InícioMaternidadeCanguru é bom?

Canguru é bom?

Você ainda não sabe, mas a categoria de maternidade aqui no SQÉB nasceu porque eu (Gabi) e a Vanessa, criadoras do portal, já trabalhamos com e-commerce de produtos para bebê. Então, temos muita bagagem para trazer nas avaliações! Também foi por isso que o assunto de hoje é para sanar as dúvidas: canguru é bom? Canguru ou sling? 

Essa dúvida sempre foi comum entre os pais, afinal, todos prezam pela saúde dos seus pequenos e evitam comprar qualquer coisa antes de ter mais informações. Porém, a pergunta ficou ainda mais frequente depois da popularização do sling!

Por isso, a análise de hoje tem o objetivo de explicar melhor o que é o canguru, compará-lo com o sling e fazer apontamentos sobre os cuidados na hora da compra, prezando a saúde do bebê. Vem com a gente!

O que é canguru para bebê?

O canguru é um dos carregadores de bebês, assim como o sling, carrinho e bebê conforto. Ele parece muito uma mochilinha, já que o adulto veste as alças e o assento em que a criança fica lembra muito esse acessório.

Sendo assim, é um item para facilitar o deslocamento no dia a dia, com mais conforto e praticidade. Além de facilitar tarefas em casa, já que permite deixar o bebê pertinho do adulto sem ocupar as mãos dele.

Outro ponto sobre o canguru é que, conforme a criança vai crescendo, é mais fácil carregá-la nesse acessório porque ele distribui o peso nos dois ombros, sem sobrecarregar demais um dos lados.

Canguru ou sling?

Se você está pesquisando por mais informações sobre canguru para bebê, já deve ter se deparado com a comparação entre ele e o sling. Basicamente, assim como você já viu que o canguru lembra uma mochilinha, o sling é todo feito de tecido, que é amarrado ao corpo. Visualmente, olha só as diferentes entre os dois:

Canguru ou Sling
Fonte: Pinterest

Porém, o que fez esse comparativo ficar em alta é o fato de que nem todos os cangurus fazem bem para a saúde do bebê. Acontece que os chamados “pendurus”, onde a criança fica com as pernas penduradas, podem causar lesões nas perninhas e ainda prejudicar o desenvolvimento desses membros.

Basicamente, os “pendurus” são assim:

Canguru
Fonte: Pinterest

Por outro lado os slings permitem acomodar o bebê exatamente na posição recomendada pelos pediatras, inclusive desde o nascimento. Ou seja, com as perninhas em formato de “M”, levemente acima do bumbum, na posição chamda de “rã”. Assim:

Sling
Fonte: Pinterest

Outro motivo da preferência pelo sling é que o mesmo comprimento de tecido pode acompanhar o bebê desde o nascimento até os seus 2-3 anos (por volta de 15kg). O canguru precisa ser comprado no tamanho certo para cada faixa etária, então você vai precisar trocá-lo, ao menos, uma vez.

Bom, esse comparativo foi para mostrar o porquê de muita gente ter preferência pelo sling, mas vamos continuar com nossa avaliação sobre o canguru.

Selo Será que é BomSe você quiser saber mais informações sobre este outro tipo de carregador, leia a nossa análise: Sling é bom? Sim e vamos te mostrar!

O que é canguru ergonômico?

Bom, para tentar corrigir esse problema das pernas penduradas, nasceu o canguru ergonômico. Em suma, o assento dele faz com que a criança fique na posição de rã, com as pernas em M.

Ainda assim, você precisa ter muito cuidado na hora da compra. Como mencionamos antes, essa posição das perninhas precisam ser levemente para cima da linha do bumbum e nem todos os cangurus ergonômicos seguem isso. Olha esse comparativo:

Canguru Ergonômico
Na primeira imagem, as perninhas do bebê estão em “M”, porém caem levemente para baixo. Na segunda, os joelhos já estão certinhos na linha do bumbum.

Por isso, a nossa dica é que você sempre escolha o canguru ergonômico ao invés do “penduru”. E, de preferência, observe o assento com calma para ter certeza que ele é ergonômico.

Como usar o canguru?

Não tem muito mistério. Antes de colocar o bebê no assento, ajuste as alças no tamanho que ficar melhor para você carregar. Depois, é só deixar o pequeno confortável na “mochilinha” e vestir as alças.

E quando usar o canguru? Existe canguru para recém-nascido?

O canguru pode ser usado até 2 anos, que é quando a criança vai estar em uma média de peso limite que o adulto pode carregar sem afetar sua própria saúde.

Quanto ao uso em recém-nascidos, existem os modelos menorzinhos para essa idade, mas não há um consenso entre pediatras sobre ser seguro o uso ou não.

Qual canguru comprar e onde?

Bom, como falamos, o ideal é que você consiga ver o canguru para ter certeza que ele é ergonômico, de preferência testá-lo. Então, o ideal seria comprar em uma loja física ao invés de um e-commerce.

Quanto ao preço do canguru, varia muito entre marca, estilo e tamanho. Mas, o que podemos afirmar é que você não vai gastar menos que R$150,00 (a não ser que seja importado, mas depende da alta do dólar também).

Canguru é bom para o bebê? Compro um canguru ou sling?

Selo é bom

É bom sim, mas somente o canguru ergonômico, ok?

Se você seguir todos os cuidados que trouxemos nessa análise, a chance de ter uma boa experiência com o canguru é maior.

Mesmo assim, nós sempre iremos indicar o sling como carregador de bebê. Isso porque duas pessoas da nossa equipe (Eu e a Vanessa) já trabalhamos com esse tipo de produto e testamos diversas vezes, então ficamos mais seguras em dar a dica para as mamães e papais.

E você, está mais inclinado para comprar um canguru ou sling? Deixe um comentário nos contando! <3

Banner dando desconto para leitores do Será Que É Bom

- ANÚNCIO-
Sending
User Review
0 (0 votes)
Gabi Schilling
Gabi Schilling
Publicitária, mas o amor verdadeiro veio com o marketing digital. Adora passar o tempo lendo, escrevendo ou vendo alguma série asiática.
Artigo anterior
Próximo artigo

Posts Similares

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais vistos