso quer dizer que é normal encontrar pulgas e carrapatos vivos no pelo do pet, mas é certo que esses parasitas não durarão muitas horas.

Além disso, a coleira é totalmente eficaz contra a proliferação desses insetos enquanto eles estiverem no corpo do cão ou do gato. Ou seja, se o ambiente não estiver com infestação, os parasitas também não conseguem se reproduzir ao estarem no animal.

Opinião dos consumidores no Reclame Aqui

Bom, a nota da Bayer para produtos animais realmente está péssima no Reclame Aqui, o que é preocupante. Até a data desta avaliação, a marca está com 4.8, o que é considerado ruim pela plataforma.

Essa nota é um reflexo de diversos fatores: poucas pessoas que voltariam a fazer negócio, índice de solução baixo e nota do consumidor baixa também. Mesmo que eles respondam a todas as reclamações.

Confesso que toda nossa equipe ficou preocupa com a nota, porque esperávamos uma avaliação bem melhor para uma marca como a Bayer.

Bom, diante desse cenário catastrófico, demos atenção redobrada as reclamações relacionadas as coleiras antipulgas.

Adivinha qual é o problema unânime? Que as coleiras não eliminam totalmente as pulgas.

Ou seja, os cães e gatos usaram e continuam com problemas de infestação. Na época a Gabi deu o depoimento e quando questionamos sobre isso novamente ela manteve exatamente a mesma opinião. Ela acredita que boa parte das reclamações é pelo uso errado do produto.

Para embasar a opinião dela, trouxemos até o depoimento de uma veterinária sobre o assunto:

Porém, não é por isso que vamos deixar de trazer as notas de avaliação do consumidor no Reclame Aqui. Enfim, é isso: as principais marcas de coleiras antipulgas, aquelas mais elogiadas e compradas, estão com uma nota realmente péssima por lá.

Opinião da Gabi Schilling sobre a coleira Seresto

Bom, como citamos antes, a Gabi ainda quer ajudar nessa análise porque ela já usou nos cãezinhos dela tanto a coleira Seresto quanto sua concorrente (que vamos citar logo mais). Pontos positivos e negativos que tenho para ressaltar sobre a coleira:

Vantagens

🐶🐱 Realmente funciona: depois que os pets da Gabi começaram a usar essas coleiras antipulgas, nunca mais eles se preocuparam com pulgas e carrapatos. “Eles podem passear tranquilos, porque qualquer inseto que pule no corpo deles na rua, acaba morrendo algumas horas depois”.

🐶🐱 Não tem cheiro algum: esse ponto é mais relevante para quem dorme com seus bichinhos na mesma cama ou em locais muito perto de você. Como já testaram outras coleiras por lá, o cheiro forte realmente incomoda (imagina para os próprios bichinhos, então).

🐶🐱 Não solta nenhum pó ou gordura: de todas as coleiras que a Gabi já testou, nenhuma de fato soltou algum pó ou gordura a ponto de ser incomodativo ou preocupante. Porém, a Seresto não solta nada (realmente nada). Além disso, a própria aparência dela passa mais confiança de que o ativo está realmente “grudado” ali na coleira. 😊

🐶🐱 É segura: até hoje, foi a única marca que a Gabi encontrou com sistema de segurança para caso seu animal fique preso ou enforcado pela coleira em alguma situação. A própria trava dela já foi feita para se soltar caso o animal faça força com a pata.

Caso não seja o suficiente, se ele aplicar uma força ainda maior — se estiver preso em algum lugar — ela tem alguns sulcos feitos para arrebentaram e soltarem o pescoço do bichinho.

🐶🐱 Dura muito tempo: todas as coleiras Seresto que a Gabi comprou sempre duraram os 8 meses prometidos pelo produto. Algumas vezes, até um pouquinho mais.

🐶🐱 Pode fazer diferença para animais com alergias: um dos cães da Gabi tem problema de pele desde que era novinho e ele só adaptou-se com a coleira Seresto. A veterinária acredita que é o fato de evitar que os insetos piquem a pele dele. Apesar de outras coleiras prometerem o mesmo efeito, ele teve alergia ao usá-las.

Porém, cada animal é único. Vale a pena ficar de olho na reação do seu bichinho se ele tiver qualquer alergia. Não é porque o meu se adaptou bem a coleira Seresto que o seu também vai, ok?

Desvantagens

🐶🐱 O preço. Bom, essa foi a única desvantagem que ela reparou em mais de seis anos de uso. Foi por esse motivo que já usaram coleiras de marcas concorrentes em tempos de crise financeira, mesmo a preferência dela sendo pela Seresto.

Dica da Gabi: Bom, o fato é que no aperto, fica difícil comprar uma dessas. Mas, com um bom planejamento financeiro, essa desvantagem aí acaba nem sendo um problema.

Relação custo-benefício

Se uma coleira antipulga é o mais indicado para o seu amiguinho, depende muito de caso para caso. Geralmente, a indicação vem do próprio veterinário.

Por exemplo, pode ser que aquelas gotinhas de colocar no pescoço possam não funcionar quando o animal está frequentemente em contato com possíveis ninhos de pulgas e carrapatos — em passeios todos os dias, em pátios com muita grama e até problemas que envolvam a falta de higiene dos vizinhos.

Qual a média de preço da coleira Seresto?

A coleira Seresto está com o preço, em média, de R$168,00 para cães e gatos abaixo de 8k e R$200,00  para cães acima de 8kg.

Confira as promoções da coleira Seresto na Amazon

Onde comprar a coleira Seresto mais barato?

Na internet.

Nós fomos em alguns Pet Shops e todos estavam com o valor mais alto do que a compra online. Porém, existem algumas variantes, como preço de frete (que pode encarecer) e urgência. Afinal, na loja você leva na hora.

Porém, se o tempo e o preço do frete não forem um problema, na internet você acha a coleira Seresto mais barato. Por exemplo, na Amazon as coleiras costumam estar em promoção. Até o momento desse post, a coleira Seresto para cães com mais de 8k estava por R$146,28.

Além disso, também na Amazon, a coleira Seresto para cães e gatos abaixo de 8kg estava por R$118,42 até o momento em que fizemos esta avaliação.

Por outro lado, também existe a possibilidade de comprar os kits com mais de uma coleira. Geralmente, esses conjuntos barateiam o preço, já que é considerada uma compra em quantidade.

Coleira Seresto efeitos colaterais

É comum ter a dúvida se a coleira Seresto faz mal ou não. Afinal, é a saúde do nosso amiguinho em jogo, certo?

Porém, assim como qualquer medicamento, seja para humanos, cães, gato ou qualquer outro animal, há possibilidade de efeitos colaterais. Abaixo, resumimos os possíveis efeitos adversos conforme a bula da coleira Seresto:

  • Podem acontecer, ocasionalmente, leve prurido  (vontade de coçar) e eritema (vermelhidão da pele) em animais que não estão acostumados a utilizar coleiras antipulgas  da Seresto.
  • Para os casos acima, uma das causas pode estar relacionada a coleira muito apertada no pescoço. Lembre-se que ela precisa ter dois dedos de folga.
  • Pode ocorrer a perda discreta de pelos e suaves reações cutâneas por causa do uso da coleira. Esses efeitos, geralmente, desaparecem com 1 ou 2 semanas de uso (sem remover a coleira). Casos os sintomas continuem, remova a coleira e consulte um veterinário.
  • Especificamente para gatos, raramente podem ocorrer reações leves e breves inicialmente, como depressão, alteração na ingestão de alimentos, salivação, vômito e diarreia.
  • Em casos muito raros, cães e gatos podem apresentar no local de aplicação alguma dermatites, inflamação, eczema ou lesões. Caso ocorram estes sintomas, remover a coleira e banhar o animal demoradamente pelo menos três vezes seguidas com água e sabão neutro em abundância, para a remoção total do produto. Caso os sintomas persistam, procure o médico veterinário.

Informações retiradas da bula do Seresto. Se você precisar acessar mais informações depois de comprar a coleira (quem nunca perdeu o papel, né?), deixamos aqui um link de acesso para ela.

Concluindo: coleira antipulgas Seresto é boa?

Selo é bom

É sim. 😊

Mesmo com a avaliação negativa do Reclame Aqui, dessa vez nós consideramos mais importante a opinião de veterinários (como trouxemos no texto) e de quem já usou, principalmente uma grande amiga do SQÉB.

Porém, nossa avaliação se a coleira Bayer Seresto é boa pode ter a sua contribuição, também. Sua opinião é tão importante para nós como para os nossos leitores, isso ajuda a todos terem uma compra mais satisfatória.

Por isso, nos conte: qual sua experiência com a coleira Seresto? Gostou, não gostou? Concorda com o Reclame Aqui ou também discorda? Comente abaixo!

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
2 (1 vote)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

  1. Coloquei a coleira Seresto em agosto de 2021, então deveria ter eficácia até abril de 2022, todavia, em novembro percebi pulgas no pelo. Agora em dezembro tem várias pulgas na cabeça e pescoço, inclusive cocô de pulga. Não estou satisfeita.

  2. Já é a segunda vez que me acontece comprar as coleiras e ambos os meus caes estão com pulgas e nem um mês passou. Ja tentei contactar a bayer mas atá á data sem qualquer resposta. Para o preço não justifica .

  3. Muito boa essa avaliação. Só tenho uma dúvida: Se, após colocada em um pet, sobrar um pedaço que caiba em outro pet, eu posso usá-lo?

    Obrigado

  4. Coleira seresto realmente não está funcionando mais.
    Há 8 anos usava na minha cadela e era ótimo, agora comprei para a turma e não funcionou
    Foi 900,00 posto fora e eles não reembolsam
    As pulgas andam na coleira.
    Vou para o procon procurar meus direitos de consumidor

  5. Uso há anos esta coleira Seresto na minha cadelinha, porém as duas últimas que comprei não funcionaram pelo número de meses que promete em sua embalagem, a penúltima troquei 2 meses antes, e a última vou ter que trocar 4 meses antes do prazo.
    Não sei o que houve com o produto, ele era ótimo, agora perdeu totalmente a credibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos