Coifa Fogatti é boa?

- ANÚNCIO -

Preparar as refeições em casa é uma delícia, a gente sabe. Porém, a parte ruim é quando o cheiro da comida se espalha por todos os cômodos, né? Então, é nessa situação que uma boa coifa vai fazer toda a diferença. Por isso, a avaliação de hoje é para aqueles que pesquisam para saber, especificamente, se coifa Fogatti é boa! 🙂

Os tópicos dessa análise são para te ajudar com a decisão de investir ou não em uma coifa dessa marca e ter uma boa noção de como os consumidores estão avaliando os produtos. Confira!

Sobre a marca Fogatti

A Fogatti Eletrodomésticos é uma empresa catarinense. Ela foi fundada em Blumenau em meados do ano 2000 e, atualmente, fabrica coifas, fogões de mesa, fornos elétricos, micro-ondas e eletroportáteis.

O que considerar na hora da compra

Veja abaixo o que devemos considerar na hora da compra de uma coifa e como a Fogatti apresenta seus produtos dentro dessas especificações.

Tamanho

O indicado é que a coifa cubra totalmente ou ainda ultrapasse a área do fogão. Dessa forma, é importante conferir se a medida do modelo que você quer condiz com o seu espaço antes de comprar o eletrodoméstico.

Os tamanhos disponíveis da Fogatti variam entre 60, 70, 75, 80, 90 e 120 centímetros.

Mas, aí você pergunta: tenho a medida, e agora?

👉 Bom, coifas que têm até 60 e 70 centímetros são indicadas para cozinhas com fogões ou cooktops de 4 bocas.

👉 Já os modelos entre 75 e 120 cm são para os de 5 ou 6 bocas.

Vazão

Essa é uma informação importante sobre o desempenho do equipamento, porém, muitos consumidores acabam não dando a devida atenção a ela, justamente por não entenderem o que isso significa.

A vazão é a quantidade de ar “sujo” que a coifa vai conseguir retirar do ambiente. Essa medida é representada em metros cúbicos por hora (m³/h).

Para nossa surpresa, vimos alguns blogs e sites recomendando um número ideal para vazão. Então, fique atento: não existe uma medida ideal para todo mundo! Tudo vai depender da sua necessidade, em outras palavras, de acordo com o tamanho da sua cozinha.

Sendo assim, não existe uma medida “boa” ou “ruim” de vazão.

E para descobrir esse valor, basta multiplicar a largura, o comprimento e a altura da sua cozinha e multiplicar por 8. Dessa forma, você pega a área total da sua cozinha e descobre se o equipamento consegue trocar o ar oito vezes por hora, que é o recomendado. Esse sim é o seu “magic number”.

Vamos dar um exemplo aqui para ficar mais claro ainda. Na prática, se você tem uma cozinha de 8 metros de largura, 6 de comprimento e 2 de altura, aplicando a fórmula seria 8x6x2x8. Isso dai um total de 768 m³/h.

Sendo que a Fogatti, especificamente, tem modelos de coifas que tem entre 550 m³/h a 1100 m³/h. 

Potência

A potência da coifa será o que determina a força de sucção do eletrodoméstico. Nesse requisito você precisa saber que quanto maior a potência do aparelho, melhor será seu desempenho.

A Fogatti tem modelos de coifas menos potentes comparadas aos concorrentes, que tem cerca de 140W, entretanto também tem coifas que chegam a 440W.

Painel de controle

Todas os modelos de coifas da Fogatti apresentam um painel de controle bem intuitivo. As coifas da Fogatti são encontradas com dois tipos de comando: o eletrônico (Easy Touch) e o Mecânico (Easy Mechanic). E as teclas padrões são liga e desliga (tanto para a coifa como para as lâmpadas) e velocidade.

Nível de ruído

Um problema com coifas, em geral, é o barulho. A média de nível de ruído indicada nos manuais das coifas é de 60 decibéis, o que comparado a outras marcas, como Tramontina, Cadence e Fischer, é bem menor. Isso quer dizer que as coifas da Fogatti podem ser menos barulhentas.

Lâmpadas

As melhores lâmpadas para serem utilizadas são as de LED, que são mais duráveis e econômicas. E a Fogatti aposta nisso, pois toda a iluminação das coifas são com lâmpadas de LED.

Modos de uso

As coifas da Fogatti podem ser utilizadas em dois modos distintos:

  • Modo depurador: filtra os vapores dos alimentos que estão sendo preparados e devolve-os ao ambiente da cozinha.
  • Modo exaustor: pega esses mesmos vapores e neste modo lança-os para o ambiente externo através do duto instalado, que liga a coifa a área externa.

#Dica SQÉB: Enquanto o depurador não precisa de uma saída de ar e é mais indicado para os apartamentos, a coifa necessita eliminar o ar quente através de um duto. Ou seja, você vai precisar fazer um buraco na parede da sua casa.

Modelos

Você encontra dois modelos na Fogatti, a coifa de parede e a coifa de ilha.

Coifas de Parede da Fogatti: Retangular Inox Slim, Vidro Curvo Slim Amarela e Vidro Reto Slim Inox
Fonte: Fogatti | Coifa de Parede – Retangular Inox Slim, Vidro Curvo Slim Amarela e Vidro Reto Slim Inox

Coifa de Ilha da Foggati - Retangular Inox, Vidro Curvo e Vidro Reto
Fonte Fogatti | Coifa de Ilha – Retangular Inox, Vidro Curvo e Vidro Reto

Design

A Fogatti tem modelos para quem também tem a intenção de usar o eletrodoméstico como peça de decoração. Então, os designs são diferenciados e modernos, com modelos de linhas curvas ou retas.

Além disso, você encontra coifas de cores convencionais ou coloridas, como preto, branco, vermelho, amarelo e ainda um outro revestimento que simula madeira (consulte as opções disponíveis nas lojas).

Preço das coifas da Fogatti

Os valores de investimento destes modelos de coifas variam de R$ 651,70 a R$ 1.994,41.

Avaliação da Fogatti no Reclame Aqui

Nota 7.2 da Fogatti no Reclame Aqui
Pesquisa realizada em Agosto/2020

Nota: esse é um panorama que pode sofrer alterações. Então, sempre recomendamos que verifique diretamente no site do Reclame Aqui antes de efetuar sua compra.

Até o momento em que fizemos essa curadoria, a Fogatti tem nota 7.2 no site do Reclame Aqui. Ou seja, é considerada uma marca boa pelos consumidores.

No último ano, 110 reclamações foram registradas por consumidores no perfil da Fogatti no Reclame Aqui. A marca tem um índice de 100% de respostas, o que é muuuuito bom.

O índice de solução das reclamações é de 74,2% e mais de 50% dos consumidores voltariam a fazer negócio com a marca, o que é um indicativo que pode ser melhorado. Entretanto, percebemos que muitos consumidores não finalizaram a avaliação do atendimento, então talvez esse número poderia ser maior.

Também chamou nossa atenção a porcentagem de 39% das reclamações serem relacionadas a coifas e depuradores, o que na nossa opinião é um índice alto.

Os principais relatos são:

  • Atraso na entrega do produto (que é mais relacionado às lojas e não a Fogatti);
  • Coifas que deixaram de funcionar em menos de um ano de uso (o que pode ter relação ao custo-benefício);
  • Vidros que explodem “do nada” (ficamos um pouco apreensivos com isso, pois envolve questão de segurança do consumidor);
  • Alto volume (ruído) de funcionamento;
  • Dificuldade de encontrar e receber atendimento da Assistência Técnica.

Onde encontrar e garantia

Você pode encontrar as coifas da Fogatti em lojas físicas e online, como Americanas, Shoptime,  Submarino e Amazon (tem link promocional aqui!).

A Fogatti garante qualquer defeito de fabricação que se apresente no primeiro ano (12 meses), contado a partir da data da nota fiscal de venda ao consumidor.

Por outro lado tem dois pontos no manual que servem de alerta por aqui. Sabe aquelas visitas técnicas? O deslocamento para atendimento a domicílio somente é coberto pela fábrica nos três primeiros meses. E a garantia só será válida mediante a instalação do fio terra na sua tomada.

Por fim, você pode perder a garantia caso use a coifa sob churrasqueiras ou a propósitos comerciais.

Assistência Técnica

Decidimos criar um tópico específico para a assistência técnica, em virtude dos relatos dos consumidores sobre isso no Reclame Aqui.  Mais de uma pessoa disse que entrou em contato com a Fogatti, que por sua vez passou números errados e de assistências técnicas que não prestavam mais serviço para a marca.

Também fizemos uma simulação na página da assistência técnica da Fogatti, que na nossa opinião é pouco intuitiva. Além disso, eu mesma (Vanessa) fiz uma tentativa para encontrar uma assistência técnica fornecendo o meu CEP e o endereço mais próximo que apareceu é localizado em Santa Catarina, sendo que eu moro em Porto Alegre (RS).

E agora? Será que o site está desatualizado ou não existe atendimento na minha região? Não sabemos!

Então, coifa Fogatti é boa?

Selo é bom

Embora a questão da assistência técnica seja algo que não pode passar despercebido, nossa equipe recomenda a compra. A coifa Fogatti é boa sim!

Já mencionamos que a escolha de uma coifa vai depender muito da sua necessidade e a Fogatti tem sim uma variedade de modelos que pode se encaixar naquilo que você precisa.

Outro ponto é o custo-benefício, o que quero dizer é que os preços das coifas é justo para aquilo que os produtos se propõem a entregar.

Por fim, sobre as reclamações no Reclame Aqui, gostaríamos de salientar que marcas concorrentes apresentam problemas similares relatados pelos consumidores. E neste caso, a Fogatti mostrou total interesse em solucionar os chamados registrados no perfil dela.

Agora é com você! Se por acaso você conhece alguém que tem uma experiência positiva, principalmente sobre a assistência técnica, com coifas da Fogatti, nos conte aqui nos comentários, só não esqueça de especificar o modelo, hein?

- ANÚNCIO-
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos

Lavadora Mueller é boa?

Se a Mueller é boa ou não você vai ver junto comigo ao longo desse post, mas uma coisa eu já posso afirmar: é...

As 5 melhores coifas para comprar agora!

Já faz um bom tempo que avaliamos diversas marcas de coifas aqui no SQÉB. E como não são todas que consideramos como uma boa...

Coifa Gallant é boa?

Eu quis escrever essa avaliação para saber se a coifa Gallant é boa porque, para mim, essa é uma marca totalmente nova. Além disso,...