Para entendermos se o colchão Ecoflex é bom, precisamos passar pelo resumo de quem é a fabricante, sua reputação no pós-compra, selos de qualidade, entre outras informações.
Já adiantamos que tivemos uma grande surpresa com essa atualização de conteúdo. Sem mais rodeios, a reputação no Reclame Aqui deu um salto. Siga a leitura que vamos explicar tudo.
A Ecoflex é especializada na fabricação de espumas e colchões, ou seja, uma empresa 100% dedicada a esse mercado. Além disso, é uma fabricante que começou seus trabalhos em 1987, o que acaba por ser um ponto forte, já que são mais de 30 anos na ativa nesse segmento.
Atualmente, a Ecoflex não segue não tendo um e-commerce próprio, ou seja, para você conseguir comprar algum dos produtos, somente na rede de distribuição ou em marketplaces — como Magalu, Americana e outras. Ou, ainda, em lojas físicas, sendo que nesse caso, a Ecoflex possui lojas próprias espalhadas pelo sul e sudeste.
👀 Precisamos relatar isso. Num primeiro momento você até acha que dá pra comprar no site da marca. Digo isso, pois tem o preço explícito nas páginas de categoria de produto. Porém, quando clicamos em algum deles para validar a experiência de compra, somos direcionados para uma página que tem uma lista de empresas que o vendem, exatamente todas com o mesmo preço. Confessamos, um pouco frustrante.
Selos de qualidade da Ecoflex
Pelo o que percebemos, a Ecoflex tem apenas um selo de qualidade até então, porém bem importante: ISO 9001:2015 para Gestão de qualidade pela Tüv Nord Brasil. Contudo, não encontramos mais nenhum selo ou certificado relacionado à qualidade dos colchões no site da Ecoflex.
Ecoflex no Reclame Aqui
Vamos começar essa análise olhando o Reclame Aqui da Ecoflex. Isso porque se trata de um bom canal para entender como está o atendimento pós-compra da empresa, o que é muito importante para compras de alto valor, como é o caso de um colchão.
Primeiramente, considerando a data desse post, a Ecoflex está com uma nota dos clientes de 7.6 (de 10) nos últimos doze meses (um ano). Ou seja, uma média considerada como “boa” pelo site do Reclame Aqui.
E nesse caso, o cenário melhorou bastante, pois ano passado era 4.2 (de 10) e a empresa não era recomendada pelo Reclame Aqui.
Além disso, a Ecoflex está há 15 anos atrás do Reclame Aqui e, até então, só recebeu 129 reclamações (todas respondidas). Isso pode significar três cenários possíveis:
- O atendimento da marca é bom e por isso os consumidores não precisam recorrer tantas vezes ao Reclame Aqui;
- Ou, a marca não é das maiores no mercado de colchões e isso se reflete no número de reclamações também;
- Ou, realmente, são poucos casos de insatisfação.
Avaliações de clientes
Infelizmente, não encontramos um número relevante de avaliações dos clientes em e-commerces para que pudéssemos trazer uma opinião embasada aqui. Por exemplo, mesmo em grandes marketplaces, a maioria dos modelos nem ao menos foi avaliada, ou quando sim, o número de pessoas é muito baixo (menos que 30, no geral).
O único site que encontramos com um modelo da Ecoflex com mais avaliações do que isso foi na Mega Colchões, para o Colchão Solteiro Mola Ecoflex Smart Verticoil, que teve 48 avaliações até então (considerando a data deste post). Esse produto, em específico, está com uma média de 4,5 de 5 estrelas.
Conclusão: o colchão Ecoflex é bom ou não?
Dessa vez, não iremos indicar e nem contra indicar a compra.
Isso porque encontramos poucas informações sobre a satisfação dos clientes sobre os colchões Ecoflex, diferentemente de outras marcas que já comentamos aqui no portal. Então, na falta de dados, preferimos ficar neutros sobre a qualidade desses colchões.
Porém, você pode ver as outras marcas de colchões que já fizemos curadorias no SQÉB, para ter mais opções de escolha e não depender somente da Ecoflex. Olha só:
- Plumatex: avaliações negativas e testes práticos reprovados;
- Emma: muito bem avaliado, com diversos diferenciais;
- Castor: marca tradicional e com boas avaliações dos consumidores;
- Umaflex: preços atrativos, mas de opiniões divididas sobre qualidade;
- Gazin: colchões de qualidade intermediária e preços baixos;
- Herval: avaliações não muito satisfatória, porém, ainda popular;
- Simmons: uma das poucas marcas que oferece 100 dias de teste;
- Probel: reconhecida no mercado por seu relacionamento com o cliente;
- Ortobom: renomado, porém com diversas avaliações negativas;
- Americanflex: uma marca boa, com diversos modelos para todas as necessidades;
- Lunna: os três modelos estão bem avaliados e dá a possibilidade do teste de 100 dias do produto;
- Inducol: o colchão parece ser bom, mas encontramos muitas reclamações de consumidores.