Independentemente da temporada, é sempre útil falar de climatização. Por isso, a curadoria de hoje é para entender se o ar-condicionado Fujitsu é bom, considerando que a marca faz produtos tanto para gelar o ambiente, quanto opções quente/frio também, para aquecer no inverno.
Sendo assim, os tópicos que iremos abordar para te ajudar na decisão de compra, são:
- Quem é a Fujitsu;
- Qual a reputação da Fujitsu de principais problemas;
- Depoimento de uma cliente Fujitsu;
- Onde comprar ar-condicionado Fujitsu.
Quem é a Fujitsu
A Fujitsu é uma marca japonesa fundada em 1936, contando com mais de 80 anos de atuação no mercado mundial. Entretanto, a marca Fujitsu é focada em produzir ar-condicionado, mas o Grupo Fujitsu, da qual ela faz parte, tem uma atuação mais ampla, sendo uma das maiores organizações de engenharia eletrônica no mundo.
Já no Brasil, a Fujitsu chegou em 1972 e não só vende ar-condicionado, como, hoje, é uma das maiores fornecedoras da tecnologia inverter nos modelos split.
Reputação da Fujitsu e principais problemas
A reputação da Fujitsu entre os consumidores está boa, conforme dados da plataforma Reclame Aqui. Isso porque, por lá, a média avaliativa dos clientes nos últimos seis meses (considerando a data de publicação deste post) é de 7.2, que fica na faixa considerada “boa” pelo site.
Ademais, a nota geral da Fujitsu (que considera todo o tempo que a marca está no Reclame Aqui) é de 7.9 de 10, média um pouco mais alta do que a do último semestre. Contudo, ainda há o que melhorar, já que as melhores marcas são classificadas como “ótimas” e com médias acima de 8.

Outra observação sobre a Fujitsu no Reclame aqui é a quantidade de reclamações, que são bem poucas na verdade. Ou seja, podemos levar isso como algo bom, afinal é uma marca bem conhecida, com um volume grande de vendas provavelmente, porém, com pouquíssimas reclamações sobre os seus produtos.
Além disso, como a Fujitsu só vende ar-condicionado, a avaliação do Reclame Aqui acaba sendo exclusivamente para esses produtos. Com isso, conseguimos ter uma ideia de que o principal tipo de problema relatado é sobre a assistência técnica, que soma 33% de todos os comentários.
Nesse caso, os consumidores relatam situações, como:
- Demora de retorno;
- Dificuldade do processo;
- Escassez de peças.
Opinião de uma consumidora
Encontramos uma consumidora da Fujitsu em nossa rede de contatos, a Isadora Padoa, que já foi escritora aqui no SQÉB! Pedimos para ela deixar um breve relato da sua experiência com o ar-condicionado da marca, para termos mais uma opinião real do cliente neste conteúdo. Veja:
“Tenho um ar-condicionado split inverter Fujitsu há mais de 10 anos e minha experiência sempre foi positiva. Isso porque o aparelho é muito eficiente do ponto de vista do consumo de energia. Além disso, ele atinge a temperatura desejada super rápido!
Por conta do extenso tempo de uso, já precisei de reparos, mas em poucas ocasiões. Ou seja, fazendo a manutenção periódica e a higienização/troca dos filtros, é um equipamento que dura muito.”
Onde comprar ar-condicionado Fujitsu
A Fujitsu não tem uma loja online própria, então você vai ter que encontrar a melhor condição na rede de revendas. Porém, em grandes e-commerces, inclusive conhecidos, é bem fácil de achar e com boas condições de compra.
Algumas dicas:
- Em e-commerces especializados: algumas lojas online são especializadas na venda de ar-condicionado, como Leveros, Dufrio, entre outras.
- Em marketplaces: grandes lojas como Amazon e Magalu também vendem ares-condicionado Fujitsu com ótimos preços e condições de entrega.

Então, ar-condicionado Fujitsu é bom?
Ar-condicionado Fujitsu é bom, sim!
Além de ter uma boa reputação no Reclame Aqui, é uma empresa que já tem muitos anos de mercado, ou seja, a credibilidade acaba vindo junto no “pacote”. Inclusive, o foco da marca é na durabilidade do produto e isso se reflete não só nos comentários dos clientes, como no baixo volume de reclamações sobre.
Mas e você, já teve um ar-condicionado da Fujitsu? É bom? Vale a pena comprar? Comente para nós, logo abaixo, e ajude os leitores deste portal a acertarem na compra!
Por fim, se quiser conhecer outras fabricantes de ar-condicionado que já avaliamos por aqui, confira a lista:
- Elgin: poucas reclamações, boas indicações pelos clientes, porém apresenta alto nível de ruído em alguns ares;
- Midea: grande variedade de modelos com bons preço, ainda possui o selo RA1000 pelo ótimo atendimento nos anos anteriores;
- Agratto: marca nacional e com foco no custo-benefício, design elegante e bom atendimento pós-venda segundo os próprios consumidores;
- Daikin: boa reputação entre os clientes, modelos com ótima durabilidade, resistência à corrosão e baixo nível de ruído;
- TCL: tem mais de 30 anos de mercado, por isso traz uma linha pequena de produtos, mas que atende bem à necessidades básicas;
- Gree: é uma das fabricantes que mais vende ar-condicionado no mundo, além disso, tem uma boa variedade de produtos e preços;
- Britânia: não é tão popular em climatização, porém já tem boas avaliações sendo que os recursos, em geral, são bons também;
- Komeco: é bem conceituada em energia solar, aquecimento e climatização, bem avaliada pelos consumidores e com credibilidade;
- Consul: muito reconhecida no mercado de climatização, mas seu forte está nos modelos de ar-condicionado split e split inverter.