InícioEletrodomésticosCoifa Fogatti é boa?

Coifa Fogatti é boa?

Preparar as refeições em casa é uma delícia, a gente sabe. Porém, a parte ruim é quando o cheiro da comida se espalha por todos os cômodos, né? Então, é nessa situação que uma boa coifa vai fazer toda a diferença. Por isso, a avaliação de hoje é para aqueles que pesquisam para saber, especificamente, se coifa Fogatti é boa! 🙂

Os tópicos dessa análise são para te ajudar com a decisão de investir ou não em uma coifa dessa marca e ter uma boa noção de como os consumidores estão avaliando os produtos. Confira!

Além disso, algo que é muito importante. Nossa primeira avaliação foi em 2020, então estamos atualizando todo o conteúdo abaixo:

Modelos

Você encontra dois modelos na Fogatti, a coifa de parede e a coifa de ilha.

Coifas de Parede da Fogatti: Retangular Inox Slim, Vidro Curvo Slim Amarela e Vidro Reto Slim Inox
Fonte: Fogatti | Coifa de Parede – Retangular Inox Slim, Vidro Curvo Slim Amarela e Vidro Reto Slim Inox
Coifa de Ilha da Foggati - Retangular Inox, Vidro Curvo e Vidro Reto
Fonte Fogatti | Coifa de Ilha – Retangular Inox, Vidro Curvo e Vidro Reto

Design

A Fogatti tem modelos para quem também tem a intenção de usar o eletrodoméstico como peça de decoração. Então, os designs são diferenciados e modernos, com modelos de linhas curvas ou retas.

Além disso, você encontra coifas de cores convencionais ou coloridas, como preto, branco, vermelho, amarelo e ainda um outro revestimento que simula madeira (consulte as opções disponíveis nas lojas).

Preço das coifas da Fogatti

Os valores de investimento destes modelos de coifas variam de R$ 762,60 a R$ 1.994,41.

Já adianto que eu mesma (Vanessa) comprei recentemente uma coifa Fogatti para a minha casa, que ainda está em construção. Logo logo estará pronta e prometo que assim que for instalado o produto, eu faço um tópico especial com as minhas considerações.

Avaliação da Fogatti no Reclame Aqui

Reputação da Fogatti no Reclame Aqui
Print da reputação da Fogatti no Reclame Aqui em abril de 2023

Nota: esse é um panorama que pode sofrer alterações. Então, sempre recomendamos que verifique diretamente no site do Reclame Aqui antes de efetuar sua compra.

Olha que a nota melhorou bastante de 2020 pra cá. Até o momento em que fizemos essa curadoria, a Fogatti tem nota 8.4 no site do Reclame Aqui. Ou seja, é considerada uma marca boa pelos consumidores. Na versão anterior do conteúdo ela estava com 7.4.

Foram 57 reclamações registradas por consumidores no perfil da Fogatti no Reclame Aqui. A marca tem um índice de 100% de respostas, o que é muuuuito bom.

O índice de solução das reclamações é de 84.8% e mais de 50% dos consumidores voltariam a fazer negócio com a marca, o que é um indicativo que pode ser melhorado. Entretanto, percebemos que muitos consumidores não finalizaram a avaliação do atendimento, então talvez esse número poderia ser maior.

Também chamou nossa atenção a porcentagem de 45.79% das reclamações serem relacionadas a coifas e depuradores, o que na nossa opinião é um índice alto.

Os principais relatos são:

  • Atraso na entrega do produto (que é mais relacionado às lojas e não a Fogatti);
  • Coifas que deixaram de funcionar em menos de um ano de uso (o que pode ter relação ao custo-benefício);
  • Alto volume (ruído) de funcionamento;
  • Dificuldade de encontrar e receber atendimento da Assistência Técnica.

Onde encontrar e garantia

Você pode encontrar as coifas da Fogatti em lojas físicas e online, como Americanas, Shoptime,  Submarino e Amazon (tem link promocional aqui!).

A Fogatti garante qualquer defeito de fabricação que se apresente no primeiro ano (12 meses), contado a partir da data da nota fiscal de venda ao consumidor.

Por outro lado tem dois pontos no manual que servem de alerta por aqui. Sabe aquelas visitas técnicas? O deslocamento para atendimento a domicílio somente é coberto pela fábrica nos três primeiros meses. E a garantia só será válida mediante a instalação do fio terra na sua tomada.

Por fim, você pode perder a garantia caso use a coifa sob churrasqueiras ou a propósitos comerciais.

Assistência Técnica

Decidimos criar um tópico específico para a assistência técnica, em virtude dos relatos dos consumidores sobre isso no Reclame Aqui.  Mais de uma pessoa disse que entrou em contato com a Fogatti, que por sua vez passou números errados e de assistências técnicas que não prestavam mais serviço para a marca.

Também fizemos uma simulação na página da assistência técnica da Fogatti, que na nossa opinião é pouco intuitiva. Além disso, eu mesma (Vanessa) fiz uma tentativa para encontrar uma assistência técnica fornecendo o meu CEP e o endereço mais próximo que apareceu é localizado em Santa Catarina, sendo que eu moro em Porto Alegre (RS).

E agora? Será que o site está desatualizado ou não existe atendimento na minha região? Não sabemos!

Sobre a marca Fogatti

A Fogatti Eletrodomésticos é uma empresa catarinense. Ela foi fundada em Blumenau em meados do ano 2000 e, atualmente, fabrica coifas, fogões de mesa, fornos elétricos, micro-ondas e eletroportáteis.

O que considerar na hora da compra

Veja abaixo o que devemos considerar na hora da compra de uma coifa e como a Fogatti apresenta seus produtos dentro dessas especificações.

Tamanho

O indicado é que a coifa cubra totalmente ou ainda ultrapasse a área do fogão. Dessa forma, é importante conferir se a medida do modelo que você quer condiz com o seu espaço antes de comprar o eletrodoméstico.

Os tamanhos disponíveis da Fogatti variam entre 60, 70, 75, 80, 90 e 120 centímetros.

Mas, aí você pergunta: tenho a medida, e agora?

👉 Bom, coifas que têm até 60 e 70 centímetros são indicadas para cozinhas com fogões ou cooktops de 4 bocas.

👉 Já os modelos entre 75 e 120 cm são para os de 5 ou 6 bocas.

Vazão

Essa é uma informação importante sobre o desempenho do equipamento, porém, muitos consumidores acabam não dando a devida atenção a ela, justamente por não entenderem o que isso significa.

A vazão é a quantidade de ar “sujo” que a coifa vai conseguir retirar do ambiente. Essa medida é representada em metros cúbicos por hora (m³/h).

Para nossa surpresa, vimos alguns blogs e sites recomendando um número ideal para vazão. Então, fique atento: não existe uma medida ideal para todo mundo! Tudo vai depender da sua necessidade, em outras palavras, de acordo com o tamanho da sua cozinha.

Sendo assim, não existe uma medida “boa” ou “ruim” de vazão.

E para descobrir esse valor, basta multiplicar a largura, o comprimento e a altura da sua cozinha e multiplicar por 8. Dessa forma, você pega a área total da sua cozinha e descobre se o equipamento consegue trocar o ar oito vezes por hora, que é o recomendado. Esse sim é o seu “magic number”.

Vamos dar um exemplo aqui para ficar mais claro ainda. Na prática, se você tem uma cozinha de 8 metros de largura, 6 de comprimento e 2 de altura, aplicando a fórmula seria 8x6x2x8. Isso dai um total de 768 m³/h.

Sendo que a Fogatti, especificamente, tem modelos de coifas que tem entre 550 m³/h a 1100 m³/h. 

Potência

A potência da coifa será o que determina a força de sucção do eletrodoméstico. Nesse requisito você precisa saber que quanto maior a potência do aparelho, melhor será seu desempenho.

A Fogatti tem modelos de coifas menos potentes comparadas aos concorrentes, que tem cerca de 140W, entretanto também tem coifas que chegam a 440W.

Painel de controle

Todas os modelos de coifas da Fogatti apresentam um painel de controle bem intuitivo. As coifas da Fogatti são encontradas com dois tipos de comando: o eletrônico (Easy Touch) e o Mecânico (Easy Mechanic). E as teclas padrões são liga e desliga (tanto para a coifa como para as lâmpadas) e velocidade.

Nível de ruído

Um problema com coifas, em geral, é o barulho. A média de nível de ruído indicada nos manuais das coifas é de 60 decibéis, o que comparado a outras marcas, como Tramontina, Cadence e Fischer, é bem menor. Isso quer dizer que as coifas da Fogatti podem ser menos barulhentas.

Lâmpadas

As melhores lâmpadas para serem utilizadas são as de LED, que são mais duráveis e econômicas. E a Fogatti aposta nisso, pois toda a iluminação das coifas são com lâmpadas de LED.

Modos de uso

As coifas da Fogatti podem ser utilizadas em dois modos distintos:

  • Modo depurador: filtra os vapores dos alimentos que estão sendo preparados e devolve-os ao ambiente da cozinha.
  • Modo exaustor: pega esses mesmos vapores e neste modo lança-os para o ambiente externo através do duto instalado, que liga a coifa a área externa.

#Dica SQÉB: Enquanto o depurador não precisa de uma saída de ar e é mais indicado para os apartamentos, a coifa necessita eliminar o ar quente através de um duto. Ou seja, você vai precisar fazer um buraco na parede da sua casa.

Então, coifa Fogatti é boa?

A coifa Fogatti é boa sim! Já mencionamos que a escolha da melhor coifa vai depender muito da sua necessidade e a Fogatti tem sim uma variedade de modelos que pode se encaixar naquilo que você precisa. Outro ponto é o custo-benefício, porque os preços das coifas são justos para aquilo que os produtos se propõem a entregar.

Entretanto, a questão da assistência técnica é algo que não pode passar despercebido. Sobre as reclamações no Reclame Aqui, gostaríamos de salientar que marcas concorrentes apresentam problemas similares relatados pelos consumidores. E neste caso, a Fogatti mostrou total interesse em solucionar os chamados registrados no perfil dela.

Por fim, agora é com você! Se por acaso você conhece alguém que tem uma experiência positiva, principalmente sobre a assistência técnica, com coifas da Fogatti, nos conte aqui nos comentários, só não esqueça de especificar o modelo, hein?

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalveshttps://seraqueebom.blog.br/
Jornalista e Pós-Graduada em Marketing Digital. Apaixonada por viagens, universo digital, maquiagem e mundo fit.

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos